A missa e procissão em Honra de S. Tiago trouxe a fé e a devoção para as principais ruas do Amieiro, na freguesia de Arazede, no dia 22 de julho.
O presidente da Câmara, Emílio Torrão, acompanhado do vice-presidente, José Veríssimo, do presidente da junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, do tesoureiro da Junta, Paulo Costa, e de Júlio Baía, da direção da ACREDA - Associação Cultural, Recreativa, Educativa e Desportiva do Amieiro, associou-se à sentida manifestação de fé abrilhantada pela banda filarmónica da Academia Musical Arazedense.
À margem das celebrações religiosas, o edil montemorense fez questão deixar palavras de elogio “a todos os homens e a todas as mulheres do concelho que, com grande espírito comunitário, continuam a fazer todos os esforços para dar continuidade às tradições e a organizar festividades que são também um ponto de encontro anual de muitas famílias e amigos”.
No final da procissão, e após alguns momentos de indecisão e curiosidade para saber quem iria organizar os próximos festejos, Nélio Saltão e António Jesus – mordomo que realizou, em conjunto, com a sua esposa e filha, a festa deste ano –, vão assegurar a edição de 2019.
Os festejos em Honra de S. Tiago, no amieiro, decorreram entre 15 e 22 de julho.
Na 22ª edição do Campeonato Regional de Saltos de Obstáculos, a iniciativa ganhou o nome de Pedro Faria, fazendo uma homenagem póstuma a um dos grandes dinamizadores do campeonato. No dia 22 de julho, a 3ª etapa realizou-se em Montemor-o-Velho e o Centro Equestre recebeu cerca de 120 conjuntos repartidos por seis provas (escolas, pequena, média e grande).
Elsa Monteiro Grilo, presidente do Centro Equestre, congratulou-se “pela forma como decorreu a etapa de Montemor-o-Velho” e destacou que “a participação de conjuntos em 2018 superou a do ano passado”.
Na ocasião, a dirigente revelou ainda que, na Feira do Ano, “o Centro Equestre vai retomar o concurso de modelos e andamento”.
Ao destacar “o dinamismo da associação”, Rui Santos, adjunto do Presidente da Câmara Municipal, marcou presença na iniciativa que ao longo do dia reuniu público e reiterou “a disponibilidade da Câmara Municipal para continuar a colaborar” com o Centro Equestre.
O XXII Campeonato Regional de Saltos de Obstáculos Pedro Faria, organizado pelo Centro Equestre de Montemor-o-Velho e pelo Centro Hípico de Miranda do Corvo, segue para a 4ª etapa, no dia 29 de julho, em Penela - Espinhal, ficando concluído, na 5ª etapa, a 12 de agosto, no Centro Hípico de Miranda do Corvo.
Feira de Produtos Endógenos
21 a 29 julho/
sábado a domingo | Castelo | Montemor-o-Velho
29 de julho | 18h | Igreja Santa Maria da Alcáçova> apresentação do Catálogo Mãos C’Arte, projeto iMontemor 3G (Programa CLDS 3G).
O almoço convívio de encerramento da época 2017/2018 do Grupo Desportivo “Os Águias”, no dia 22 de julho, no Parque Desportivo Júlio Jorge Simões, nas Faíscas, na freguesia de Arazede, foi o momento escolhido para celebrar a união do grupo e para entregar prémios e distinções aos atletas, pais, dirigentes, patrocinadores e a todos que têm colaborado com o clube.
Com cerca de 160 atletas federados nos diversos escalões, o presidente do clube, Adelino Rocha, referiu: “Há muitos anos que não tínhamos tantos atletas e, por isso, vamos continuar a apostar na formação. Este almoço foi o culminar de uma época brilhante ao nível da participação e união do clube”.
Na ocasião, o dirigente aproveitou ainda para lembrar que o clube vai organizar os festejos em Honra de Nª Srª do Pranto, que decorrem em Arazede, entre 11 e 19 de agosto, e para pedir ajuda “para colaborarem nas tasquinhas”.
De igual modo, Manuel Veríssimo, presidente da Assembleia geral d’Os Águias, destacou “um ano de êxitos, medidos, não pelos títulos, mas pela participação e pela organização”.
Presente no momento festivo, o adjunto do Presidente da Câmara Municipal, com palavras de incentivo e elogio ao “ao trabalho desenvolvido pela direção”, reiterou que “o futuro do concelho está nos jovens” e fez questão de deixar um agradecimento especial “aos pais que fazem todos os esforços para acompanhar os seus filhos”.
Antes de receber o “Prémio Incentivo”, atribuído à Junta de Freguesia de Arazede, o seu presidente, Eusébio Campos, desejou os maiores sucessos ao clube e desejou que “Os Águias continuem a ser empreendedores e a ser percursores de uma escola de melhoria contínua”.
No decorrer da cerimónia de entrega de prémios, foram distinguidos os atletas dos escalões de formação – petizes, traquinas, benjamins, infantis, iniciados, juvenis e juniores -, nas categorias de assiduidade, evolução, dedicação e atleta do ano, tendo sido atribuído, também, o troféu “Pai/Mãe do ano” em todos os escalões.
No decorrer da cerimónia foram ainda entregues os prémios “Espírito de Grupo de Amizade”, “Treinador do Ano”, “Colaborador do Ano”, Dedicação ao Clube”, “Dirigente do Ano”, “Incentivo”, “Alto Prestígio”, “Menção Honrosa”, assim como foi feita a distinção dos patrocinadores dos equipamentos dos diversos escalões e a entrega dos prémios do 8° Torneio de Futebol 7 – livre.
Pelo 4º ano consecutivo, o Passeio de Motorizadas e Motas Antigas do Clube MotoMeãs voltou a conquistar os participantes e a superar os números das edições anteriores. No dia 22 de julho, a tradição voltou a cumprir-se nas Meãs do Campo e a iniciativa reuniu mais de 430 participantes que desfilaram as suas motorizadas e motas antigas pelo concelho numa animada jornada de confraternização.
O adjunto do presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, e o presidente da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, Paulo Rama, associaram-se ao evento e fizeram questão de destacar a capacidade de iniciativa da juventude da freguesia na preparação de um passeio que contribui também para reforçar a imagem da freguesia e do concelho.
À semelhança das anteriores edições, antes do Passeio de Motorizadas e Motas Antigas do Clube MotoMeãs se fazer à estrada, o pároco Lucas Pio realizou a cerimónia de bênção das motas, motorizadas, dos seus ocupantes e acompanhantes.
Bastante satisfeito com “a adesão demonstrada” e com palavras de agradecimentos “a todos que ajudaram na organização”, André Maia, do MotoMeãs, referiu: “O aumento do interesse pelas motas e motorizadas, a forma como o passeio está organizado e maneira como as pessoas são recebidas e bem tratadas nas Meãs do Campo são alguns dos fatores que contribuem para o sucesso do evento”.
Depois do passeio de cerca de 50 km pelo concelho, com uma paragem para abastecimento dos condutores e das condutoras, no Parque de Merendas de Montemor-o-Velho, a iniciativa continuou com um almoço convívio nas Meãs do Campo que reuniu ainda mais participantes e uma tarde de perícias motorizadas.
As inscrições para a iniciativa que te oferece três dias repletos de aventura, animação, jogos aquáticos, debates de ideias e workshops terminam hoje, terça-feira, dia 24 de julho.
O Acampamento da Juventude está à tua espera de 27 a 29 de julho, na Ereira.
A iniciativa é organizada pelo Município de Montemor-o-Velho, com o apoio do Conselho Municipal da Juventude e da Junta de Freguesia da Ereira, e é dirigida aos jovens do concelho, com idades a partir 12, quando integrados em grupos, ou com 14 anos, a título individual.
O formulário de inscrição está disponível no site do Município em www.cm-montemorvelho.pt e pode ser enviado para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou pode ser entregue no Balcão Único, entre as 9h e as 12h30 ou entre as 12h e as 16h.
Para mais informações/esclarecimentos liga 930 409 595.
A menos de um mês do Campeonato do Mundo de Velocidade de Canoagem e Paracanoagem, que se realiza, entre 22 e 26 de Agosto, no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, a modalidade de canoagem esteve em destaque nos 21, 22 e 23 de julho, por ocasião dos Jogos Europeus Universitários, com os canoístas portugueses a conquistarem um total de seis medalhas.
No domingo, dia 22, os atletas da Universidade de Coimbra (UC) – David Varela, Francisca Laia e Bruno Afonso – subiram ao pódio três vezes, conquistando o ouro na estafeta mista - 500 metros (David Varela, Francisca Laia) e duas medalhas de prata (David Varela nos K1 1000 metros e Bruno Afonso em C1 1000 metros).
Na segunda-feira, Francisca Laia conquistou a medalha de ouro, em K1 200 metros, tendo repetido o feito com David Varela, em K2 200 metros mistos.
Também em K2 200 metros mistos, Hugo Figueiras e Sara Sotero, da UC, conquistaram a medalha de bronze.
Recorda-se que o Centro Náutico de Montemor-o-Velho, entre 16 e 18 de julho, foi também o palco da modalidade de remo, tendo sido conquistadas quatro medalhas pelos atletas universitários nacionais.
Os Jogos Europeus Universitários decorrem em Coimbra até 28 de julho e vão reunir cerca de 4500 atletas, em representação de 259 universidades de 40 países e repartidos por 13 modalidades em competição.