Itens filtrados por data: segunda, 23 dezembro 2019
A Ministra da Agricultura deslocou-se, esta segunda-feira, a Montemor-o-Velho para avaliar os estragos provocados pelas cheias no Baixo Mondego e revelou-se preocupada com "o que se passa aqui no rio Mondego". "Hoje podemos estar mais tranquilos, nomeadamente, naquilo que diz respeito à Proteção Civil e ao trabalho todo que tem estado a ser feito, coordenado pelo Presidente da Câmara em estreita articulação com o Ministério da Administração Interna”, afirmou Maria do Céu Albuquerque que se mostrou solidária com os agricultores "altamente prejudicados neste momento", com os seus campos agrícolas "completamente inundados" e que assim "continuarão durante muito tempo”. 
"Vamos esperar que sejam restabelecidas as condições para podermos fazer a avaliação dos estragos e perceber se a dimensão dos prejuízos justificarão o acionamento de mecanismos para fazer face à reposição imediata das condições normais de trabalho para estes agricultores", ressalvou a Ministra que se fez acompanhar com o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo.
Na ocasião, Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, pediu à Ministra para interceder junto do Governo para disponibilizar os meios para corrigir as situações com o dique do canal principal do rio e o talude esquerdo do leito periférico direito, obra que servirá "também para que os próprios agricultores, que têm ali o seu sustento, possam recuperar a sua normal atividade económica”.
Publicado em Notícias
As 204 pessoas que, no sábado, foram evacuadas preventivamente devido ao risco elevado de cheias em Pereira, Santo Varão e Formoselha puderam regressar hoje a casa. “Estão, finalmente, reunidas condições de segurança para que as pessoas daquelas localidades possam voltar para as suas casas”, revelou o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.
“Começamos a ter hoje os primeiros sinais de melhoria”, afirmou o Comandante Distrital de Operações de Socorro de Coimbra (CODIS), garantindo que “não vamos baixar a guarda”, continuando "a reforçar toda a margem direita porque o risco de cheia continua". Carlos Luís Tavares acrescentou ainda que “todos estes terrenos vão permanecer durante muitas semanas com água. Há necessidade das pessoas se manterem atentas porque a qualquer momento pode acontecer uma cheia". 
Por isso, “o estado de alerta e de emergência municipal vão continuar em vigor”, explicou o autarca Montemorense que sublinhou que “o risco é pleno e inquestionável". "Estamos a ter um bom encaixe no leito central, o que nos dá alguma margem de segurança, mas temos de estar permanentemente em alerta e em monitorização”, concluiu. 
Emílio Torrão reivindicou ainda que o "senhor ministro do Ambiente e o Governo têm de imediatamente disponibilizar os meios para que estas duas situações [o dique do canal principal do rio e o talude esquerdo do leito periférico direito] sejam corrigidas. Como devem perceber, não é possível uma população aguentar este esforço [de viver sob ameaça de cheia] todos os dias”, sublinhou.
“Não se pode viver neste estado permanente de alerta. A margem direita do leito principal e a margem esquerda do [leito] periférico direito têm de ser tapadas, de modo a garantir que os munícipes passem os próximos meses em segurança mínima porque estamos no inverno”, argumentou Emílio Torrão que acrescentou que a solução proposta servirá "também para que os próprios agricultores que têm ali o seu sustento possam recuperar a sua normal atividade económica”.
Publicado em Notícias
segunda, 23 dezembro 2019 14:18

Reunião Ordinária de Câmara

15h | Salão Nobre | Paços do Concelho | Montemor-o-Velho

Publicado em Reuniões de Câmara
segunda, 23 dezembro 2019 01:08

ATUALIZAÇÃO DAS VIAS CONDICIONADAS

Avisa-se a população de que foram, neste momento, cortadas as seguintes vias de comunicação:
- EN111: cortada entre Tentúgal e o limite do concelho e das Meãs do Campo (semáforos) à rotunda Alves Barbosa (acesso A14);
- estrada entre Santa Olaia - Ereira cortada
 
Consulte toda a informação em http://bit.do/vias-condicionadas
Esta informação é coordenada com o Destacamento Territorial da GNR de Montemor-o-Velho e está a ser continuamente atualizada. Circule sempre com precaução e siga as instruções das entidades no local.
Um dique do leito periférico direito do Mondego, que estava em risco de ruir, colapsou sob a pressão das águas. A confirmação foi dada pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho esta noite à população do Casal Novo do Rio.
Emílio Torrão explicou que, noutro ponto do mesmo dique, as águas do rio galgaram a barreira, o que deverá contribuir para a sua erosão.
"A situação está, neste momento, sob controlo. Estamos e vamos continuar a monitorizar a situação e temos estado a reforçar o dique com a colocação de pedras e big bags, para prevenir qualquer situação mais grave”, afirmou o edil montemorense. “Estamos a antecipar o problema, a prevenir a população e a agir”, concluiu Emílio Torrão.
Publicado em Notícias

Saber...