Masterclass de Sopros e Percussão reforça Cultura em Montemor-o-Velho

De 28 de agosto a 2 de setembro, cerca de uma centena de jovens das filarmónicas e orquestras do concelho, no âmbito da 5.ª Masterclass de Sopros e Percussão promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, estão a desenvolver e a treinar as suas competências musicais e a criatividade no Centro Náutico de Montemor-o-Velho.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, esteve, no dia 30 de agosto, presente num dos momentos de ensaio e aproveitou a ocasião para “agradecer a presença e participação” dos/as jovens instrumentistas.

“É com muito gosto que o Município de Montemor-o-Velho volta a proporcionar mais uma ação que apoia a Cultura e a Juventude do concelho. Obrigado por continuarem a apostar na vossa formação e, assim, contribuírem também para o reforço da qualidade das formações de que fazem parte”, reiterou Diana Andrade.

Este ano, a Masterclass de Sopros e Percussão culmina com o espetáculo Tributo a Afonso Duarte – 65 anos de eternidade que vai reunir mais de 150 elementos em palco e, neste sentido, a Vice-presidente, frisou: “Acredito que vai ser um dos grandes momentos da programação da Feira do Ano. Vocês são primordiais na concretização de uma intensa noite de cultura, com música, voz e etnografia”.

A edição de 2023 da Masterclass tem a coordenação pedagógica de Tiago Pereira, maestro da Academia Musical Arazedense, e conta com as seguintes classes e professores/as: Sara Silva (Flauta), Óscar Saraiva e Ana Emanuel Nunes (Clarinete), Alexandre Madeira (Saxofone), Pedro Tavares (Trompete), Bruno Cruz (Trompa), Élson Pinho (Trombone), Abílio Liberal (Bombardino/Tuba) e Ismael Silva (Percussão).

A Masterclass tem como propósito o desenvolvimento de competências técnico-artísticas, bem como promover a interação e convívio entre os participantes.

Montar e desmontar os instrumentos de forma adequada, fomentar hábitos de limpeza e a sua conservação, a postura corporal, a respiração e a leitura musical são algumas das áreas que estão a ser trabalhadas.