Montemor-o-Velho celebra Feriado Municipal e afirma vitalidade concelhia

O concelho de Montemor-o-Velho assinalou, no dia 8 de setembro, o Feriado Municipal com a Sessão Solene comemorativa, dando um especial enfoque à valorização da identidade, da cultura, da história, das pessoas e do território, inspirado num dos grandes nomes da literatura nacional e ilustre Montemorense, Fernão Mendes Pinto.

Na abertura da sessão, o presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos, realçou que Montemor-o-Velho, nos últimos anos, tem vindo a apostar na “valorização do território e das pessoas” e reiterou que “Fernão Mendes Pinto representa aquilo que Montemor-o-Velho sempre foi e quis ser: um território de iniciativa local, nacional e com implicações no mundo”.

Dirigindo-se aos muitos montemorenses, público e entidades presentes na Sessão Solene, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, revelou que esta é a concretização de “um sonho de juventude: honrar a memória de Fernão Mendes Pinto, autor das Peregrinações, e devolver esta tão ilustre personagem da nossa história e da nossa literatura à sua terra natal – Montemor-o-Velho”.

Depois da entrega das Medalhas de Mérito Municipal Dedicação aos/às trabalhadores/as por 25 anos de serviço e das distinções de Mérito Municipal Social, Autárquico ou Cultural a personalidades das 11 Freguesias e Uniões de Freguesias do Concelho, e ainda do voto de louvor ao professor Aníbal de Oliveira Carvalho, o edil montemorense fez referência ao desenvolvimento e notoriedade crescentes do concelho e agradeceu, entre outros, a dedicação e a entrega da comissão executiva da Feira do Ano, bem como dos dirigentes e trabalhadores municipais.

Na ocasião, referiu que sempre foi “um autarca discreto”, todavia o seu legado e da sua equipa vai deixar a marca no território, assim, avançou: “Todas as semanas ou restantes meses do que resta deste mandato terão, com necessária e plena publicidade, o anúncio de novas consignações de obra e naturalmente as consequentes inaugurações”.

“Estamos a preparar novos projetos e candidaturas para as freguesias, cultura e infraestruturas locais até 2025”, referiu Emílio Torrão e reiterou: “Montemor-o-Velho está vivo, a crescer e a afirmar-se no contexto regional, nacional e internacional, de forma indelével e incontornável, está no mapa do mundo e recomenda-se! Hoje, novamente, com a companhia do nosso Fernão Mendes Pinto!”.

O Dia do Município começou em frente aos Paços do Concelho, com a cerimónia do Hastear da Bandeira ao Som do Hino Nacional e do Hino “Senhora da Vitória”, interpretado por músicos das quatro centenárias filarmónicas do concelho, seguindo-se uma arruada até ao Largo do Convento de Nossa Senhora dos Anjos.