Itens filtrados por data: domingo, 31 julho 2022
Cerca de 1.200 ciclistas, de 25 países, pedalaram este domingo, dia 31 de julho, pelas desafiantes e belas estradas da região de Coimbra na segunda edição do UCI Granfondo World Series Coimbra Region.
Montemor-o-Velho voltou a ser o ponto de partida e de reencontro desta surpreendente prova que passou por Coimbra, Vila Nova de Poiares, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Condeixa-a-Nova e sagrou como campeão Gil Santos, da GCC Comprarcasa Évora.
O vencedor cumpriu os 142 km do Granfondo em 3 horas, 46 minutos e 16 segundos. O restante pódio foi disputado ao sprint na já icónica subida do Castelo de Montemor-o-Velho, com o espanhol Agustín Gago a conquistar o segundo lugar, logo seguido de Igor Alves. Pedro Bonito, da Abrunheira Bike Team, chegou em quarto lugar a apenas 2 segundos do primeiro classificado, tendo sido o primeiro ciclista entre os 19 e os 34 anos a passar a meta.
Iulia Legkova foi a primeira ciclista a terminar o UCI Granfondo World Series Coimbra Region em Montemor-o-Velho, com um total de 4 horas, 28 minutos e 10 segundos. Com seis segundos de diferença, Sofia Gomes repetiu o feito de 2021 e voltou a alcançar o segundo lugar. A fechar o pódio feminino ficou Marlene Gonçalves.
 
No mediofondo, a vitória foi para Jorge Alemão, que completou os 104km do trajeto da prova em 2 horas, 42 minutos e 23 segundos. No feminino, foi a italiana Maria Prati a levar o troféu para casa ao terminar a prova em 2 horas, 49 minutos e 03 segundos.
 
No arranque da prova, Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, que participou na prova acompanhado pelo vereador do desporto Décio Matias, desejou a todos "uma excelente prova, em segurança para desfrutarem das belas paisagens da região" e deixou elogios à organização do único Granfondo da Península Ibérica que, em 2022, pontua e permite o apuramento para o Campeonato do Mundo Gran Fondo da UCI (Union Cycliste Internationale). Também João Cabreira, da Cabreira Solutions, sublinhou a alegria de Montemor-o-Velho acolher mais uma grande festa do ciclismo. Para o vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Sandro Araújo, esta é "uma oportunidade fantástica de celebrarmos, juntos, o ciclismo e desfrutarmos o ambiente extraordinário desta prova de grande prestígio".
 
Recorde-se que o UCI Granfondo World Series Coimbra Region é um evento de cicloturismo, aberto à participação de todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas (federados ou não federados). O evento voltou a contar com o aval internacional do UCI Gran Fondo World Series, sendo a última prova pontuável para o campeonato do mundo desta disciplina, constituindo-se como uma oportunidade única para os participantes.
 
Este ano, o UCI GranFondo World Series Coimbra Region foi mais do que a prova de ciclismo, proporcionando uma programação especial dedicada às famílias. O Granfondinho, realizado em Montemor-o-Velho nos dias 29 e 30 de julho, promoveu o ciclismo junto das crianças entre os 3 e os 6 anos. Este domingo, Montemor-o-Velho foi também palco de uma caminhada de cerca de 5 km para as famílias dos atletas que, assim, puderam desfrutar e conhecer o património local.
 
O evento, que se pretende assumir como o maior e mais internacional evento de ciclismo alguma vez já realizado no nosso País, tem organização da Cabreira Solutions e dos Municípios de Montemor-o-Velho e de Coimbra, contando ainda com o apoio da Turismo Centro de Portugal, da UCI e da Federação Portuguesa de Ciclismo.
 
Consulte os resultados da prova em https://resultados.stopandgo.pro/829/Individual
 
 
#montemorovelho #mmv #granfondo #ucigranfondoworldseries #regiãodeCoimbra #ciclismo #desporto
 
Publicado em Notícias
O entardecer no Castelo de Montemor-o-Velho ganhou, este domingo, dia 31 de julho, novas cores, sorrisos e sons com a atuação da Academia Musical Arazedense (AMA) e da Associação Filarmónica 25 de setembro.
 
Com palavras de elogio e incentivo ao jovens músicos/as das filarmónicas que esta tarde deram música ao público presente no Castelo, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, sublinhou a importância de dar a conhecer as bandas filarmónicas e a cultura do concelho.
 
Promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, a iniciativa realizou-se no âmbito da programação cultural regular “Castelo Sente". Em agosto, o Castelo volta a sentir o artesanato, a criatividade, a natureza e a etnografia com uma programação que pretende proporcionar aos/às visitantes diversas formas de sentir e viver a cultura e o património.
 
O Castelo de Montemor-o-Velho está aberto diariamente, entre as 10h e as 18h30.
A entrada é livre.
Publicado em Notícias
A primeira edição do Torneio Aberto de Petanca foi um sucesso. Realizada, este sábado, dia 30 de julho, no Parque Verde da Ereira, a prova, organizada pelo Município de Montemor-o-Velho com a parceria da Junta de Freguesia da Ereira, contou com 24 participantes, num total de 12 equipas.
Os jogadores, com idades entre os 40 e os 70 anos, disputaram 28 jogos, num dia desportivo marcado pela competição saudável, camaradem, fairplay e boa disposição.
Para a história do I Torneio Aberto de Petanca ficam ainda os resultados. Na Liga de Ouro, o primeiro lugar foi conquistado pela dupla Pito/Mascarenhas. Manuel Caniço e Zé Anita alcançaram o lugar cimeiro do pódio na liga prata, enquanto que na liga bronze o primeiro lugar foi para a dupla Ferraz H. Martinho.
 
 
Classificações finais:
 
LIGA OURO 
1º Pito/Mascarenhas
2º Cardoso/Raposo
3º Raimundo/Rodrigues
4º Sérgio/Carvalho
 
LIGA PRATA 
1º Manuel Caniço/Zé Anita
2º Moises/G. Rodrigues
3º Pintor/Ribeiro
4º António Mendes/Tó-Cristino
 
LIGA BRONZE 
1º Ferraz/H. Martinho
2º Timora/J. Perdigão
3º Adalberto/Meno Coutinho
4º António Maiorca/Fernando
Publicado em Notícias

30 e 31 de julho/sábado e domingo 

Saiba mais em www.granfondocoimbraregion.com

Publicado em Agenda Cultural

31 de julho/domingo | 15h | Ereira

 

Entradas livres

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 31 julho 2022 08:34

Festas Ereira 2022

30 e 31 de julho e 12, 13 e 14 de agosto
Entradas Livres

Publicado em Agenda Cultural

Saber...