Semana Europeia da Mobilidade começou no Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho

No sábado, dia 16 de setembro, a mobilidade suave esteve em destaque em Montemor-o-Velho com as trotinetes, as scooters, as bicicletas e até um kart movidos exclusivamente a eletricidade a tomarem conta do Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho. A iniciativa marcou o início da comemoração da Semana Europeia da Mobilidade, à qual o Município de Montemor-o-Velho se associou, e teve como propósito promover a mobilidade suave e mostrar que é possível diversão sem poluição.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, também experimentou alguns dos equipamentos disponíveis e reiterou: “O Município de Montemor-o-Velho tem vindo a promover uma política de mobilidade suave, mais sustentável. Esta é mais uma iniciativa que visa motivar a população para começar a alterar os seus comportamentos por forma a usar formas de mobilidade menos poluentes”.

De igual modo, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, referiu: “Esta atividade faz parte de um programa mais alargado que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município ao nível da sensibilização e da promoção de medidas de reforço da mobilidade suave”.

Recorda-se que o Município de Montemor-o-Velho tem feito diversos investimentos em prol da sustentabilidade do território, da mobilidade urbana, de promoção da mobilidade suave, destacando-se os troços da Ciclovia do Mondego, no Centro Náutico, a Ciclovia do Parque Ribeirinho, onde também existem pontos de estacionamento para bicicletas e uma estação de reparação de bicicletas, a construção da Ciclovia Urbana (em desenvolvimento), ou a aquisição de viaturas elétricas para a frota municipal.

Em desenvolvimento está também a medida que, a curto prazo, vai disponibilizar trotinetes e bicicletas elétricas aos/às visitantes e turistas. A partir do Parque Ribeirinho, mediante um sistema de aluguer, vai ser possível ficar a conhecer a Vila e o concelho de Montemor-o-Velho com meios de mobilidade não poluente.

Montemor-o-Velho assinala Dia Europeu Sem Carros

No âmbito da programação da Semana Europeia da Mobilidade, na sexta-feira, dia 22 de setembro, realiza-se o Dia Europeu Sem Carros e, por isso, na vila de Montemor-o-Velho, a Rua Mendanha Raposo, junto às instalações do Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego, vai estar encerrada ao trânsito automóvel. Esta iniciativa visa reforçar a promoção da mobilidade suave junto da comunidade escolar e da população.