O acesso à Ereira encontra-se fortemente condicionado à circulação de veículos ligeiros, devido à subida do nível das águas, podendo vir a ser necessário o corte da via. O Município de Montemor-o-Velho está a assegurar, de forma contínua, o transporte de pessoas entre a Ereira e a Ponte de Verride, com recurso a veículos pesados dos Fuzileiros e da Força Especial de Proteção Civil. Os veículos ligeiros da população devem ser estacionados na Ponte de Verride, não devendo prosseguir para a Ereira, uma vez que a estrada de acesso se encontra fortemente condicionada pela subida do nível das águas. O…
O Município de Montemor-o-Velho mantém o acompanhamento permanente da situação no Vale do Mondego, em articulação com as entidades competentes. A Barragem da Aguieira encontra-se a 64% da sua capacidade, resultado de uma gestão dos caudais que permitiu baixar os níveis da barragem e criar encaixe para acolher os picos de pluviosidade previstos para os próximos dias. A ponte do açude está a debitar cerca de 1.015 m³/s, no âmbito da gestão controlada dos caudais que tem sido feita. O Município continua no terreno a monitorizar hora a hora a situação, em particular os rios, taludes e níveis de subida…
O Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho participou numa reunião na Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em Coimbra, com a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, dedicada à situação da bacia hidrográfica do Mondego, na sequência das recentes intempéries. Durante o encontro, a Ministra sublinhou que o Mondego é atualmente o rio que mais preocupa a nível nacional, assumindo como prioridade a realização de intervenções que aumentem a sua resiliência face a fenómenos meteorológicos extremos. Nesse contexto, foi reiterada a intenção do Governo de avançar com o concurso da Barragem de Girabolhos, bem como de avaliar e…
No seguimento do pedido apresentado pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, o Governo decidiu suspender temporariamente o pagamento de portagens na A14, entre Santa Eulália e o nó de Ançã, como medida de mitigação dos impactos provocados pela passagem da depressão Kristin e da subida do nível das águas do Mondego, que está a afetar as vias de comunicação no território. A suspensão entra em vigor a partir da meia-noite de quarta-feira (dia 4 de fevereiro) e terá a duração prevista de oito dias, visando minimizar os constrangimentos à mobilidade, apoiar a população e facilitar a circulação…
Está cortado o troço da A14 entre Montemor-o-Velho e a Figueira da Foz, devido a alagamento.Sentido Coimbra → Figueira da Foz: corte entre o nó de Montemor-o-Velho e o nó de ligação à A17.Sentido Figueira da Foz → Coimbra: corte entre o nó da A17 e o nó de Maiorca (Santa Eulália).A circulação deverá ser efetuada por Quinhendros - Santo Amaro da Boiça - Maiorca, e vice-versa.Também a EN 347 se encontra encerrada desde o final de tarde de ontem, no troço entre Montemor-o-Velho e Alfarelos. Consulte o mapa das vias condicionadas, em atualização permanente, e planeie o seu percurso…