Prevenção é prioridade face ao risco de cheia no Baixo Mondego

Prevenção é prioridade face ao risco de cheia no Baixo Mondego

Perante o risco acrescido de cheias no Baixo Mondego, as autoridades de Proteção Civil reforçam a mensagem de prevenção, preparação e serenidade, sublinhando que estão mobilizados todos os meios necessários para garantir a segurança das populações. Após uma reunião em Montemor-o-Velho, que juntou à mesma mesa os Presidentes das Câmaras Municipais de Montemor-o-Velho, Soure e Coimbra, o Comandante Sub-Regional da Proteção Civil, os Presidentes de Junta do concelho, as forças da proteção civil, segurança social, saúde e as associações de agricultores da região, e onde José Veríssimo destacou a necessidade de união, serenidade, resiliência e prevenção para nos prepararmos para…
CCDRC disponibiliza plataforma para declaração de prejuízos agrícolas

CCDRC disponibiliza plataforma para declaração de prejuízos agrícolas

A Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) disponibilizou uma plataforma para a declaração de prejuízos agrícolas causados pelas tempestades recentes que afetaram a região Centro. Os agricultores cujas explorações tenham sido afetadas devem proceder à declaração dos prejuízos, com vista à eventual abertura de um aviso para o restabelecimento do potencial produtivo, no âmbito do PEPAC. Esclarece-se que não se trata de uma candidatura, mas sim de uma declaração de prejuízos, necessária para a avaliação dos danos e para a eventual ativação de medidas de apoio. A declaração de prejuízos deve ser efetuada através da plataforma…
Esclarecimento da Agência Portuguesa do Ambiente | Situação no dique do Rio Mondego

Esclarecimento da Agência Portuguesa do Ambiente | Situação no dique do Rio Mondego

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu, esta noite (30 de janeiro de 2026), um esclarecimento a informar que não se encontra em curso, neste momento, qualquer fenómeno de instabilidade ou insegurança estrutural no dique do Rio Mondego. Esta conclusão resulta da inspeção técnica realizada esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), na sequência do aparecimento de ressurgências nas juntas de construção do talude exterior do dique, na zona sob o tabuleiro da Autoestrada A1, ocorrido no dia 29 de janeiro. Como medida preventiva, e atendendo à possibilidade de subida do nível da água…
Município de Montemor-o-Velho ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias

Município de Montemor-o-Velho ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias

Perante o aumento dos caudais do rio Mondego e o risco elevado de cheias no concelho, e na sequência da passagem da depressão Kristin, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, pelas 20h00 desta quinta-feira, dia 29 de janeiro. “Ainda não foi possível recuperar totalmente dos efeitos da depressão que atingiu o concelho na madrugada de ontem, dia 28 de janeiro, e já nos encontramos novamente em alerta devido ao risco elevado de cheias. Apesar de estarmos, em articulação com as autoridades competentes, a monitorizar de forma contínua o…
Informação - Escolas reabrem amanhã

Informação - Escolas reabrem amanhã

O Município de Montemor-o-Velho informa que as escolas públicas do concelho reabrem amanhã, dia 29 de janeiro, em todos os níveis de ensino. Esta decisão resulta de uma articulação entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, tendo em consideração o restabelecimento progressivo do fornecimento de energia elétrica no concelho, atualmente em curso pela E-Redes, e a previsão de reposição em grande parte do território. Mais se informa que mesmo nas localidades onde a energia elétrica não esteja ainda reposta, as aulas vão decorrer normalmente, bem como as refeições. O Município agradece a compreensão dos pais e…

Saber...