Agenda das Feiras

FEIRA QUINZENAL

A Feira Quinzenal de Montemor-o-Velho, localizada no Largo da Feira de Montemor-o-Velho, é um local acolhedor, adaptado às necessidades do público em geral e a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada.

Para além da Feira Quinzenal, a oferta do comércio existente no Mercado Municipal e a existência de serviços públicos essenciais, como a Câmara Municipal, Autoridade Tributária e Aduaneira, Tribunal, Bombeiros Voluntários, Centro de Saúde, GNR, faz do centro da Vila de Montemor-o-Velho um lugar de excelência para a mesma.

A Feira assegura uma diversidade de oferta aos clientes que lhes permite desenvolver um conjunto de tarefas e atividades num espaço multifacetado dotado de estacionamento adequado, bem como a garantia da compra de produtos de qualidade, da região, e apoio ao desenvolvimento da economia local.

Tome nota: No âmbito do Festival do Arroz e da Lampreia 2024, a feira quinzenal prevista para o dia 6 de março é antecipada para o dia 28 de fevereiro, e a feira de 20 de março não se vai realizar por não estarem concluídas as desmontagens das infraestruturas de apoio ao certame gastronómico. Consulte, aqui, o edital nº 26/2024.

Verifique, abaixo, as datas de realização da “Feira Quinzenal” em 2024:

Nota: nos meses de março e setembro poderá haver o ajuste das datas em função da realização do Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio e da Feira do Ano | Festas Concelhias.

Augusto Nunes Pereira, em 1933, referia-se a esta feira assim: “a quarta-feira em que há feira é quarta-feira casada; aquela em que não há feira é quarta-feira solteira. (…) O cereal entra no mercado entre as sete e as oito horas (…) Às onze horas está terminada a feira dos cereais. (…) É agora a ocasião mais movimentada. As mulheres passam umas pelas outras, com cestas à cabeça, e na cesta a mercadoria já comprada; misturam-se as cores dos trajes contrastando os escuros dos gandareses com os berrantes da Carapinheira, do Moinho da Mata, de Pereira, de Formoselha e de outras terras. Entre a algazarra sobressaem os gritos dos leiloeiros e dos vendedores ambulantes, ou a estafada arenga dos charlatões aos simplórios que os escutam”.

Produtos de Venda: Cordoaria, Plantas e árvores de fruto, Louças e plásticos, Têxteis, Malas e calçado e outros, Frutas e legumes, Produtos agrícolas, Produtos hortícolas, Aves, Bacalhau, Carnes, charcutaria, Padaria, Restauração, Cereais.

Se pretende um lugar na feira, efetue a submissão do pedido, apresentando os seguintes documentos:

- Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão;

- Comprovativo de entrega da Mera Comunicação Prévia, dirigido à Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE);

- Cartão de identificação fiscal (NIF/NIPC);

A ocupação de qualquer banca/terrado/espaço está condicionada ao pagamento das respetivas taxas, sendo o mesmo efetuado em função da área (m²) e da forma de pagamento (trimestral, semestral e anual)

Consulte aqui a tabela de taxas aplicadas.

FEIRA ANUAL

A Feira Anual realiza-se no dia 8 de Setembro, dia de Nossa Senhora da Natividade e teve a sua origem, provavelmente, na festa que nesse dia se realizou durante muito tempo no Hospital de Nossa Senhora de Campos e que envolvia toda a população da Vila.

Um dos objectivos desta Feira é possibilitar a realização de actividades conducentes ao desenvolvimento económico, cultural e social, na área do município e em regiões mais vastas que partilhem idênticas actividades económicas.

Pretende-se igualmente conjugar interesses no sentido de tornar a região mais dinâmica através da realização de uma acção que certamente contribuirá para a mobilização dos agentes económicos e valorização das potencialidades locais, numa área em que a pequena dimensão e fragmentação das explorações levanta dificuldades acrescidas.

A Feira Anual de Montemor-o-Velho, tem como vector principal o apoio ao sector primário da região, ao integrar a Feira do Cavalo, mostra de produtos locais, exposição de alfaias, máquinas e produtos para a agricultura, actividades culturais e recreativas entre outras. Ao longo das últimas edições têm-se observado uma crescente adesão por parte de visitantes e expositores/participantes, levando a que uma realização com estas características tenha ganho uma importância crescente. Esta projecção ficou bem patente na edição do ano transacto com um grande número de visitantes à Feira das Associações e das Tasquinhas e à Feira do Cavalo.

As “Feiras” atrás mencionadas, bem como a Feira das Cebolas (as populações aproveitam para vender cebolas em grandes quantidades) e a Feira dos Farrapos (são vendidas roupas em segunda mão, não só pela população local, mas também por pessoas de toda a região), são parte integrante da Feira Anual.

Convém mencionar que devido à sua antiguidade e tradição, a Feira Anual é conhecida entre as gentes desta terra, como a Feira das Cebolas, ou, Feira dos Farrapos.