Alunos da EPDRBM visitam ETAR de Santo Varão

“Queremos que compreendam que é muito importante não desperdiçar água e que é necessário que esta mensagem seja interiorizada por todos”, sublinhou o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, esta manhã, na visita realizada por alunos da Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego à ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Santo Varão, no âmbito do projeto Eco-Escolas que conta com o Município como parceiro.

À margem da iniciativa desenvolvida pelo Município em parceria com a ABMG - Águas do Baixo Mondego e Gândara, José Veríssimo, lembrou que “a reabilitação e beneficiação da ETAR de Santo Varão foi desenvolvida nos anos de 2018/2019, representou um investimento municipal de cerca de 500 mil euros e contou com o apoio de fundos comunitários através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR)”.

Ao desejar que alunos e alunas possam levar da visita “algo de útil para a componente letiva, académia e curricular”, mas também a título pessoal enquanto pessoas e jovens membros de uma comunidade”, o diretor-geral da ABMG, Nuno Campilho, referiu que as questões em torno da água devem contar com “um grande envolvimento” de todos, bem como destacou a importância “da componente pedagógica junto dos mais jovens” e do seu impacto junto das famílias e da comunidade.

De igual modo, o presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, deu as boas-vindas aos participantes e referiu: “espero que com esta visita possam reforçar a vossa consciência ambiental e que passem a palavra aos vossos colegas”.

Ao longo da manhã e com o Dia Mundial da Água no horizonte - celebrado a 22 de março – e que, este ano, decorre sob o mote “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”, os alunos e alunas ficaram a saber mais sobre o funcionamento e a missão da ETAR de Santo Varão, através das explicações a cargo de técnicas da ABMG. Catarina Costa, a responsável pelos Serviços de Ambiente do Município de Montemor-o-Velho reforçou que “nada faz mais sentido que juntar esforços, criar dinâmicas para conseguirmos alcançar objetivos comuns: criar gerações futuras capazes, responsáveis e com uma visão sustentável para o território”, tendo lançado o desafio “para a criação de uma imagem ou um vídeo alusivo ao tema do Dia Mundial da Água e que relembre a importância da sua gestão sustentável para ser divulgada na redes sociais do Município”.

Em representação da Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego, o vereador Décio Matias, saudou a realização da iniciativa que alertou também para a mudanças provocados pelas alterações climáticas e reiterou: “A água que é um bem cada vez mais escasso e, por isso, deveremos ter uma preocupação acrescida na forma como usamos este bem precioso”.

Assim, a visita à ETAR de Santo Varão procurou mostrar a última fase do Ciclo Urbano da Água e a sua importância para a garantia de preservação dos recursos hídricos. Neste caso, ao assegurar a segurança e qualidade da água restituída ao meio ambiente, está-se a contribuir para a preservação do Ambiente, da biodiversidade e a possibilitar que a água regresse ao seu Ciclo Natural.

Recorda-se que entre 2017 e 2020, o Município de Montemor-o-Velho investiu cerca de 5 milhões de euros na área ambiental, tendo realizado diversas intervenções que contaram com o apoio de fundos comunitários no âmbito POSEUR, nomeadamente, as operações POSEUR-03-2012-FC-000508  - Ligação da EE de Largo Rossio Ereira para EE Martim Longo Verride (ETAR Verride); POSEUR-03-2012-FC-000511- “Intervenção da Rede de Esgotos de Ribeira dos Moinhos”; POSEUR-03-2012-FC-000509 - “Reabilitação e Beneficiação da Etar de St.º Varão/Formoselha ”; POSEUR 03-2012-FC-000612- “Construção e Extensão de Redes de Drenagem de Águas Residuais de Liceia”; POSEUR 03-2012-FC-000513 -  “Conclusão da Rede de Esgotos de Arazede”.