Itens filtrados por data: domingo, 13 julho 2025

O Acampamento da Juventude voltou a surpreender em Montemor-o-Velho. Sob o lema “All Aboard – uma viagem épica”, a edição de 2025 decorreu entre os dias 7 e 11 de julho e reuniu 100 jovens num programa gratuito e diversificado, que proporcionou momentos de desporto, cultura, lazer e cidadania. As inscrições esgotaram em apenas oito minutos, superando a edição anterior e confirmando o sucesso da iniciativa promovida pelo Município de Montemor-o-Velho.

Com mais um dia de atividades em relação a 2024, o evento destacou-se pelo ambiente de partilha e pelo reforço do sentimento de pertença entre os participantes. A iniciativa, recentemente distinguida com o Diploma de Boa Prática Municipal Certificada, atribuído pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, continua a afirmar-se como uma referência no trabalho desenvolvido pelo Município com e para a juventude.

Para a vereadora Diana Andrade, o sucesso do acampamento “deve-se, sobretudo, aos jovens que vivem e estudam no concelho, que continuam a surpreender a cada edição”. A responsável pelos pelouros da Educação e Juventude sublinhou ainda que a iniciativa, lançada em 2018 e apenas interrompida nos anos de pandemia (2020 e 2021), “tem-se afirmado como um espaço de excelência, onde se promovem os valores da tolerância, da partilha e da empatia”.

“Este é um projeto que celebra o humanismo e o diálogo. Em Montemor-o-Velho, há lugar para todas as pessoas e todas têm importância. O acampamento é a prova de que a juventude está motivada e cheia de energia para construir um presente com futuro”, reforçou a vereadora.

Ao longo dos cinco dias, os participantes tiveram acesso a um programa intenso e dinâmico. Para além dos momentos de convívio e animação, com festas temáticas e visitas ao Museu Municipal, ao Castelo e envolvente sul ou ao Parque Ribeirinho, o acampamento proporcionou ainda momentos de reflexão e aprendizagem. Foram desenvolvidas ações de sensibilização sobre a violência no namoro e as relações tóxicas, com destaque para a peça “Mas ele hoje trouxe-me flores”, da companhia Embuscada, bem como a sessão “Porto Seguro: Onde o Bullying Não Atraca”, dinamizada pela GNR de Montemor-o-Velho, através da Secção de Prevenção Criminal e Direitos Humanos (SPCPCDH), integrou o programa.

Durante o evento, foram ainda apresentados os principais programas do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, reforçando o compromisso com a informação, a prevenção e a capacitação dos jovens.

Publicado em Notícias

10, 11, 12 e 13 de julho de 2025, de 5ª feira a domingo

Publicado em Agenda Cultural

13 de julho de 2025, domingo, Centro Equestre de Montemor-o-Velho

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 13 julho 2025 11:48

Grande Vacada à Pereirense | Pereira

13 de julho de 2025, domingo, 16h, Complexo Desportivo de Santo Estêvão

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 13 julho 2025 11:46

Encontro de Folclore Abrunheira 2025

13 de julho de 2025, domingo, 15h30, Parque Dr. António J. Simões

Publicado em Agenda Cultural

7 a 20 de julho de 2025

Publicado em Agenda Cultural

11, 12 e 13 de julho de 2025, de 6ª a domingo, ACR Casal do Raposo

Publicado em Agenda Cultural

13 de julho de 2025, domingo, CCRD de Liceia

Publicado em Agenda Cultural

Saber...