Itens filtrados por data: quarta, 20 maio 2026

O primeiro Eco-Point do concelho de Montemor-o-Velho abriu ao público no dia 20 de maio. O novo ponto de reciclagem, localizado em Santo Varão, foi pensado para facilitar a correta separação e deposição de resíduos e incentivar práticas mais sustentáveis junto da população.

A abertura deste espaço contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, do presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão e do vereador do Ambiente, Vasco Martins. Na ocasião, o presidente da autarquia destacou o caráter pioneiro do projeto no concelho e a importância de continuar a promover boas práticas ambientais, incentivando a correta separação de resíduos e a adoção de comportamentos mais sustentáveis. José Veríssimo sublinhou ainda que este é um investimento que o Município pretende replicar noutras zonas do concelho.

Com este novo equipamento, localizado na Rua do Mondego, junto ao cemitério de Santo Varão, será possível entregar gratuitamente diversos materiais que muitas vezes acabam acumulados em casa ou são encaminhados para aterro, como pequenos e grandes equipamentos elétricos e eletrónicos, lâmpadas, pilhas, óleos alimentares usados, cápsulas de café, têxteis, resíduos verdes e objetos volumosos, como mobiliário, entre outros.

Pensado para oferecer comodidade, segurança e eficiência, o Eco-Point permite o acesso direto em viatura à zona de deposição, dispõe de soluções específicas para resíduos potencialmente perigosos e promove a correta separação dos materiais, maximizando a sua reciclagem.

O Eco-Point de Santo Varão integra ainda a primeira ilha de compostagem comunitária do concelho, destinada aos moradores da área envolvente. Esta solução permitirá transformar resíduos orgânicos em composto natural, promovendo a valorização local dos biorresíduos e contribuindo para a redução da pegada de carbono associada ao seu tratamento. A participação na compostagem comunitária carece de inscrição junto dos Serviços Municipais de Ambiente.

Destinado a utilizadores domésticos residentes no concelho e a pequenos produtores não domésticos (até 1.100 litros diários), o espaço assume também uma vertente pedagógica, estando preparado para acolher ações de sensibilização dirigidas à comunidade escolar e ao público em geral.

Após a recolha, os materiais serão encaminhados para operadores devidamente licenciados, garantindo o seu correto tratamento, reciclagem e valorização.

O Eco-Point surge no âmbito da estratégia municipal definida no Plano de Ação para a Estratégia de Resíduos Urbanos (PAPERSU MMV), alinhada com as metas nacionais de transição para uma economia circular. A utilização do equipamento é gratuita, de acordo com o regulamento municipal em vigor.

Com mais este novo equipamento, que se alia ao recém-inaugurado EcoCentro Móvel, o Município de Montemor-o-Velho convida todos os munícipes a juntarem-se ao MOVimento da reciclagem, adotando pequenos gestos que contribuem para um concelho mais sustentável e ambientalmente responsável.

Reduzir. Reutilizar. Reciclar. Repetir.

Publicado em Notícias

No dia 18 de maio, os alunos da Escola Básica da Carapinheira visitaram o Fórum Cultural de Montemor-o-Velho para uma atividade dedicada ao universo do espetáculo e das artes performativas.

Ao longo da iniciativa, os mais novos ficaram a conhecer os diferentes espaços e funcionalidades do equipamento cultural, explorando as várias etapas e profissões envolvidas na preparação de um espetáculo.

Durante a visita, os alunos tiveram oportunidade de contactar com áreas como a bilheteira, acolhimento, segurança, som, luz, cenografia e produção, participando ainda na formação de equipas de trabalho associadas às diferentes funções técnicas e organizativas.

A atividade terminou com uma experiência teatral interativa, proporcionando momentos de criatividade, aprendizagem e descoberta, aproximando os mais novos do universo cultural e artístico.

Publicado em Notícias
quarta, 20 maio 2026 14:21

Agenda Desportiva | CDC

"Vamos à bola"
 
16 e 20 de maio de 2026 | sábado e quarta-feira
Publicado em Agenda Cultural

A FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira continua a assinalar o seu 145º aniversário e, no dia 17 de maio, realizou a já tradicional missa comemorativa, num programa que incluiu ainda a romagem ao cemitério de Reveles, a visita ao Grupo Recreativo Revelense e o almoço-convívio.

A celebração voltou a evidenciar o papel da FIRA enquanto pilar da vida cultural e associativa local, promovendo a continuidade de uma tradição com forte enraizamento na comunidade.

O vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Vasco Martins, e o presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, Carlos Alves, estiveram presentes no momento festivo marcado pela partilha e pelo reforço dos laços comunitários.

A sessão solene comemorativa do 145º aniversário da FIRA acontece no dia 6 de junho, no decorrer do Festival de Bandas que, este ano, reúne a filarmónica anfitriã e a Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrelas, de Montemor-o-Novo.

Publicado em Notícias

Saber...