Quer fazer uma queima? Saiba como deve proceder

Quer fazer uma queima? Saiba como deve proceder

Preencha o formulário aqui. Quer fazer uma queima para eliminar resíduos vegetais ou sobrantes de exploração florestal e agrícola? Deve preencher o formulário de comunicação prévia - disponível online em http://bit.ly/CP-queima - com a antecedência mínima de 48 horas, para que todos os agentes envolvidos possam ser notificados de forma eficaz. Pode também preenchê-lo no Balcão Único, no Balcão Único Móvel, na Junta de Freguesia da sua área de residência ou comunicando ao Serviço Municipal de Proteção Civil. Não se esqueça que a queima executada sem comunicação prévia à autarquia é considerada uso de fogo intencional, estando sujeito a coimas.…
AVISO | Perigo de incêndio rural

AVISO | Perigo de incêndio rural

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias, está previsto um aumento da intensidade do vento que, em combinação com a continuação do tempo quente e seco, irá manter em valores muito elevados o perigo meteorológico de incêndio. É necessário um cuidado redobrado por parte de todos, de modo a evitar ignições suscetíveis de originar incêndios rurais. Adeque o seu comportamento e atitudes, adotando as medidas de prevenção e precaução na utilização do fogo em espaços rurais. Qualquer uso do fogo está proibido, bem como o lançamento de fogo…
Aviso | Aumento do Risco de Incêndio Rural

Aviso | Aumento do Risco de Incêndio Rural

Setembro chegou quente e a subida da temperatura máxima traz consigo um aumento do risco de incêndio. É, por isso, fundamental adequar os comportamentos e atitudes face ao agravamento do perigo de incêndio rural, adotando as medidas de prevenção e precaução na utilização do fogo em espaços rurais e considerando as restrições em vigor. Perante este quadro meteorológico de persistência de valores elevados da temperatura máxima, o IPMA emitiu aviso amarelo para o distrito de Coimbra até ao final da tarde de terça-feira, dia 3 de setembro. O risco de incêndio florestal exige um cuidado redobrado por parte de todos.…
Aviso | Aumento do Risco de Incêndio Rural

Aviso | Aumento do Risco de Incêndio Rural

As previsões meteorológicas para os próximos dias apontam para um agravamento das condições meteorológicas favoráveis ao incremento do risco de incêndio. Prevê-se um aumento da temperatura, vento fraco a moderado e um decréscimo da humidade relativa do ar, agravando significativamente o risco de incêndio rural. Perante este quadro, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) elevou o estado de alerta especial para o nível amarelo no distrito de Coimbra. É fundamental adequar os comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, adotando as medidas de prevenção e precaução na utilização do fogo em espaços rurais e considerando…
Limpeza e Conservação de linhas de água

Limpeza e Conservação de linhas de água

“No sentido de prestar auxílio técnico no entendimento da lei vigente”, a ARH do Centro, I.P. publicou o Edital n.º 1/2019 e as Normas para a limpeza de cursos de água não navegáveis nem flutuáveis – proprietários de terrenos marginais. Recorda-se que, de acordo com a documentação apresentada, “nos termos da alínea b) do nº 5 do art. 33.º da Lei n.º58/2005, de 29 de Dezembro, os proprietários ou possuidores de parcelas de leitos e margens de linhas de água, nas frentes particulares e fora do aglomerado urbano são obrigados a garantir a limpeza das mesmas”. Consulte o Edital n.º…

Saber...