Itens filtrados por data: quinta, 02 junho 2022
O Pastel de Tentúgal, IGP, voltou a ser reconhecido com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2022, na categoria de doçaria regional, na cerimónia realizada em Reguengos de Monsaraz, no dia 2 de junho.
Este ano, a 5ª edição do prémio envolveu a participação de 425 mil consumidores portugueses que nomearam, avaliaram e, por fim, premiaram 114 ícones nacionais e 112 empresas com o Prémio Cinco Estrelas.
 
Presente na iniciativa, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, deixou palavras de elogio à doçaria conventual de Tentúgal: “a conquista do Prémio Cinco Estrelas é mais um reconhecimento da excelência do Pastel de Tentúgal e da doçaria conventual e tradicional do concelho de Montemor-o-Velho”. Agradecendo à organização e aos consumidores, Célia Craveiro acrescentou que “o Pastel de Tentúgal, IGP, continua a conquistar galardões e a criar doces memórias de Tentúgal e do concelho de Montemor-o-Velho". “Para além de ser um delicioso embaixador da doçaria nacional, o Pastel de Tentúgal, IGP, é um motor de desenvolvimento da região, constituindo-se como um enorme motivo de orgulho para todos nós”, salientou Célia Craveiro que recebeu o Prémio com a presidente da Associação dos Pasteleiros de Tentúgal, Daniela Dias.
 
Recorda-se que o distrito de Coimbra conquistou 15 Prémios Cinco Estrelas Regiões 2022 em diversas categorias.
Conheça os vencedores em https://r.cinco-estrelas.pt/vencedores-2022/
Publicado em Notícias
Numa semana dedicada às crianças, Montemor-o-Velho recebeu, esta quinta-feira, dia 2 de junho, uma ação de divulgação do programa "Cidades Amigas das Crianças", da UNICEF.
 
"Fico muito feliz cada vez que conseguimos encher uma sala para falar e para discutir matérias relacionadas com crianças. Significa que estamos todos a pensar e a projetar o futuro, estamos todos a trabalhar para as crianças, e não há nada de mais nobre. Obrigada por dizerem sempre sim quando se trata de defender os direitos das crianças." Foi desta forma que a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e também presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, recebeu as mais de duas dezenas de participantes na iniciativa promovida no âmbito do projeto ADN - Ativar Direitos dos mais Nov@s, implementado pela Associação Fernão Mendes Pinto (AFMP).
Elogiando todo o trabalho desenvolvido pelo projeto ADN e a transformação que gerou ao longo das diversas atividades desenvolvidas, Diana Andrade reiterou o "orgulho imenso que é ter no nosso território, no concelho de Montemor-o-Velho, uma entidade como a AFMP, que todos os dias, desde há largos anos, trabalha na proteção das crianças".  E acrescentou que, perante o desafio do projeto ADN de acolher este momento de divulgação do programa Cidades Amigas das Crianças, a CPCJ de Montemor-o-Velho dirigiu o convite aos parceiros do projeto e a diversas entidades "pois este projeto terá de ser encarado em rede por toda a comunidade". "Todos os dias pugnamos e trabalhamos para que os direitos das crianças sejam acautelados e salvaguardados, mas sabemos que é um trabalho contínuo para que sejamos cada vez mais vilas, cidades e territórios verdadeiramente amigos das crianças", concluiu.
 
Na ocasião, Marta Santos, da AFMP, explicou que o projeto ADN, que se encontra na sua fase final, pretende deixar "algo no terreno com efeito multiplicador".
Todo o trabalho desenvolvido em prol da defesa dos direitos das crianças, junto das crianças, famílias, entidades, técnicos e profissionais pelo projeto ADN, pelas CPCJ's e pelos Municípios constitui "uma boa base de trabalho para que os Municípios possam candidatar-se a este selo de qualidade da UNICEF e, assim, termos vilas e cidades cada vez mais amigas das crianças", acrescentou.
 
Perante as diversas entidades presentes no auditório da Biblioteca Municipal de Montemor-o-Velho, Teresa Mota Capitão, da UNICEF, sublinhou que "é um sinal muito positivo estarem aqui hoje para falarmos dos direitos da criança" e explicou o programa lançado pela UNICEF em 1996, as fases do processo e os seus objetivos.
Recorde-se que a iniciativa Cidades Amigas das Crianças é um movimento global que, incorporando a Convenção sobre os Direitos da Criança ao nível local, pretende melhorar a qualidade de vida das crianças, reconhecendo e realizando os seus direitos nas decisões, políticas e programas dos municípios e incentivando à adoção de uma política coordenada para a infância e adolescência. 
Publicado em Notícias

Freguesia de Arazede

2 de junho | Procissão das Velas

3 de junho | Banda Tema + És+Much

4 de junho | Top Som + Dj Bráulio vs. Dj João Maçãs

5 de junho | Missa seguida de Majestosa Procissão

+

Filarmónica Arazedense

Rancho Folclórico Meãs do Campo

 

Org.> CACTO - Centro de Assistência e Cultura do Tojeiro

Publicado em Agenda Cultural

De junho a agosto, sempre aos fins de semana, o “Castelo Sente” Economia Local com o Mercado de Produtos Endógenos.

Na visita ao Castelo, entre as 10h e as 18h, os/as visitantes são desafiados a adquirir os produtos feitos pelos artesãos e produtores locais, sendo uma oportunidade para ficar a conhecer o artesanato, o mel, o azeite e o arroz Carolino do Baixo Mondego.

Neste primeiro fim de semana, Margarida Fernandes, da Magia dos Pontinhos (tecelagem de bordados), Vera Pardal, da Sofy Biju (costura criativa, bijuteria e acessórios para casamento) e Graça Cavaleiro, da Bolachinhas da Foz, são as artesãs e produtoras locais presentes.

A iniciativa acontece no âmbito da programação regular “Castelo Sente”, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho.

O Castelo de Montemor-o-Velho está aberto diariamente, entre as 10h e as 18h30.

A entrada é livre.

 

 

 

Publicado em Notícias

Centro Náutico | Agenda Desportiva, 4 e 5 de junho

No fim de semana de 4 e 5 de junho, a atividade desportiva no Centro Náutico de Montemor-o-Velho vai contar com as modalidades de canoagem, pesca desportiva e remo.

No sábado, durante todo o dia, cerca de 500 canoístas, participam no Inter-Regiões Regatas em Linha 2022 (K2, C2, K4 e C4), numa organização da Federação Portuguesa de Canoagem, das associações de canoagem do Norte de Portugal, da Madeira e dos Açores, e do Conselho de Arbitragem.

A pesca desportiva vai também estar em destaque, durante o fim de semana, com as 1ª e 2ª Provas do Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Zona Norte, sendo uma organização Federação Portuguesa de Pesca Desportiva.

No dia 5, o Centro Náutico acolhe ainda a realização de provas de acesso à Equipa Nacional de Remo, promovidas pela Federação Portuguesa de Remo.

 

Pavilhão Municipal | Agenda Desportiva, 5 de junho

No dia 5 de junho, a agenda desportiva do Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho vai ser preenchida com a modalidade de futsal.

Assim, no domingo, às 11h30, realiza-se o jogo de treino Casa do Benfica de Montemor x S. João (escalão de infantis), seguindo-se, às 16h, o jogo Casa do Benfica de Montemor x C. S. João, num encontro a contar para o Torneio de Encerramento Sub-19.

Às 18h, o programa desportivo termina com mais uma jornada da Taça Nacional Sub-15, com um jogo entre a Casa do Benfica de Montemor e Fc Barreirense.

 

As diversas iniciativas contam com o apoio do Município de Montemor-o-Velho e têm entrada livre.

Publicado em Notícias

Saber...