Câmara e GNR promovem sessões de esclarecimento sobre a gestão de combustíveis

Câmara e GNR promovem sessões de esclarecimento sobre a gestão de combustíveis

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), e o Núcleo de Proteção Ambiental da GNR do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, em parceria com as Juntas e Uniões de Freguesia, encontram-se a realizar sessões de esclarecimento sobre a gestão das faixas de combustível e os critérios de limpeza de terrenos em espaços rurais. As ações de sensibilização iniciaram-se em Liceia, no dia 18 de fevereiro, e vão percorrer as freguesias do Seixo (20 de fevereiro), Tentúgal (23 de fevereiro), Carapinheira (24 de fevereiro), Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca (1 de março), Santo Varão…
Queimas e Queimadas | Novas medidas | Saiba tudo

Queimas e Queimadas | Novas medidas | Saiba tudo

Os incêndios florestais são processos de fogo descontrolados que se propagam em áreas ocupadas por florestas, matos e culturas agrícolas. Constituem uma fonte de perigo para as pessoas, e bens, além de provocarem elevados danos ambientais. Por vezes estes incêndios têm origem em queimas e queimadas não prevenidas. De acordo com o Decreto-Lei 14/2019, de 21 de janeiro, existem novas regras para a execução de queimas e queimadas. QUEIMAS (queima de resíduos vegetais cortados e amontoados) O que é uma queima? É o uso do fogo para eliminação de sobrantes de exploração florestal ou agrícola, cortados e amontoados. Quando posso…
Aviso laranja | Chuva persistente e vento forte

Aviso laranja | Chuva persistente e vento forte

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), verifica-se um agravamento das condições meteorológicas, motivada pela depressão Helena que está a afetar Portugal Continental em particular no que respeita ao vento e à agitação marítima na costa ocidental. A previsão para hoje é de vento forte e com rajadas até 110km/h a norte do Cabo Mondego até meio da tarde, agitação marítima forte, aguaceiros por vezes de granizo e acompanhados de trovoada e sob a forma de neve nas terras altas. Adicionalmente, devido a uma massa de ar polar pós-frontal fria, prevê-se ocorrência…
Aviso | Chuva persistente e vento forte

Aviso | Chuva persistente e vento forte

Está prevista a ocorrência de chuva persistente, por vezes intensa, e de vento forte até sexta-feira, dia 1 de fevereiro. Acima dos 1000/1200 metros de altitude pode ocorrer queda de neve e, nas zonas junto à orla costeira, é previsível uma forte agitação marítima. O distrito de Coimbra está, por isso, sob aviso amarelo do IPMA entre as 15h e as 21h de quinta-feira, dia 31 de janeiro. Para sexta-feira, dia 1 de fevereiro, o IPMA sobe o nível de alerta, com aviso laranja, uma vez que se vai verificar uma intensificação significativa do vento sobretudo no litoral a norte…
Limpe a faixa de gestão de combustíveis e remova as árvores caídas junto a vias. É obrigatório e vital.

Limpe a faixa de gestão de combustíveis e remova as árvores caídas junto a vias. É obrigatório e vital.

Até 15 de março de 2019 é obrigatório proceder à gestão de combustíveis (limpeza de vegetação) numa faixa de largura não inferior a 50 metros de edificações inseridas em espaços rurais. A execução das operações de limpeza compete ao proprietário, arrendatário ou usufrutuários ou entidades que detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais. No caso de aglomerados populacionais esta faixa de proteção estende-se até aos 100 metros. O Município de Montemor-o-Velho avançará com a limpeza coerciva dos terrenos que não cumprirem a legislação em vigor, instaurando um processo por contraordenação, sendo que, paralelamente à coima por incumprimento, o…

Saber...