Grande Prémio Alves Barbosa na estrada para fazer a ligação Montemor-o-Velho – Águeda

Depois do contrarrelógio individual, o Grande Prémio Alves Barbosa alinhou, no sábado, dia 9 de setembro, um pelotão de 113 jovens corredores, na primeira etapa que fez a ligação entre Montemor-o-Velho e Águeda, numa tirada de 77,6km.

A prova de referência nacional no escalão de cadetes começou, no Centro Náutico, com a partida simbólica e o cortar da fita por Sandra Silva, presidente da Associação de Ciclismo da Beira Litoral, e pelo vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, que destacou: “esta é uma das edições mais participadas. Este ano tem três dias de prova e representa uma aposta municipal na promoção desportiva das camadas jovens do ciclismo e uma justa homenagem ao patrono da prova”.

O pelotão fez ainda a tradicional paragem de homenagem a Alves Barbosa, onde Rosa Barbosa desejou os maiores sucessos aos atletas. Nano Gonzaléz, amigo de longa data do homenageado e presença assídua desde a primeira edição, depositou a tradicional coroa de flores junto ao monumento.

O espanhol Adrian Prieto, da Emico, foi o corredor mais rápido da etapa. Na classificação geral, Gonçalo Santos, da Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, está à frente, partindo na etapa de amanhã com a camisola amarela.

Amanhã, a 2ª e derradeira etapa do Grande Prémio Alves Barbosa começa junto à Porta Férrea, em Coimbra, às 10h, terminando com a épica subida ao Castelo de Montemor-o-Velho, um prémio de montanha de 3ª categoria.

Veja aqui um resumo desta 1ª Etapa do Grande Prémio Alves Barbosa:

Fotografias da etapa gentilmente cedidas por Associação de Ciclismo da Beira Litoral