“Encontro Intergeracional” homenageia conquistas de Abril

No dia 26 de abril, os meninos e as meninas da EB1 de Casal Novo, na freguesia de Meãs do Campo, e da EB1 de Formoselha, na freguesia da Santo Varão, tiveram uma manhã de aulas diferente. As comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril de 1974, promovidas pela Assembleia Municipal e pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, mostraram aos mais novos como era a escola antes de depois da Revolução dos Cravos.
Nos dois momentos, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, referiu: “Se em 2016 e 2017 a iniciativa abrangeu professores, alunos, Assembleia Municipal e Câmara Municipal, este ano decidimos alargar a participação à comunidade e à família, criando um encontro intergeracional”.
Com palavras de incentivo aos alunos para que “continuem a estudar e a aprender”, Fernando Ramos sublinhou: “Devo quase tudo o que sou à Escola. Tenho 58 anos e continuo a estudar. Sou um privilegiado por fazer aquilo que gosto, sendo estudante”.
Nas Meãs do Campo, os meninos e as meninas, através da partilha das muitas histórias do Sr. Joaquim Rama, ficaram a saber, por exemplo, que antes do 25 de Abril a estrada para escola não era alcatroada e que, tal como mostrou o Presidente da Assembleia Municipal, os cadernos mais usuais eram um quadro de pedra (lousa).
“O 25 de Abril foi um grande dia, por isso têm que cuidar e respeitar bem a Liberdade”, recomendou à jovem e atenta plateia.
Na EB1 de Formoselha, os alunos, muitos participativos e curiosos, questionaram os elementos da comitiva sobre as suas profissões, a sua atividade municipal e os desafios que encontram diariamente.
À semelhança das anteriores sessões, a iniciativa contou com a presença e intervenção dos presidentes das Juntas de Freguesia das áreas dos respetivos estabelecimentos de ensino, do presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, do diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, António Joaquim, da chefe do Gabinete do Presidente da Câmara, Diana Andrade, e dos deputados municipais que integram a comissão de trabalho para a organização das comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril de 1974, nomeadamente Carlos Lucas Correia e Célia Craveiro, da bancada do PS, Ana Cristina Jorge e Maria João Sobreiro, da coligação “Por Montemor Tudo e Sempre” – PPD/PSD. CDS/PP, e Nuno Cardoso, em substituição de Celeste Duarte, da CDU.
Na EB1 do Casal Novo, a comitiva integrou ainda Paulo Rama, presidente da Junta de Freguesia de Meãs do Campo e Dulce Ferreira, vereadora da coligação “Por Montemor Tudo e Sempre”, e, em Formoselha, a comitiva integrou João Girão, presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, e Marcelo Ferreira, da bancada da coligação.
O “Encontro Intergeracional” termina amanhã, dia 27 de abril, às 10h30, na EB1 de Carapinheira.