Livro “À volta da Morcela de Arroz de Leiria” apresentado no FAL

No passado dia 17 de março, o Rotary Club de Montemor-o-Velho dinamizou a apresentação do livro “À volta da Morcela de Arroz de Leiria”, da autoria de Laura Esperança, que decorreu no Festival do Arroz e da Lampreia.

O livro assume-se como uma viagem gastronómica e cultural em torno de um produto tradicional de Leiria, mas que incorpora cerca de 50% de arroz carolino no seu peso, pelo que o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, presente na sessão, realçou “a importância da agricultura, em especial do arroz carolino do Baixo Mondego”, e o seu “impacto cultural e económico no concelho e na região".

A cargo da apresentação, o Presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho e membro do Rotary Club, Fernando Ramos, expressou que a obra “é um tributo caloroso à alma vibrante e acolhedora dos portugueses e à riqueza das suas tradições culinárias”. Em pleno Festival do Arroz e da Lampreia, Fernando Ramos destacou que no certame é evidente “o orgulho que os habitantes do concelho têm no seu arroz carolino”, que considerou “um símbolo da nossa identidade” e “um elo entre as gerações passadas, presentes e, certamente, as futuras”.

Por sua vez, a autora do livro notou a “grande ligação ao arroz carolino que faz parte dos segredos da morcela de arroz” e exprimiu a sua admiração pelo “amor” com que as pessoas do concelho “falam e divulgam o arroz carolino, a doçaria e os costumes”.

Na sequência da sessão de apresentação do livro “À volta da Morcela de Arroz de Leiria”, que conta com versão em braile, o Rotary Club promoveu a venda de 50 kits de 2kg de arroz carolino do Baixo Mondego e consequente oferta da obra. O valor angariado servirá para ações de cariz solidário desenvolvidas pela associação.