Itens filtrados por data: domingo, 28 agosto 2022
domingo, 28 agosto 2022 16:47

Festa das Colheitas | Meãs do Campo

Em Honra de Santo Isidro

 

26, 27 e 28 de agosto

Entradas Livres

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 28 agosto 2022 16:22

Festa das Colheitas anima Meãs do Campo

Centenas de figurantes e dezenas de veículos agrícolas cumpriram, esta manhã, o trajeto entre a Igreja Matriz de Meãs do Campo e o Parque Verde de Santo Isidro. O tradicional desfile etnográfico foi um dos pontos altos da Festa da Colheitas, realizada em honra de Santo Isidro, padroeiro dos Agricultores, que se realizou entre 26 e 28 de agosto.


No regresso das festividades aos campos do Baixo do Mondego, nas Meãs do Campo, "o cenário perfeito para honrar e celebrar Santo Isidro", o chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Nuno Gonçalves, saudou a realização de “uma festa que tem a ver com a humildade, com o espírito de trabalho e com respeito por aquilo que a terra nos dá".


À margem das festividades, Nuno Gonçalves deixou ainda palavras de elogio à organização da Junta de Freguesia de Meãs do Campo e referiu: "Paralelamente à importância dos festejos para a comunidade, esta comemoração contribui também para a promoção do concelho de Montemor-o-Velho e das suas riquezas naturais, gastronómicas e culturais".


No decorrer dos festejos, Paulo Valente, presidente da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, mostrou-se muito satisfeito por ter sido possível voltar a realizar a Festa das Colheitas e aproveitou a ocasião para agradecer a todos quantos colaboraram e contribuíram para o sucesso da festa.


Depois do desfile, realizou-se a Missa Campal, onde foram benzidas as gentes e as terras, tendo ainda sido apresentadas as tradicionais oferendas, como simbolismo da riqueza e do amor pela terra, do que é necessário para a subsistência da humanidade, bem como da gratidão e da humildade no momento de colher os alimentos.


Assim e após a Eucaristia junto aos Campos do Mondego, a festa continuou com o sempre animado almoço de confraternização.
Durante a tarde, a Festa das Colheitas teminou com a atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Meãs do Campo.

Publicado em Notícias

Festa em Honra de Nossa Senhora da Nazaré

26 a 28 de agosto

Resgatados

 

Org.> O Sobreiro - Centro de Cultura, Recreio e Desporto dos Resgatados

Publicado em Agenda Cultural

27 e 28 de agosto/sábado e domingo | início 16h | Complexo Desportivo | Pereira

 

27/

GD Os Águais vs Pereira | 16h

CD Carapinheirense vs AC Montemorense | 18h

 

28/

3º e 4º lugar | 16h

Final | 18h

 

Org.> ADCR Pereira

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 28 agosto 2022 10:55

Homenagem recordou Carlos Simões

Este sábado, dia 27 de agosto, viveu-se um dia especial em Tentúgal, com a homenagem, a título póstumo, a Carlos Simões, organizada pelo Coro Litúrgico da Imaculada Conceição de Tentúgal.
 
A Igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo encheu-se de familiares, amigos, entidades e organizações locais que quiseram celebrar e recordar Carlos Simões.
 
O chefe do gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Nuno Gonçalves,  exaltou o "homem altruísta, dinâmico e defensor da cultura e da doçaria conventual de Tentúgal que foi Carlos Simões". Parafraseando uma expressão bíblica que refere que "quem se exalta humilha-se, e quem se humilha será exaltado",  referiu: "O bom nome que uma pessoa deixa é o acervo mais importante que representa o que fez em vida. A ligação que teve com a sociedade e esta homenagem representam muito do que Carlos Simões foi."
 
Numa cerimónia com grande solenidade e sentimento, onde também esteve presente o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, foi ainda evocada a paixão de Carlos Simões pela fotografia, com uma exposição fotográfica e a visualização de um vídeo. A homenagem terminou com um momento muito especial e pleno de simbolismo: uma prova do Pastel de Tentúgal, de que Carlos Simões era um fervoroso promotor.
Publicado em Notícias

Saber...