Santo Varão vive Abril com concerto da FIRA

O programa cultural de comemoração do 49º aniversário do 25 de Abril de 1974 em Montemor-o-Velho, desenvolvido pela Assembleia Municipal e pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, iniciou-se com música. No sábado, dia 22 de abril, a Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira (FIRA) atuou em Santo Varão, na tenda da Junta de Freguesia, colocada junto à Urbanização Vale do Mondego.

No momento de celebração dos valores da liberdade, o presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos, na companhia do vereador da Câmara Municipal Décio Matias e do presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, avançou que “o desafio lançado, este ano, às centenárias filarmónicas para os concertos descentralizados das comemorações do 25 de Abril passou pela preparação de concertos que juntassem momentos musicais e voz”.

Em Santo Varão e com muito público presente, Fernando Ramos destacou “a importância das palavras” recordando que a canção “A Tourada”, com letra José Carlos Ary dos Santos e interpretada por Fernando Tordo, "escapou ao crivo da censura”, sendo a canção vencedora para representar o País no Festival da Eurovisão e, um ano antes da revolução de Abril, foi mais “um vislumbre do futuro de esperança que se avizinhava”.

A programação cultural e desportiva das comemorações do 49º aniversário do 25 de Abril de 1974 decorre, no concelho de Montemor-o-Velho, até 1 de maio.

Programa Comemorativo do 49.º Aniversário do 25 de Abril de 1974

Concertos:

29 de abril | 21h30 | Ereira | Associação Cultural Desportiva e Social da Ereira

Associação Filarmónica União Verridense

01 de maio | 16h30 | Carapinheira | Pavilhão do Clube Desportivo Carapinheirense

Academia Musical Arazedense

A Assembleia Municipal vai à Escola

26 de abril | 10h00 | EBI de Pereira

25 de abril | Montemor-o-Velho

10h00 | Praça da República

Hastear da Bandeira ao Som do Hino Nacional executado por músicos das 4 Centenárias Filarmónicas Concelhias

10h10 | Praça da República *

IV Caminhada pela Liberdade, com momentos de dança alusivos à efeméride a cargo de: Estúdio de Dança Nadine Loureiro, Afriklave Escola de Dança, Grupo de Dança Dancequi e Grupo de Ginástica Artística do Atlético Clube Montemorense

III Circuito das Freguesias em Bicicleta

Passeio Familiar em Bicicleta

13h00 | Almoço no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho

16h00 | Salão Nobre dos Paços do Município

Sessão Solene da Assembleia Municipal de Comemoração do 49.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, com momento musical alusivo à efeméride com voz de Adelaide Sofia e acompanhamento de piano e violino.