“Diogo Piçarra em Pessoa” mostrou-se em Montemor-o-Velho

O músico Diogo Piçarra conduziu os alunos do secundário por uma viagem pela poesia de Fernando Pessoa e os seus heterónimos, esta tarde, 21 de janeiro, no teatro Esther de Carvalho, em Montemor-o-Velho. Com “Diogo Piçarra em Pessoa”, o conhecido músico português, seguindo a inspiração de Pessoa, revelou os “seus" heterónimos Luna Then, Walter Ego e Ingenuo Garcia e, aconchegado pela magia do espaço, proporcionou uma tarde repleta de música, arte, poesia e partilha.
Num diálogo permanente entre os heterónimos de Pessoa e de Piçarra, os alunos Renato Ferreira, Merlina Garthe e Daniel Coelho, leram, respetivamente, os poemas “Sei bem que nunca serei ninguém”, “Põe quanto és no mínimo que fazes” e “Autopsicografia”, tanto na versão original como na versão de Diogo Piçarra.
Na conversa conduzida por Catarina Constantino, da Betweien, a plateia, bastante participativa, foi desafiada a (re)descobrir o universo de um dos nomes maiores da literatura nacional e a ficar a conhecer os poemas de Fernando Pessoa através do olhar do artista, tendo sido ainda surpreendida com a interpretação musical de dois poemas.
Diogo Piçarra, num diálogo permanente e intimista, lembrou que “a vida é uma página em branco” e referiu: “Trabalhem muito, não desistam à primeira e não tenham pressa”.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, marcou presença na iniciativa e, ao agradecer o apoio do CITEC – Centro de Iniciação Esther de Carvalho, reiterou: “Continuamos a apostar na Educação e a proporcionar ações que possam criar um ambiente educativo com experiências diversificadas”.
“Diogo Piçarra em Pessoa” é um espetáculo que se encontra a percorrer o país, baseado num livro no qual o autor, Diogo Piçarra, reinventa e reconstrói 20 poemas de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos, deixando um espaço criativo também para os leitores reinterpretarem a poesia de Pessoa e Piçarra.
Antes da sessão de autógrafos e para encerrar com chave de ouro a tarde inesquecível, Diogo Piçarra interpretou o tema “Paraíso” e, na companhia da aluna Camila Aveiro, brindou a plateia com o tema “Trevo”.