Assembleia Municipal foi à EBI de Pereira

No dia 26 de abril, no âmbito da programação do 49º aniversário do 25 de abril de 1974, a Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho foi à escola. Na Escola Básica Integrada (EBI) de Pereira, o momento, protagonizado por turmas do 6ª e 9º anos, foi assinalado para lembrar o passado, mas também questionar o presente e para reafirmar que a liberdade e a democracia são uma construção diária.

Antes de sessão muito participativa, realizada no auditório da escola, a ação “Assembleia vai à Escola” começou com a visita à exposição desenvolvida pelos alunos da EBI sobre a temática do 25 de Abril e com momentos de poesia e música.

Na resposta às muitas perguntas dos alunos e das alunas aos representantes do Município, o presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos reiterou que “são as perguntas que movem o mundo”, bem como referiu que “a revolução de Abril foi feita com sabedoria, força e beleza”.

Ao partilhar o seu percurso de vida, Fernando Ramos sublinhou: “Uma das conquistas de Abril foi a Educação para todos e, esta oportunidade, dá-nos a capacidade de nos renovarmos e de elevar o potencial da pessoa humana”.

No decorrer da sessão, que contou também com a participação dos membros da Assembleia Municipal, Albertina Jorge e Liliana Duarte (PS) e Bruno Ferrão (PPD/PSD.CDS-PP) e do diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro esclareceu os participantes sobre as medidas e projetos que estão a ser desenvolvidas nas diversas áreas e incentivou os alunos e as alunas “a continuar celebrar Abril para que as suas conquistas não caiam no esquecimento e que mantenham sempre a vontade de saber mais e de não terem medo de defender a democracia”.

Em Montemor-o-Velho, a programação do 49º aniversário do 25 de abril de 1974 termina no dia 1 de maio, com o concerto da Academia Musical Arazedense, às 16h, no Pavilhão do Clube Desportivo Carapinheirense.