Viagens na minha Terra proporcionam (re)descoberta das memórias e tesouros de Montemor-o-Velho

A Porta do Sol, no Castelo de Montemor-o-Velho, foi o ponto de partida para uma jornada pela história e pelas vivências de antanho. No sábado, dia 10 de junho, dezenas de convivas participaram n’As Viagens na minha terra e percorreram paisagens reais e imaginárias, através das memórias e tesouros de Montemor-o-Velho.

Elogiando a animação de rua criada pelo CITEC e realizada no âmbito do Castelo Sente, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, referiu: “Este é um território surpreendente e que, a cada novo olhar, consegue sempre dar-nos uma nova forma perspetiva sobre a nossa história e identidade”.

Do alto do Castelo até à Praça da República, o percurso pelo centro histórico da vila de Montemor-o-Velho abordou, pela “voz” de personalidades e personagens de outros tempos, histórias da edificação do cercado Norte, pelas lendas de Santo António e de Zuleida, ou pela revisitação de locais icónicos da vila, como a mercearia e carvoaria, a alfaiataria, a tanoaria ou a Praça da República.

A viagem prossegue nos próximos sábados, dias 17 e 24 de junho, sempre a partir das 17h30.

A entrada é livre.