Itens filtrados por data: sexta, 08 novembro 2019
Subordinado ao tema “A Geração i: Crianças de hoje, Adultos de amanhã - Que Futuro?”, decorreu, no dia 8 de novembro, o VI Encontro Inter CPCJ's (Comissões de Proteção de Crianças Jovens), na Quinta do Outeiro, em Tentúgal.
Ao longo do dia, cerca de duas centenas de técnicos participaram na iniciativa organizada pela CPCJ de Montemor-o-Velho e cuja dinamização esteve sob a responsabilidade das CPCJ's de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira e Montemor-o-Velho, tendo também a parceria da EAPN - Rede Europeia Anti Pobreza em Portugal.
Na sessão de abertura, a vereadora Paula Rama, na qualidade de presidente da CPCJ anfitriã, deu as boas-vindas aos participantes e salientou: “O objetivo deste encontro é falar das nossas crianças e jovens e dos novos desafios que lhes são apresentados todos os dias e a forma como lidam com eles”.
No momento, o padre Jardim Moreira, diretor da EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza, ao colocar em evidência “a importância do trabalho em rede” para tratar das questões das crianças e jovens referiu: “Defendemos que o combate à pobreza é uma questão de promoção da igualdade social. É preciso proporcionar as mesmas oportunidades para que as pessoas possam desenvolver as suas capacidades”.
Com palavras de elogio a todos os envolvidos nas CPCJ's “que fazem um trabalho incrivelmente importante em prol das crianças e jovens dos seus municípios”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, ao lembrar que “a luta contra a pobreza é uma luta que nunca está acabada”, aludiu ainda a outros fatores de risco no desenvolvimento das crianças e jovens que devem ser estudados pelas CPCJ's. Dando como exemplos a desigualdade de oportunidades no acesso à educação e as diversas formas de violência e agressão aos jovens, o edil montemorense alertou ainda para as questões relacionadas com o mundo digital.
“Muito obrigado pela vossa total disponibilidade gratuita e altruísta em prol das crianças, em prol dos adultos de amanhã, em prol daqueles que vão cuidar de nós, daqueles que vão tratar do nosso futuro e do futuro do nosso país”", reforçou.
Durante o VI Encontro Inter CPCJ´S foi também assinado o protocolo de colaboração entre as CPCJ’s, os respetivos municípios e a EAPN Portugal.
À margem da cerimónia, Emílio Torrão congratulou-se com “a iniciativa muito importante para o território” e que vem reforçar a cooperação entre as diversas entidades.
De igual modo, a vereadora Paula Rama, presidente da CPCJ de Montemor-o-Velho, referiu: “As CPCJ's já desenvolviam um trabalho conjunto, porém esta formalização vem contribuir para um maior fortalecimento da nossa atividade feita a pensar nas crianças e jovens”.
Recorda-se que, desde 2013, de modo informal, as CPCJ''s de Cantanhede, Mealhada e Mira às quais, em 2017, se juntaram as Comissões da Figueira da Foz e de Montemor-o-Velho, sempre com o apoio e acompanhamento da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, têm cooperado e desenvolvido um trabalho de parceria.
 
 
Assinatura do Protocolo | presenças
 
Pelos Municípios:
- Presidente de Câmara Municipal de Montemor-o-Velho – Emílio Torrão
- Presidente de Câmara Municipal de Cantanhede – Helena Teodósio
- Presidente de Câmara Municipal de Mira - Raul Almeida
- Vice-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz - Ana Carvalho
- Vereador da Câmara Municipal da Mealhada – Nuno Gomes
 
Pelas CPCJ´S:
Presidente da CPCJ de Montemor-o-Velho – Paula Rama
Presidente da CPCJ da Figueira da Foz - Sandra Lopes
Presidente da CPCJ de Mira - Dulce Cainé
Presidente da CPCJ de Cantanhede - Célia Simões
Presidente da CPCJ da Mealhada - Maria Vicente
 
Pela EAPN Portugal (Rede Europeia Anti-Pobreza /Portugal, Associação)
O Presidente da Direção da EAPN - padre Agostinho Jardim Moreira
Publicado em Notícias
 9h30 | encontro dinamizado pelas CPCJ´S de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e em parceria com EAPN Portugal | Quinta do Outeiro | Tentúgal
 
Inscrições até 5 de novembro até às 16 horas.
Publicado em Agenda Cultural

Saber...