Homenagem a Afonso Duarte une associações concelhias

A Associação Cultural Desportiva e Social (ACDS) da Ereira acolheu, na noite de sábado, 29 de setembro, um tributo a Afonso Duarte. Promovido em conjunto com a Casa do Povo de Abrunheira, o evento pretendeu recordar e homenagear o pedagogo e poeta Afonso Duarte, “um dos maiores vultos culturais do Baixo Mondego e um homem do Mundo”.
Emílio Torrão fez questão de estar presente na iniciativa que homenageou “um dos baluartes da nossa história e da nossa cultura” e garantiu que “a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho tudo fará para que Afonso Duarte seja honradamente evocado”. “É uma das figuras da literatura portuguesa que, naturalmente, o concelho terá de respeitar, pôr no firmamento do nosso conhecimento e promover a divulgação para que todos possam ter noção da sua mais-valia.”, acrescentou, na ocasião, o edil montemorense, reafirmando a “total disponibilidade da Autarquia para ajudar a preservar o espólio de Afonso Duarte”.
Neste sentido, o Município tem vindo a colaborar com a Junta de Freguesia da Ereira para que, como explicou Vasco Martins, "num breve espaço de tempo, possamos ter um espaço na freguesia da Ereira, a Casa do Torreão, com todo o espólio de Afonso Duarte exposto”.
Perante as várias dezenas de pessoas que participaram no jantar temático que assinalou os 60 anos da morte de Afonso Duarte, o sobrinho-neto do poeta enalteceu a iniciativa e deixou o desafio de mostrar "à nova geração quem foi, o que fez, as referências e o exemplo que nos deixou Afonso Duarte". Salientando a “devoção, admiração e amor que Afonso Duarte tinha por esta terra (Ereira), o sobrinho-neto acredita que "Afonso Duarte terá de ser inevitavelmente uma honra para a Ereira”.
Para além da sua faceta mais conhecida, como poeta, a Casa do Povo de Abrunheira (CPA) quer trazer “à ribalta o psico-pedagogo” que foi Afonso Duarte. Com várias pesquisas já desenvolvidas, alguns dos seus ensinamentos estão já a ser implementados em doentes com Alzheimer, garantiu José Carvalho, presidente da instituição, que revelou ainda que a CPA está a "trabalhar na edição de um livro” sobre Afonso Duarte enquanto pedagogo.
Para além de um jantar composto por sabores do agrado de Afonso Duarte, o tributo, que integrou a programação do Dia Europeu do Património Cultural no concelho de Montemor-o-Velho, contou ainda com uma exposição sobre a obra pedagógica, apresentações multimédia, testemunhos de Ereirenses que contactaram com o poeta, um recital e momentos musicais.