Itens filtrados por data: domingo, 24 julho 2022

Este domingo, dia 24 de julho, o entardecer no castelo de Montemor-o-Velho foi ainda mais especial com a atuação dos/as jovens músicos da Associação Filarmónica União Verridense (AFUV) e da Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira (FIRA).

A vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, marcou presença na iniciativa, fez questão de agradecer “o momento incrível” e, ao desejar que estivesse “mais gente a partilhar convosco este momento intenso de cultura”, lembrou: “Quando se trata de cultura, se nós conseguirmos passar a mensagem a uma pessoa já valeu a pena, se conseguirmos passar a duas, melhor ainda, e conseguirmos passar a três, da próxima vez serão muitos mais”.

“Sinto uma enorme gratidão pela vossa presença aqui. São jovens e poderiam estar a fazer mil coisas e preferiram estar aqui ao serviço do concelho, da cultura e do associativismo. Muito obrigado!”, concluiu Diana Andrade.

Promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, a iniciativa aconteceu no âmbito da programação cultural regular “Castelo Sente e realiza-se, novamente, no próximo domingo, às 17h30, com as atuações de elementos da Academia Musical Arazedense (AMA) e da Associação Filarmónica 25 de setembro.

O castelo de Montemor-o-Velho está aberto diariamente, entre as 10h e as 18h30.

A entrada é livre.

Publicado em Notícias

O Centro Social Paroquial da Carapinheira (CSPC) retomou a comemoração do Dia dos Avós (assinalado a 26 de julho) e, este domingo, celebrou a data com o tradicional almoço convívio intergeracional, reunindo dezenas de convivas.

No momento, o vice-presidente da instituição carapinheirense, Vítor Travassos, lembrou que foram comtemplados com um apoio ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais de 3ª Geração (PARES 3.0) e que, “quando o estudo geotécnico estiver feito, vai ser possível lançar, a curto prazo, o concurso para lançar a obra” para a construção da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) - a Residencial (Lar) de Nª Srª das Dores.

Na iniciativa que contou também com a presença do presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, do seu executivo e de representantes da Assembleia de Freguesia, a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, sublinhou: “Para a Câmara Municipal, é sempre uma enorme honra estar presente neste evento a celebrar o Dia dos Avós que são pessoas insubstituíveis na vida dos seus netos e que farão sempre parte da sua história, das suas memórias e de tudo o que terão de mais bonito para recordar ao longo da vida”.

Com palavras de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição carapinheirense e a todos que a apoiam, a Vereadora referiu: “Quando o CCSP faz uma candidatura ao programa PARES 3.0 e lhe é atribuída uma verba é porque há mérito, muito trabalho feito anteriormente e a garantia de que o dinheiro vai ser bem empregue e colocado ao serviço das pessoas, por forma a dar uma resposta real as necessidades desta freguesia”.

Ao reiterar que “a Câmara Municipal será também um parceiro ativo para a concretização deste projeto e de todo o trabalho feito anteriormente”, Diana Andrade aproveitou o momento para deixar “um cumprimento muito especial a todos os avós presentes”.

Publicado em Notícias

As motorizadas e motas antigas voltaram a mostrar toda a sua beleza pelas estradas do concelho. No dia 24 de julho, realizou-se a 6ª edição do Passeio de Motorizadas e Motas Antigas do Clube MotoMeãs, reunindo cerca de 400 participantes na freguesia de Meãs do Campo.

"É com muito gosto que partilho esta alegria do reencontro e testemunho o sucesso de mais um passeio de motos organizado por esta associação que respira juventude, mas que conta com um forte apoio na retaguarda, sendo o garante de uma festa ainda mais saborosa: as vossas mães, irmãs, avós, tias, amigas e namoradas", avançou a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, à conversa com os elementos do MotoMeãs, antes da cerimónia de bênção dos/as participantes, motos e motorizadas pelo pároco João Evangelista.

Na companhia do presidente da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, Paulo Valente, Diana Andrade reiterou palavras de elogio à organização e referiu: “É muito gratificante ver as associações a trabalhar e que, dois anos após o início da pandemia, estão a dar um forte sinal vitalidade e energia renovadas”.

No momento, André Maia, presidente do MotoMeãs congratulou-se “com esta adesão em peso ao evento” e explicou: “Esta é uma iniciativa pensada para as famílias e na qual queremos que as várias gerações convivam durante um dia e se divirtam na nossa freguesia”.

Depois do passeio com cerca de 50 km pelo concelho, o evento contou com uma paragem para abastecimento no Parque de Merendas de Montemor-o-Velho, e, após o almoço convívio no campo de futebol de Meãs do Campo, decorreu, durante a tarde, um programa de animação repleto de surpresas.

Publicado em Notícias

A festa da canoagem acontece, este fim de semana, 23 e 24 de julho, no Centro Náutico de Montemor-o-Velho. Duas semanas depois de oito centenas de juniores, seniores e masters terem mostrado ao seu valor, até ao final do dia, a segunda etapa do Campeonato Nacional de Regatas em Linha (Velocidade) reúne mais de mil canoístas, repartidos pelos escalões de iniciados, infantis e cadetes, que mostram toda a sua qualidade desportiva e apresentam argumentos que garantem o sucesso da modalidade da canoagem.

Presente no último dia da competição e no decorrer da cerimónia de entrega de medalhas, a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, sublinhou: “Estamos perante mais uma manifestação desportiva repleta de grande confiança no futuro da canoagem e que confirma, não só as condições de excelência do Centro Náutico de Montemor-o-Velho, mas também o profícuo trabalho de parceria entre o Município e a Federação Portuguesa de Canoagem (FPC)”.

A par da vertente desportiva, Diana Andrade deixou ainda agradecimentos à FPC por "colaborar nas iniciativas do Município, sendo o exemplo mais recente o Acampamento da Juventude", bem como destacou "o ambiente festivo vivido nas margens da pista do Centro Náutico, com os pais, amigos e familiares a manifestarem o apoio e incentivo aos/às jovens canoístas”.

De igual modo, Vítor Félix, presidente da FPC, ao fazer “um balanço muito positivo dos dois momentos do Campeonato Nacional de Regatas em Linha”, avançou: “Tivemos, em Montemor-o-Velho – a casa da canoagem, dois fins de semana com muita qualidade. A quantidade e a qualidade nesta jornada dedicada aos escalões de formação dão-nos a garantia de que a renovação da modalidade está garantida”.

A iniciativa foi uma organização da Federação Portuguesa de Canoagem com o apoio do Município de Montemor-o-Velho.

Os resultados podem ser consultados em www.fpcanoagem.pt.

Publicado em Notícias
domingo, 24 julho 2022 13:58

Dia dos Avós | Carapinheira

24 de julho/domingo | 13h | Centro Social Paroquial da Carapinheira

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 24 julho 2022 13:57

Festas em honra de S. Tiago | Amieiro

17, 22, 23 e 24 de julho

Entradas Livres

Publicado em Agenda Cultural

24 de julho/domingo | 8h30 | Campo de futebol

Publicado em Agenda Cultural

Iniciados, infantis e cadetes

23 e 24 de julho, sábado e domingo | Montemor-o-Velho

 

Saiba mais em Federação Portuguesa de Canoagem

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 24 julho 2022 09:25

“Castelo Sente” Música

17h30 | Castelo de Montemor-o-Velho | entrada livre

Animação de rua com elementos da Associação Filarmónica União Verridense (AFUV) e Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira (FIRA)

Publicado em Agenda Cultural

O muito público presente deixou-se envolver pelas sonoridades do Trio Mário Laginha e pelo sempre surpreendente cenário proporcionado pelo castelo de Montemor-o-Velho, no sábado, dia 23 de julho, empreendendo uma viagem ao sabor de “Jangada”, o mais recente trabalho da formação composta por Mário Laginha (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria).

A iniciativa, que também foi registada para a RTP2 e para a aplicação RTP Palco, integrou a programação do Festival das Artes QuebraJazz.

No momento, a organização, lembrou que, pela primeira vez, o festival também acontece fora do concelho de Coimbra, e aproveitou para expressar um “especialíssimo agradecimento pelo fantástico acolhimento, empenho e apoio a este espetáculo” por parte do Município de Montemor-o-Velho.

À margem da iniciativa, Diana Andrade, vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, sublinhou: “O Castelo continua a sentir arte e cultura. É um tesouro magnífico que fica ainda mais enriquecido com momentos como este que presenciámos esta noite”.

Com palavras de reconhecimento ao Festival das Artes QuebraJazz, a vereadora reiterou: “Foi uma noite memorável protagonizada pelo Trio Mário Laginha”.

O 13º Festival das Artes QuebraJazz decorre até 27 de agosto. A programação pode ser consultada em www.festivaldasartes.com.

Publicado em Notícias
Pág. 1 de 2

Saber...