Itens filtrados por data: sábado, 14 fevereiro 2026

Apesar da chuva ter parado, a situação no Vale do Mondego permanece exigente e continua a requerer vigilância reforçada em todo o território.

As águas continuam a subir em Montemor-o-Velho, Ereira, Verride e Caixeira, exigindo acompanhamento permanente.

? Situação hidrológica
- A Barragem da Aguieira encontra-se atualmente a 89% da sua capacidade;
- O caudal no açude-ponte encontra-se em descida, situando-se nos 1.250 m³/s.

O Município mantém articulação constante com a Agência Portuguesa do Ambiente, no sentido de ajustar a gestão dos caudais.
Contudo, ainda não existem previsões concretas quanto ao restabelecimento da normalidade.

Entramos agora numa fase de acompanhamento dia a dia, aguardando que a água comece gradualmente a escoar.

⚠️ Mantém-se essencial:
- continuar vigilante;
- evitar comportamentos de risco;
- acompanhar apenas informação oficial.

Primeiro a segurança. Primeiro as pessoas.

ℹ️ A monitorização prossegue de forma contínua e a informação será atualizada sempre que se justifique.

Publicado em Notícias

Montemor-o-Velho | 14 fevereiro, 15h

Inscrições gratuitas. Abertas até 2 de fevereiro devendo ser efetuadas através do formulário online disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8VwcwR6gXTPw4gMgDeC0Az8eQ5bBnJRp6LyWp7Gsfd6UhsQ/viewform

Organização: Associação Fernão Mendes Pinto, em parceria com o Município de Montemor-o-Velho.

Publicado em Agenda Cultural

Saber...