Apojovi assinala primeiro ano do projeto (A)linhando em Tentúgal

Decorreu este sábado, dia 6 de maio, a apresentação dos resultados do projeto (A)linhando desenvolvido pela Associação Apojovi, em Tentúgal.

Célia Craveiro, adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, sublinhou que "este primeiro ano do projeto desenvolvido no Pólo de Tentúgal da Aposenior foi um verdadeiro sucesso, não apenas na divulgação e recuperação da cultura do linho no Baixo Mondego, mas também ao promover um envelhecimento ativo e uma intergeracionalidade crescente, e ainda ao valorizar o território, as memórias e a identidade da região".

Elogiando o trabalho desenvolvido no último ano pela Apojovi e pela Aposenior em Tentúgal, nomeadamente a criação e dinamização do Centro Interpretativo do Linho, as demonstrações das etapas do linho, as sessões temáticas e as formações em parceria com a Cearte, Célia Craveiro destacou que "com Mil e Um Fios, o (A)linhando conta mil e uma histórias da cultura de Tentúgal e do Baixo Mondego e tem vindo a demonstrar como a cultura do linho pode ser sustentável e criar novas tendências e novos produtos".

Para além da mostra de resultados, a iniciativa incluiu a realização de uma oficina de produção artesanal de papel a partir da fibra de linho – obtida a partir do linho semeado e transformado no âmbito do projeto Alinhando -, dinamizada pelo professor Jorge Valente e uma demonstração da extração de óleo de linhaça a partir da semente do linho, por José Craveiro, e ainda uma palestra proferida pela Engenheira Rosa Guilherme da DRAP, intitulada: "Recuperar a cultura do linho no Baixo Mondego - com os pés assentes na terra".

Durante a tarde, os convidados e visitantes fizeram também uma visita guiada, a cargo de José Craveiro, ao Centro Interpretativo do Linho, sediado na Casa do Povo, antigo Hospital de Tentúgal, tendo a oportunidade de apreciar uma mostra de faiança portuguesa com peças dos séculos XIX e princípios de XX produzidos em várias manufaturas do centro do país.

No âmbito do projeto "Reutilizar para Viver" (protocolo entre a Aposenior III, a Associação Corvo e Pinho e o Intermarché de Montemor-o-Velho), a visita proporcionou também uma reflexão sobre a necessidade de reutilização de materiais, visto que os suportes que serviram à mostra das peças de faiança são reutilização de materiais descartados que assim ganham novo uso contribuindo para uma economia sustentável e amiga do ambiente.

Recorda-se que o Projeto (A)linhando foi premiado pelos Prémios BPI Rural - La Caixa 2021 e pretende preservar a memória da história milenar do linho, ao mesmo tempo que visa contribuir para restaurar a sua cultura na região do Baixo Mondego.