Festival de Folclore regressou a Pereira

No dia 15 de julho, o folclore e a etnografia estiveram em destaque em Pereira com a 49º edição do Festival de Folclore do Grupo Folclórico da Vila de Pereira.

O regresso da celebração cultural,

Depois da interrupção desde 2019 devido à situação pandémica, o regresso da celebração cultural começou, no Celeiro dos Duques de Aveiro, com a receção ao grupos participantes e entidades convidadas.

No momento, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, na companhia do presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, deixou palavras de elogio e incentivo à nova equipa coordenadora da Secção de Folclore da ADCRP e saudou “o regresso de um evento que promove a freguesia e o concelho e, ao mesmo tempo, proporciona um intercâmbio cultural com os grupos participantes”.

Após a cerimónia, realizou-se um Porto de Honra, acompanhado das sempre saborosas Queijadas de Pereira.

À noite, no adro da Igreja de Santo Estêvão, as danças e os cantares do Grupo Folclórico da Vila de Pereira, do Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças e Cantares da Mugideira”, de Torres Vedras, do Rancho Folclórico das Lavradeiras do Pedroso, Vila Nova de Gaia, o Rancho Folclórico de Vila Nova de Tázem, de Gouveia, e do Rancho Folclórico de S. Martinho, de Castelo de Paiva, encantaram o muito público presente.