“O rio que nos une” apresentado no Festival do Arroz e da Lampreia

Foi este domingo, dia 20 de março, apresentado o projeto “O rio que nos une”, no Festival do Arroz e da Lampreia, em Montemor-o-Velho.
Esta rede intermunicipal projetada pelos Municípios de Soure (entidade líder), Figueira da Foz e Montemor-o-Velho visa promover uma oferta diversificada de atividades de âmbito cultural nos três concelhos parceiros. E começou, este domingo, da melhor forma com o embaixador do projeto, o músico e chef Miguel Gameiro, na cozinha ao vivo do Festival do Arroz e da Lampreia a preparar um saboroso arroz de perdizes.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, ao agradecer ao Município líder por "Montemor-o-Velho ter acolhido a primeira ação d'O Rio que nos Une" referiu ainda: "Este projeto faz todo o sentido ao evocar o rio Mondego como fator agregador da cultura destes três municípios, unindo também o património e a gastronomia. É ao longo do rio Mondego que se tem desenvolvido uma cultura gastronómica muito própria e identitária da região. Tenho a certeza que com este projeto vamos promover a dinamização turística e cultural dos três concelhos.”
Por sua vez, Manuel Domingues, vereador do Município da Figueira da Foz, ao aludir às semelhanças e diferenças gastronómicas dos municípios envolvidos, mostrou-se confiante com o projeto e sublinhou: “O rio une-nos mesmo e prova que juntos somos mais fortes”.
No decorrer da sessão de apresentação, o presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, congratulou-se com a apresentação de “mais um projeto agregador” da região.
Confiante da potencialidade da rede cultural intermunicipal e da sua “capacidade para se replicar”, o edil sourense asseverou: “vamos continuar a afirmar a nossa identidade” contando com a “envolvência dos muitos agentes culturais dos três municípios” nos espetáculos e concertos que estão a ser desenvolvidos.

A iniciativa prevê a realização de sete ações que passam pela produção do hino original do projeto, de um espetáculo aqua show (instalação multimédia impactante de tributo ao rio), música no rio, património com música, arroz fest, 30 voltas da roda e concertos evocativos.

‘O Rio Que nos Une’ - CENTRO-07-2114-FEDER-000257 - foi alvo de candidatura ao AVISO N.º CENTRO-14-2020-12, integrado na Prioridade de Investimento (PI) 6.3/6c) – Investimento na Conservação, Proteção e Promoção e Desenvolvimento do Património Cultural e pretende promover e dinamizar o Rio Mondego enquanto elemento agregador do território e produto turístico diferenciador, com base no património natural e cultural (edificado e imaterial) existente, contribuindo para o incremento do turismo cultural na região.