Itens filtrados por data: domingo, 03 novembro 2019
O Salão Multiusos de Abrunheira voltou a encher-se de animação e sabor, no dia 3 de novembro, com o 2º Festival das Sopas da FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira.
Numa exaltação dos deliciosos sabores tradicionais, a FIRA manteve-se igual a si própria e proporcionou um espetáculo bem afinado, criando mais um elevado momento cultural feito, desta vez, ao redor da gastronomia.
Assim, os cerca de 120 comensais puderam apreciar as sopas de grão, da pedra, à lavrador, caldo verde, de peixe e da pedra e divertir-se, durante a tarde, com a animação a cargo do organista Fernando Silva (ex-Bandazona).
O vereador Décio Matias, acompanhado do presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, Carlos Alves, marcou presença na iniciativa e destacou: “Uma vez mais, a FIRA volta a mostrar que é uma associação de referência do nosso concelho, sendo um exemplo daquilo que deve ser um tecido associativo dinâmico, promovendo atividades culturais de excelência e transversais à sua atividade principal”.
No momento, Bruno Reis, presidente da direção da FIRA, agradeceu a presença de todos disse: “Esta é mais uma iniciativa que vem ajudar a angariarmos verbas para o funcionamento da FIRA e, por isso, é importante a vossa presença, mas também o apoio de todos aqueles que contribuíram com ingredientes para fazermos as sopas”.
 
Publicado em Notícias
Sob o mote “Ofereça o que tem, compre o que precisa” decorre, ao longo do dia, no Centro Cultural do Seixo de Gatões, a 8ª edição da Feira de Outono da EB1 e do Jardim-de-infância.
De entrada livre, a Feira de Outono, tem à disposição dos visitantes uma variada oferta de produtos agrícolas, compotas e azeite feitos pela escola, assim como uma área de refeições, petiscos e bar, pinturas faciais e modelagem de balões e, pela primeira vez, uma minifeira da ladra, uma feira de livros em 2ª mão e arroz doce quentinho feito ao vivo.
“Esta feita continua a ter como principal propósito a angariação de verbas para a realização de algumas atividades ou ações letivas, de modo a que todas as crianças possam ter as mesmas oportunidades de desenvolvimento”, esclareceu Patrícia Figueiredo, presidente da Comissão Pais da EB1 e do Jardim-de-infância do Seixo de Gatões.
O vereador Décio Matias elogiou a iniciativa e, ao desejar “que a feira seja mais um grande sucesso”, congratulou-se “pela capacidade que a comunidade tem em se unir e de contribuir em torno de uma causa comum e, ao mesmo tempo, promover a qualidade dos produtos locais”.
No momento, o vereador destacou também “o excelente exemplo que os pais e encarregados de educação estão a dar aos seus educandos, ao transmitirem a importância de todos se unirem e trabalharem em prol do bem-estar e do desenvolvimento de todos”.
Durante a manhã, a animação ficou a cargo do grupo Mind Dance e, durante a tarde, a festa continua com as interpretações musicais de Filipa Gomes e com a animação do Karaoke e Dj David Guímaro.
A Feira de Outono encerra às 18h.
Publicado em Notícias
domingo, 03 novembro 2019 11:12

2º Festival das Sopas FIRA | Abrunheira

12h30 | Salão Multiusos de Abrunheira

Animação musical com o organista Fernando Silva

 

Marcações: Sede da FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira, Abílio Cachulo, Bruno Reis.

Publicado em Agenda Cultural
O último dia do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2019 foi assinalado, no concelho de Montemor-o-Velho, no espaço Patinhos Eventos. No dia 31 de outubro, o VI Encontro DECIR, organizado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra, reuniu cerca de 600 operacionais de todo o distrito para um momento de convívio e confraternização.
Bastante satisfeito por receber, em Montemor-o-Velho, “tantos heróis e tantas heroínas do distrito de Coimbra”, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, agradeceu ao comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Coimbra ter escolhido o concelho para a realização do VI Encontro DECIR e destacou: “Receber-vos é um motivo de grande orgulho para mim, para o município, para a minha equipa e para todos aqueles que em Montemor-o-Velho lutam, tal como vocês, pela nossa causa”.
“Vocês são, efetivamente, os heróis e as heroínas desconhecidas de todos os incêndios deste distrito. Muito obrigado pela vossa coragem. Este distrito e Portugal agradece-vos”, reiterou.
Com palavras de agradecimento e de reconhecimento aos diversos agentes de Proteção Civil do distrito, entidades, instituições e com uma palavra especial para todos os bombeiros e bombeiras, o comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Coimbra, Carlos Luís Tavares, referiu: “Estamos aqui hoje 600 operacionais, o mesmo número que mobilizámos para o maior incêndio do distrito de Coimbra, em Miranda do Corvo, no dia 13 de setembro. Não há mesmo distrito como nosso. Vocês são impecáveis”.
Ao referir que foi registada uma área ardida de 646 hectares e que enfrentaram 325 incêndios rurais, sendo que “um deles foi responsável por mais de 75% da área total ardida”, Carlos Luís Tavares, sublinhou: “Podemos concluir que extinguimos, em ataque inicial, 324 incêndios que não foram notícia porque vocês, homens e mulheres aqui presentes, muito trabalharam e suaram, muito se empenharam e planearam e muito bem comandaram e arriscaram para obter este excelente resultado que se designa por eficácia”.
Na ocasião, o comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Coimbra, dirigindo-se ao Município e ao Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, e alargando também as palavras de agradecimento aos restantes municípios e aos seus presidentes, agradeceu a “colaboração e amizade”, assim como agradeceu ao Comandante e aos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho pela colaboração na organização do jantar e à sua equipa do CDOS de Coimbra.
“Orgulho-me em ser o vosso comandante distrital. Viva o distrito de Coimbra. Juntos somos mais fortes”, concluiu.
Para a história do jantar DECIR 2019 do distrito de Coimbra fica ainda um momento de homenagem a Inês Lopes.
“Quando cheguei, em 2013, ao CDOS, a engenheira Inês Lopes era a oficial do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas trabalhando nesta função até 2019, tendo saído para abraçar outro projeto de vida”, começou por referir o comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Coimbra.
Ao reconhecer que se trata de “uma pessoa de trato fácil, humilde, competente e sempre do lado da solução”, Carlos Luís Tavares lembrou a sua presença constante “nos momentos de glória, mas também nos momentos de tristeza dando o seu importante contributo ao Comando Distrital”.
Assim, a homenageada recebeu flores e uma lembrança de “reconhecimento pela sua amizade e dedicação” das mãos do comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Coimbra, Carlos Luís Tavares, do presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra (FBDC), Fernando Carvalho, e do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.
No momento, Inês Lopes agradeceu o gesto e a palavras e referiu: “Foi sempre com muito prazer que trabalhei com todos, agradeço muito o que aprendi e continuo disponível para ajudar”.
À semelhança das edições anteriores e de forma graciosa, o duo Déjà Vu, constituído por José Luís e Carlos Campos, voltou a ser responsável pela animação do jantar convívio.
Publicado em Notícias
domingo, 03 novembro 2019 10:05

Baixo Mondego Tuned & Classic Motorfestival

Exposição automóvel, focada nos estilos OEM+, German Style, Euro Style, Old School e Clássicos

Pavilhão Multiusos | Carapinheira

9h - Início entrada de viaturas.
10h - Abertura da Exposição ao público.
12h - Limite entrada de viaturas para exposição.
12h30 - Almoço convívio: porco no espeto.
15h - Drift Show.
17h - Magusto.
17h30 - Entrega de Lembranças.
19h - Encerramento ao público.


Org.> Asphalt Emotion Club (Baixo Mondego Squad)

Saiba mais em https://www.facebook.com/events/2111700949134033/

 
 
 
 
 
Publicado em Agenda Cultural

Saber...