Itens filtrados por data: sexta, 13 dezembro 2019
Ao longo da semana e quase a entrarem no final da primeira pausa letiva, as crianças do concelho têm vindo a assinalar a época Natalícia com diversas atividades. Os momentos de convívio e confraternização fazem-se também com a participação de pais e encarregados de educação, professores, auxiliares, entidades e na companhia dos amigos e colegas de escola.
No dia 13 de dezembro, o Centro Social, Recreativo e Cultural (CSRC) das Faíscas, recebeu a festa dos Jardins de infância da freguesia de Arazede, dinamizada pela Junta de Freguesia e que, pela primeira vez, juntou as crianças dos estabelecimentos de Arazede, Bunhosa e Tojeiro.
“Esta é uma época festiva para todos e, por isso, quisemos preparar uma festa também para os mais pequenos aproveitarem”, referiu Eusébio Campos, presidente da Junta de Freguesia de Arazede.
No momento, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, desejou “um feliz Natal e um bom ano de 2020” e deixou palavras de incentivo a toda a comunidade educativa para que, em conjunto, “continue a proporcionar um ambiente que incentive os mais pequenos a aprender e a brincar muito”.
Antes da chegada do Pai Natal que entregou algumas lembranças e do lanche de confraternização, a festa contou a apresentação da peça “# de Natal”, pelo grupo Caixa de Palco, e com o espetáculo de dança protagonizado pela escola de dança Afriklave.
Publicado em Notícias

Na sexta-feira, 13 de dezembro, o dia foi de azar para o plástico na Escola Secundária de Montemor-o-Velho, mas para a saúde e para o ambiente foi um dia de sorte porque ganharam dezenas de novos aliados com maior consciência ambiental: os alunos das várias turmas do 12º ano.
Durante o dia, as máquinas de venda automática estiveram desligadas, as sandes vendidas no bar não tinham a habitual película aderente, assim como não estiveram disponíveis garrafas e produtos embalados em plástico.
A ideia, acolhida pela direção do AEMOV – Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, partiu do Projeto MoV Saudável e da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Montemor-o-Velho e contou também com a sessão de debate “Dia Sem Plástico” realizada na biblioteca do AEMOV e que ficou a cargo de Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho e professor na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e de Catarina Costa, chefe de unidade de Ambiente, Limpeza Urbana e Saúde Animal da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.
Antes do participado debate e troca de ideias com os alunos e docentes, Fernando Ramos, ao aludir “à importância da temática” e “ao trabalho que se encontra a ser desenvolvido pelo Município”, sublinhou: “Seremos mais e melhores cidadãos se, com empenho, pudermos apreender e colocar em prática as boas práticas ambientais, e contribuir para a sua divulgação”.
De igual modo, Catarina Costa, ao apresentar, por exemplo, alguns dados referentes ao plástico no que diz respeito ao seu circuito no meio ambiente, deu nota de algumas das medidas e projetos ambientais desenvolvidos pelo Município, assim aproveitou o momento para desmitificar e esclarecer procedimentos referentes à recolha e seleção de resíduos. “A mudança tem que partir de nós. Quando jogamos lixo fora, não o estamos a tirar da nossa casa que é o nosso planeta, estamos só a tirá-lo da nossa área de visão. É fundamental reduzir a quantidade de plástico no nosso dia a dia, mas também é preciso fazer uma utilização consciente e que possibilite o seu correto encaminhamento para a reciclagem”.
Satisfeitos pela forma como decorreu a ação, Eduardo Cascão (presidente) e Inês da Cardoso, da Associação de Estudantes, e Beatriz Pereira, Neuza Ribeiro e Ana Tocha, do projeto ambiental MoV Saudável, criado no ano letivo 2017/2018 e que, entretanto, ganhou vida própria fora da escola, destacaram a importância de defender a saúde e o ambiente do plástico e reiteraram a vontade de continuar a organizar iniciativas semelhantes para continuar a sensibilizar a comunidade escolar e a sociedade civil.

Publicado em Notícias
Castelo Mágico 2019 Programa / Atividades
 
 
Parada do Pai Natal | 4ª a domingo | 10h | Praça do Município > Castelo
Espetáculo Nico e a Magia de Natal | 4ª a 6ª às 11h e às 15h // sábados e domingos às 17h | Palco Principal
 
Espetáculos encantados do imaginário infantil | sábados e domingos (a partir de dia 7 de dez) | 12h e às 15h | Palco Secundário
Peter Pan | 14 dez
Duendes Cantores | 15 dez
O Casting Real | 21 dez
O Génio da Lâmpada | 22 dez
Elsa & Anna | 28 dez
Princesas em Concerto | 29 dez
Branca de Neve | 4 jan
Vaiana | 5 jan
Carrossel dos Encantos
Pista de gelo (coberta)
Casa do Pai Natal
 
Hemispherium Viajante (Planetário)
de 4ª a 6ª > 8 sessões diárias
10h30 – Animais Nossos Amigos / 11h15 – A Menina que Caminhava ao Contrário / 12h00 – A Noite do Vampiro / 14h00 – O Corpo Humano – a máquina mais complexa / 14h45 – Animais Nossos Amigos / 15h30 – A Menina que Caminhava ao Contrário / 16h15 – Da Terra ao Universo / 17h00 – O Universo de Escher
sábados e domingos > 10 sessões diárias
10h30 – Animais Nossos Amigos / 11h15 – A Menina que Caminhava ao Contrário / 12h00 – O Corpo Humano – a máquina mais complexa / 12h45 – Da Terra ao Universo / 14h45 – A Noite do Vampiro / 15h30 – O Corpo Humano – a máquina mais complexa / 16h15 – Animais Nossos Amigos / 17h00 – O
Universo de Escher / 17h45 – A Menina que Caminhava ao Contrário / 18h30 – Da Terra ao Universo
 
Castelo Mágico 2019 Programa / Atividades
Praças de Neve
Slide das Muralhas
Insufláveis
Mercadinho de Natal
Museu Xmas Selfies
Globo de Neve
Baloiço Panorâmico
Praça da Restauração
Animação de rua permanente
 
E ainda:
Xmas Neon Run & Party | 14 dez | 19h30 | Praça da República
 
 
Informações gerais
 
Castelo Mágico
30 de novembro a 5 de janeiro
De quarta a domingo
Castelo de Montemor-o-Velho
Fins-de-semana: 10h às 19h30
Semana: 10h às 18h
Dias 25 de dezembro e 1 de janeiro o Castelo Mágico estará encerrado
 
Mais informações em www.castelomagico.pt
Publicado em Agenda Cultural

Saber...