Música, Desporto e Ensino em destaque no 25 de Abril em Montemor-o-Velho

No concelho do Montemor-o-Velho, as comemorações do 49º aniversário do 25 de Abril de 1974 decorrem de 23 de abril a 1 de maio, sendo uma organização desenvolvida em estreita colaboração entre a Assembleia Municipal e a Câmara Municipal.

Os concertos com as bandas filarmónicas do concelho, a 4ª edição da Caminhada pela Liberdade e a “Assembleia Municipal vai à Escola” são algumas das iniciativas que assinalam o 25 de Abril de 1974.

A festa da celebração da liberdade e do nascimento do Poder Local Democrático acontece, por isso, também com a colaboração da Juntas e Uniões de Freguesias e do tecido associativo do concelho.

No dia 25, as cerimónias começam, às 10h, na Praça da República, com o Hastear da Bandeira ao som do Hino Nacional executado por músicos das 4 centenárias filarmónicas concelhias. No Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 16h, realiza-se a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Comemoração do 49.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, com um momento musical alusivo à efeméride protagonizado por Adelaide Sofia, acompanhada ao piano e ao violino.

Na vertente desportiva, a manhã do Dia da Liberdade é dedicado à atividade física e à confraternização com a realização do Passeio Familiar em Bicicleta, do III Circuito das Freguesias em Bicicleta e da IV Caminhada pela Liberdade, terminando, no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, com um almoço convívio.

A Caminhada da Liberdade vai contar também com momentos de dança a cargo do Estúdio de Dança Nadine Loureiro, da Afriklave Escola de Dança, do Grupo de Dança Dancequi e do Grupo de Ginástica Artística do Atlético Clube Montemorense.

As inscrições para as diversas atividades desportivas são gratuitas, mas sujeitas a inscrição prévia até ao dia 21 de abril.

Assim, a inscrição pode ser feita das seguintes formas: presencialmente nas Piscinas Municipais ou nas Juntas e Uniões de Freguesias, pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., pelo telefone 239 688 180 ou pelo formulário online em https://bit.ly/MMV25abr23.

No dia 26 de abril, às 10h, a “Assembleia Municipal vai à Escola” e vai estar à conversa com os alunos e as alunas da EBI de Pereira.

Abril também se celebra com música e, por isso, no dia 22 de abril, a Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira (FIRA), às 21h30, atua na Urbanização Vale do Mondego (tenda), em Santo Varão; no dia 23, às 17h, Associação Filarmónica 25 de Setembro marca presença no Celeiro dos Duques de Aveiro, em Pereira; no dia 29, às 21h30, a Associação Filarmónica União Verridense (AFUV) vai estar na Associação Cultural Desportiva e Social da Ereira, e, no dia 1 de maio, a Academia Musical Arazedense (AMA), às 16h30, encerra o programa de concertos as filarmónicas no Pavilhão do Clube Desportivo Carapinheirense, na Carapinheira.

Informação Complementar:

Programa Comemorativo do 49.º Aniversário do 25 de Abril de 1974

Concertos:

22 de abril | 21h30 | Santo Varão | Urbanização Vale do Mondego (tenda)

Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira

23 de abril | 17h00 | Pereira | Celeiro dos Duques de Aveiro

Associação Filarmónica 25 de Setembro

29 de abril | 21h30 | Ereira | Associação Cultural Desportiva e Social da Ereira

Associação Filarmónica União Verridense

01 de maio | 16h30 | Carapinheira | Pavilhão do Clube Desportivo Carapinheirense

Academia Musical Arazedense

A Assembleia Municipal vai à Escola

26 de abril | 10h00 | EBI de Pereira

25 de abril | Montemor-o-Velho

10h00 | Praça da República

Hastear da Bandeira ao Som do Hino Nacional executado por músicos das 4 Centenárias Filarmónicas Concelhias

10h10 | Praça da República *

IV Caminhada pela Liberdade, com momentos de dança alusivos à efeméride a cargo de: Estúdio de Dança Nadine Loureiro, Afriklave Escola de Dança, Grupo de Dança Dancequi e Grupo de Ginástica Artística do Atlético Clube Montemorense

III Circuito das Freguesias em Bicicleta

Passeio Familiar em Bicicleta

13h00 | Almoço no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho*

16h00 | Salão Nobre dos Paços do Município

Sessão Solene da Assembleia Municipal de Comemoração do 49.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, com momento musical alusivo à efeméride com voz de Adelaide Sofia e acompanhamento de piano e violino.

*Programa desportivo | inscrições gratuitas, mas sujeitas a inscrição prévia até ao dia 21 de abril

As inscrições podem ser feitas da seguinte forma:

- presencialmente nas Piscinas Municipais ou nas Juntas e Uniões de Freguesias

- telefone 239 688 180