Itens filtrados por data: domingo, 14 agosto 2022
domingo, 14 agosto 2022 23:07

Ereira honrou Nossa Senhora do Rosário

Nos dias 30 e 31 de julho, 12, 13 e 14 de agosto a freguesia da Ereira esteve em festa. No domingo, dia 14 de agosto, a devoção a Nossa Senhora do Rosário teve o seu ponto alto com a celebração da missa solene acompanhada pelo Grupo Coral da Ereira e da procissão abrilhantada pela FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira.

Reunindo centenas de participantes e fiéis, o cortejo solene, que contou também com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, e do presidente da Junta de Freguesia da Ereira, Vasco Martins, percorreu as principais ruas da Ereira.

Durante a tarde, no recinto das festas, a programação contou ainda com a entrega da bandeira dos festejos à próxima comissão organizadora e com a realização de um miniconcerto pela FIRA.

No momento, Emílio Torrão, acompanhado da adjunta Célia Craveiro, ao destacar “a organização” e “a maior afluência de sempre” de público durante os festejos, referiu: "A Ereira está bem, está viva e recomenda-se”.

“O bairrismo da Ereira, mais uma vez, veio ao de cima e ficou demonstrado no orgulho das pessoas, nas suas festividades e, sobretudo, na manutenção da tradição que dá cor e brilho à freguesia da Ereira e ao concelho”, reforçou o edil montemorense.

Os Festejos em Honra de Nossa Senhora do Rosário ficaram concluídos com baile com o grupo Vikings e com a atuação do Dj. DC.

 

Fotografias da procissão gentilmente cedidas por Daniel Fernandes.

Publicado em Notícias
domingo, 14 agosto 2022 21:59

Santo António venerado em Formoselha

Este domingo, dia 14 de agosto, a fé e a devoção tomaram conta da localidade de Formoselha, na freguesia de Santo Varão, com missa e a procissão em Honra de Santo António.

A adjunta do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, acompanhada do presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, marcou presença na sentida manifestação de fé abrilhantada pela Banda Filarmónica do Alqueidão e, à margem dos festejos religiosos, aproveitou o momento para saudar “a dedicação e o esforço dos festeiros pelo trabalho feito em prol da comunidade”, bem como destacou “o exemplo dado por José Meco, presidente da comissão de 2022, por forma a incentivar os mais jovens a darem continuidade às  festividades”.

Em 2022, os festejos foram organizados por: José Meco, Adelaide Reis, Ilda Meco, Fernando Figo, Hugo Carvalho, Hugo Gariso, João Filipe, Lena Cunha, António Morgado, António Barranha, Bruno Guardado, Luís Dentinho, João Girão, João Paulo Soares, João Marques, Joaquim Serrano, Mário Girão, Vítor Portugal, José Cravo e António Pescante.

Os festejos em Honra da Santo António iniciaram-se a 12 de agosto e terminam, amanhã, dia 15, a partir das 9h, com as tradicionais merendas junto ao Rio Mondego Velho.

 

Publicado em Notícias

Aos 102 anos, Piedade Santos, é a habitante mais velha de Meãs do Campo e, neste domingo, dia 14 de agosto, a aniversariante foi surpreendida com uma animada tarde de convívio que reuniu familiares, amigos e entidades.

 A adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, na companhia de Telma Santos, do executivo da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, esteve à conversa com a aniversariante e, ao destacar “a força de vontade e alegria que sempre colocou nas suas ações ao longo da sua vida”, referiu: “Estes 102 anos são também um testemunho daquilo que você representa para a comunidade das Meãs do Campo e isso é que é de enaltecer e de celebrar todos os dias”.

Na ocasião, José Góis, do Grupo Folclórico e Etnográfico de Meãs do Campo (GFEMC), referiu: “Quando fez 100 anos estávamos em pandemia e o dia do seu aniversário – 10 de agosto - foi assinalado com um convívio restrito e, este ano, com a colaboração do Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo (CSPMC), da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, quisemos prestar-lhe a devida homenagem”.

“Foi uma das pessoas que passou muitos serões a ensinar-nos as danças e os cantares. Foi uma pessoa que muito deu ao grupo. E para o ano estamos cá!”, reforçou o presidente do GFEMC.

“E eu acho, muito bem!”, respondeu prontamente a aniversariante que demonstra uma vitalidade e lucidez dignas de nota.

Com seis filhos, 13 netos, 14 bisnetos e 2 trinetos, Piedade Santos mostrou-se “muito satisfeita” com a festa e, ao longo da tarde, continuou a recordar os tempos de antigamente e acompanhar, com palmas, a atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Meãs do Campo.

Publicado em Notícias
domingo, 14 agosto 2022 16:19

Festas de Nossa Sra. do Rosário | Ereira

12, 13 e 14 de agosto/sexta a domingo

Publicado em Agenda Cultural

11, 12, 13, 14 e 15 de agosto

Publicado em Agenda Cultural

12, 13, 14 e 15 de agosto

Entrada livre.

Publicado em Agenda Cultural

Saber...