Pórtico do Solar do Pinas foi intervencionado e está mais seguro e bonito

A obra de recuperação do Pórtico do Solar dos Pinas foi também inaugurada esta quarta-feira, dia 7 de junho.

No momento, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, lembrou a importância da recuperação do Pórtico que “é dos ex-líbris de Montemor-o-Velho e uma componente emblemática da Vila” e aproveitou o momento para reconhecer o trabalho dos serviços municipais pelo arranjo e pintura do muro, colocando, “ainda com mais evidência, a beleza e a riqueza arquitetónica do imóvel de interesse municipal”.

De igual forma, António Santos, diretor-executivo da AD ELO, referiu: “Foi uma intervenção que acarinhámos com gosto”. Os dois projetos inaugurados inserem-se numa lógica de desenvolvimento local que, em torno da cultura e da recuperação do património, fazem com que “os visitantes passem mais tempo em Montemor-o-Velho”, contribuindo para o desenvolvimento económico.
A recuperação promovida pelo Município de Montemor-o-Velho solucionou ainda questões de integridade física e de estabilidade estrutural do Pórtico, pelo que a visita a Montemor-o-Velho, em particular na Rua Tenente Valadim, vai ser ainda mais especial.

Promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, a recuperação do Pórtico, que representa um investimento superior a 51 mil euros, foi um projeto aprovado pela AD ELO no âmbito do DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária)/Rural LEADER AD ELO e ao abrigo da sua Estratégia Local, tendo sido alvo de candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, com um apoio financeiro de 85%.