Aos 141 anos, a FIRA continua a renascer a cada ano

Com as instalações em obras, a comemoração do 141º aniversário da FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira aconteceu, no dia 28 de maio, no Parque Dr. António Joaquim Simões.

Numa tarde repleta de convívio e celebração, o momento foi aproveitado, pelas entidades e associações presentes, para saudar o trabalho da FIRA e o regresso às celebrações presenciais.

Bruno Reis, presidente da FIRA, congratulou-se por se poder voltar “a festejar o associativismo, a amizade e a cultura” e, ao deixar diversos agradecimentos destacou, entre outros, “o apoio da Casa do Povo, pela cedência gratuita das suas instalações enquanto decorrem as melhorias na sede da FIRA, e do BPI e da Fundação La Caixa que voltou a apoiar, desta vez, com a atribuição de uma verba para as obras da sede”.

Com palavras de elogio e reconhecimento "a todos e a todas que construíram e contribuíram para o sucesso da FIRA", Nuno Gonçalves, chefe do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, fez questão de destacar "o papel fulcral da instituição abrunheirense na instrução e preservação do património material e imaterial que são a música e o folclore".

No momento, Nuno Gonçalves, destacou ainda a ação das filarmónicas, como sendo "centros de socialização locais e promotores da integração”.

“São também, desde há muito tempo, locais onde existe igualdade de género, sendo também escolas de democracia e um exemplo de voluntariado", frisou.

A par das distinções aos músicos pelos seus anos de dedicação à filarmónica, com a atribuição das estrelas prateadas ou douradas, e da entrega dos diplomas e as placas de dedicação extraordinária ou exemplar, a tarde de comemoração foi abrilhantada com um concerto da FIRA e com a atuação do Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira.

A comemoração do 141º aniversário continua no domingo, dia 29 de maio, a partir das 10h30, com a Missa Solene de Aniversário, no Parque Dr. António Simões, seguindo-se, às 12h, a Romagem ao Cemitério e a Saudação a Reveles.

Fotografias de atuação do Rancho das Cantarinhas gentilmente cedidas pela FIRA