Comemorações do 25 de Abril com desporto, música, juventude e liberdade

Em Abril de 1974 a revolução começou com música e, em Montemor-o-Velho, 48 anos depois, a celebração do Dia da Liberdade fez-se também ao som das quatro centenárias filarmónicas do concelho. Na Praça da República, os músicos, na cerimónia do Hastear da Bandeira, interpretaram o Hino Nacional e o Hino “Senhora da Vitória”, dando o ponto de partida para um dia comemorativo repleto de desporto, música, juventude, onde se celebrou a liberdade de uma forma ainda mais sentida. Dois anos depois, as comemorações foram vividas presencialmente.

Depois do participado programa desportivo - na 3ª Caminhada pela Liberdade, no II Circuito das Freguesias em Bicicleta e na 1ª edição do Passeio Familiar em Bicicleta – que reuniu cerca de 500 participantes de todas as idades e dos momentos de convívio no Centro Náutico, as comemorações do 48º aniversário do 25 de abril de 1974 tiveram o seu momento solene com a Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal evocativa do Dia da Liberdade.

Na primeira sessão do 25 de Abril realizada no novo mandato autárquico (2021-2025) falou-se da importância de Abril, olhou-se para o presente com um olhar crítico e houve espaço para reafirmar a confiança na juventude e no futuro.

Ao frisar que “A guerra não é, nunca será, solução para o que quer que seja”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, sublinhou: “Todos somos demasiado pequenos e humanos e não há suficiente mundo para garantir uma distância de segurança de todos os tiranos e ditadores que num ápice voraz e leviano nos retiram os mais elementares direitos, liberdades e garantias e a mera aspiração de viver a vida em paz no nosso país, no nosso concelho, na nossa modesta casa com a nossa família e amigos!”.

Com confiança, Emílio Torrão fez questão de deixar uma palavra aos mais jovens: “Olhem para o futuro com coragem, pois esse é o vosso tempo. Sejam um exemplo de mudança, liberdade e determinação! Desassosseguem! Sejam diferentes e iguais! Mas Sejam!”.

A par das intervenções das forças políticas representadas na Assembleia Municipal, este ano foram convidados também a discursar na Sessão Extraordinária os jovens das Organizações Políticas de Juventude cujos partidos têm assento na Assembleia Municipal.

Ao lembrar que “Portugal celebra hoje pela primeira vez a Revolução de 25 de Abril com mais dias vividos em democracia do que em ditadura”, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, explicou: “Este ano, quando apresentei a proposta de retoma das comemorações presenciais da Revolução de 25 de Abril com o programa previsto, mas não realizado, para 2020, acrescentei a possibilidade de convidar os Jovens das organizações partidárias com representantes eleitos na Assembleia Municipal para discursarem nesta Sessão Extraordinária. Tendo recebido o apoio unânime da Comissão Permanente, nada pareceu mais correto, numa sessão em que se comemora a democracia e a liberdade, do que ouvir, escutar e entender o que pensam os Jovens do nosso Concelho”.

Assim e com palavras de agradecimento a Diogo Curto, Ricardo Ferraz e Diana Vieira, em representação, respetivamente, da JCP, JSD e JS, Fernando Ramos reiterou: “Certamente que as palavras não deixarão de encontrar eco, senão em todos, pelo menos em alguns dos ouvidos que hoje aqui estiveram”.

No decorrer da sessão, as diversas intervenções lembraram as muitas conquistas que a Revolução dos Cravos operou na sociedade portuguesa, sem esquecer o período pandémico que atravessamos, bem como a guerra na Ucrânia ou as diversas conquistas que ainda faltam alcançar para que se continue a cumprir Abril.

A sessão solene contou também com momentos musicais a cargo dos Baluarte.

Recorda-se que o programa comemorativo é organizado pela Assembleia Municipal em estreita articulação com a Câmara Municipal e decorre entre 21 e 30 de abril.

Neste sentido, as comemorações do 48º aniversário do 25 de abril de 1974 contaram, igualmente, com a realização da sessão "A Assembleia Municipal vai à Escola", no dia 21 de abril, bem como decorreram concertos evocativos do Dia da Liberdade protagonizados pelas filarmónicas concelhias.

Assim, e depois das atuações da Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira (FIRA), no Grupo Cénico e Amador da Portela, na freguesia de Tentúgal, no dia 23, da Associação Filarmónica União Verridense (AFUV), no seu auditório em Verride, no dia 24, e da Associação Filarmónica 25 de Setembro, no Teatro Esther de Carvalho, em Montemor-o-Velho, a iniciativa fica concluída com a atuação da Academia Musical Arazedense, no Centro de Assistência e Cultura do Tojeiro, no Tojeiro (freguesia de Arazede), no dia 30 de abril, às 19h30.