A guerra e a solidariedade explicadas às crianças

"Maria e o medo da guerra" e "Maria aprende a ser solidária" são os livros que foram idealizados e desenvolvidos em tempo record pelo projeto iMontemor 4G para ajudar os pais e encarregados de educação e os/as professores/as a lidar com os sentimentos, dúvidas e questões das crianças sobre a guerra.

No dia 22 de março, e com a colaboração do Município de Montemor-o-Velho, os livros saíram do formato digital e foram entregues nas Escolas Básicas e no Centro Educativo de Montemor-o-Velho para que a mensagem possa chegar aos seus principais beneficiários: os meninos e as meninas do 1º Ciclo do Ensino Básico.

“As imagens transmitidas pela comunicação social, os conteúdos de vídeo partilhados nas redes sociais vistos e comentados pelas crianças entre si, e alguma dificuldade que os mais velhos têm em explicar alguns assuntos às crianças fizeram com que, num curto intervalo de tempo, tivéssemos desenvolvido estes dois livros”, explicou Daniela Monteiro, técnica do projeto iMontemor 4G, no eixo 2 – Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil.

No decorrer da visita às escolas, Lília Matias, coordenadora do projeto montemorense, esclareceu que as publicações pretendem ser “uma ferramenta facilitadora que permita trabalhar com as crianças questões relacionadas com a guerra, mas também o medo, empatia ou a solidariedade”.

De igual modo, a vereadora Diana Andrade, ao deixar elogios “ao trabalho muito meritório” desenvolvido pelas técnicas do projeto iMontemor 4G, referiu: “a abordagem lúdico-pedagógica utilizada nos livros pretende auxiliar as crianças que se sentem ansiosas com a informação que lhes chega sobre a guerra. O facto de saberem como podem ajudar outras crianças transmite-lhes segurança e fá-las sentirem-se mais tranquilas. Estes livros promovem o diálogo e um sentido de segurança tanto na escola como junto dos seus familiares”.

“A visita às escolas é também uma forma de dar visibilidade a um trabalho que tem que chegar a mais pessoas e às famílias”, reforçou.

Neste sentido, os livros estão disponíveis online. “Maria e o medo da guerra” pode ser lido em https://online.anyflip.com/nqjns/httl/mobile/index.html e “Maria aprende a ser solidária” pode ser lido em https://online.anyflip.com/nqjns/gyvg/mobile/index.html.

Os livros também estão disponíveis em formato pdf, podendo ser solicitados pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Face à boa aceitação das descobertas da Maria, uma menina de 9 anos que vive em Montemor-o-Velho, a equipa do iMontemor 4G está já a pensar noutras situações para a personagem que quer ajudar as crianças a compreender melhor o mundo que as rodeia.

"Maria e o medo da guerra" e "Maria aprende a ser solidária" foram disponibilizados nas Escolas Básicas de Arazede, Carapinheira, Coutada – Meãs do Campo, Pereira, Seixo de Gatões, Tentúgal, Viso e Centro Educativo de Montemor-o-Velho.

Recorda-se que o iMontemor 4G tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, como entidade coordenadora a AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego e como entidades executoras a AFMP, Casa do Povo de Arazede e Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.