Desde as coberturas mais simples até às mais elaboradas, as Amêndoas da Páscoa são uma tradição repleta de sabor que atravessa gerações. Conheça a sugestão de José Craveiro, de Tentúgal e sinta-se inspirado/a para preparar esta deliciosa receita de Amêndoas da Páscoa. Amêndoas da Páscoa Receita de José Craveiro, Tentúgal 300g Amêndoas com pele 1dl Água 5g Açucar 2 Colheres de sopa de mel 75g Amêndoas trituradas Colocam-se numa frigideira a água e o açúcar. Leva-se ao lume até ficar quase em caramelo. Junta-se o mel. A este preparado acrescentam-se as amêndoas. Depois de misturadas dispõem-se num tabuleiro de ir…
O Pão de Ló também faz parte do receituário associado à Páscoa em muitas mesas do concelho, da região e do país. Veja como se prepara este bolo com aspeto e sabores inconfundíveis. Pão de Ló Receita de Pedro dos Santos, Santo Varão 12 Ovos Metade do peso dos ovos em açúcar Metade do peso do açúcar em farinha T55 Raspa de limão qb A doçaria tradicional pascal portuguesa celebra os ovos no seu expoente máximo. Neste sentido, cada comunidade cria a sua própria receita de Pão de Ló. Mais ou menos generoso em ovos, mais ou menos húmido, aromatizado…
A Páscoa também se celebra à mesa! Veja como se prepara o tradicional Folar da Páscoa, que apresenta, ao centro, um ovo cozido. Tradicionalmente, este pão doce continua a ser oferecido pelos padrinhos e madrinhas aos/às afilhados/as. Folar da Páscoa Receita de Pedro dos Santos, Santo Varão Receita para 5 unidades Fermento 200g Farinha de trigo T65 30g Levedura fresca 1 Colher de sopa de açúcar Bolos 1kg Farinha de trigo T65 20g Sal 300g Açúcar 200g manteiga sem sal 9 Ovos 1 Cálice de aguardente Canela em pó qb Erva-doce em pó qb Pão doce festivo característico do período…
O Município de Montemor-o-Velho informa que os serviços municipais estarão encerrados na próxima segunda-feira, dia 21 de abril, em virtude da tolerância de ponto concedida aos seus trabalhadores.
A visita de Frei João da Póvoa e de D. Isabel de Azevedo, figuras históricas ligadas ao território de Montemor-o-Velho, e a apresentação teatral dinamizada pela Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra foram as atividades que marcaram a manhã de quinta-feira, 17 de abril, no Castelo de Montemor-o-Velho. Num primeiro momento, as duas ilustres personalidades montemorenses — o confessor de D. João II e a fundadora do Convento de Nossa Senhora de Campos — desvendaram um pouco das histórias das suas vidas e da importância do Castelo. De seguida, a partilha e a inclusão ganharam mais destaque com…