Símbolos da JMJ Lisboa 2023 chegaram ao concelho de Montemor-o-Velho

A Cruz peregrina e a imagem de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), iniciaram, no dia 11 de abril, o périplo pelo concelho de Montemor-o-Velho, na paróquia de Meãs do Campo.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, esteve presente no início do momento que desafia a comunidade a viver as JMJ e, à margem da iniciativa, destacou “a envolvência e a entrega das pessoas” na preparação de todos os momentos, dirigindo, em particular, uma palavra de reconhecimento aos mais jovens.

A receção nas Meãs do Campo contou com a passagem dos símbolos da JMJ pela freguesia num carro dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho e de um cortejo do Largo do Sagrado Coração de Jesus até à Igreja Matriz, onde se realizou um momento de oração com a comunidade, tendo, de seguida, os símbolos continuando a sua peregrinação até à paróquia de Tentúgal.

Durante os mês de abril, a Cruz peregrina e a imagem de Nossa Senhora Salus Populi Romani encontram-se a percorrer a diocese de Coimbra e, por isso, está prevista também a passagem por todas paróquias do concelho de Montemor-o-Velho, podendo o programa ser consultado em https://www.codcoimbrajmj.com/peregrinação-símbolos.

As JMJ 2023 realizam-se de 1 a 6 de agosto em Lisboa e é uma iniciativa que promove o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, tendo nascido por iniciativa do Papa João Paulo II, em 1986, depois do sucesso do encontro promovido no Ano Internacional da Juventude em 1985, em Roma.

Fotografias gentilmente cedidas por Pedro Ferraz