Itens filtrados por data: segunda, 09 dezembro 2019
segunda, 09 dezembro 2019 17:56

Castelo Mágico brilha e encanta o público

O Castelo Mágico continua a sua viagem pelo mundo encantado de Natal em Montemor-o-Velho. Este foi mais um fim de semana repleto de magia e sonho para os muitos visitantes do maior parque temático de Natal da região centro.
Montemor-o-Velho volta a ser palco de uma viagem fantástica sempre acompanhada pelo Nico e pelos seus amigos. Até a íngreme subida até ao Castelo ganha uma nova vida com o comboio mágico que, de hora a hora, passa nas 4 estações mágicas espalhadas pela vila.
Os momentos especiais e as aventuras sucedem-se a cada recanto do Castelo de Montemor-o-Velho, que, nestes dias, ganha mais imponência e fica ainda mais impressionante. No alto do Castelo tudo é possível: neve que não derrete, voar pelo espaço com o Hemispherium Viajante, sussurrar desejos ao Pai Natal, subir à muralha para um voo radical no slide, experimentar novas acrobacias na pista de gelo natural, saltar como um gigante nos insufláveis ou ir até à lua (e tirar uma fotografia como prova).
Para além do original espetáculo “Nico e a Magia de Natal”, este fim-de-semana contou ainda com dois momentos inspirados no imaginário infantil: “A Fábrica do Nicolau” e “A Bela e o Monstro” transportaram os visitantes para um universo fantástico. O palco secundário volta a encher-se de magia no próximo sábado com “Peter Pan” e no domingo com os “Duendes Mágicos”.
Ao entardecer, o Castelo Mágico ganha ainda mais brilho e desafia os visitantes a deixaram-se deslumbrar para iluminação natalícia que faz as árvores ganharem vida e desvenda cenários de luzes mágicas que tornam o espaço ainda mais surpreendente.
 
A edição de 2019 volta a surpreender com o passeio mais mágico-fluorescente do ano! No próximo sábado, dia 14, a Xmas Neon Run & Party convida a descobrir o centro histórico em família e com amigos, em passo de corrida ou caminhada. A animação começa às 19h30, na Praça da República, e termina no Castelo Mágico com uma festa inesquecível. Pelo meio, há um percurso cheio de surpresas que vai deixar saudades aos participantes mágico-fluorescentes.
O Castelo Mágico decorre até 5 de janeiro. De 4ª a domingo, o sonho de Natal é real em Montemor-o-Velho.
 
Saiba mais em:
Castelo Mágico http://bit.ly/2QVNvYh
Xmas Neon Run & Party https://www.facebook.com/events/804213630052405/
Publicado em Notícias
segunda, 09 dezembro 2019 16:40

Seniores de Montemor-o-Velho já são VirtuALL

Repartidos por dois grupos, a primeira turma de seniores do concelho de Montemor-o-Velho terminou, no dia 9 de dezembro, a sua participação no projeto VirtuALL. Os cerca de 30 participantes integraram, deste modo, o projeto inovador que pretende, conforme explicou Mónica Sousa, a coordenar do VirtuALL, “fomentar, a título de exemplo, o envelhecimento ativo e saudável ao longo do ciclo de vida, onde se inclui a literacia em saúde e digital".
“O projeto vai ter a duração de 30 meses e foi especialmente concebido para pessoas com idade igual ou superior aos 65 anos de idade. Cada grupo participa num conjunto de seis sessões, realizadas duas vezes por mês, que, com recurso a equipamento tecnológicos recentes e desenvolvidos em Portugal. O projeto VirtuALL visa trabalhar de forma lúdica e divertida as competências cognitivas e motoras, mas também tecnológicas”, reiterou.
No momento, o chefe de Divisão de Educação, Ação Social, Saúde, Desporto, Cultura e Turismo, José Charro, referiu: “Este é um projeto que vem ao encontro da estratégia municipal dedicada à população sénior do concelho e é, por isso, um complemento também ao programa de atividade física Seniores em Movimento”.
“Para nós, é fundamental que possamos continuar a proporcionar um envelhecimento ativo e saudável”, disse.
Este projeto, através da tecnologia e sob a orientação da equipa constituída por três técnicas especialistas em psicologia, fisioterapia e geografia humana, procura ativamente treinar o equilíbrio, a coordenação motora, a atenção, a memória, mas também dar a possibilidade de explorar aplicações para telemóvel (APP), gravar e ver vídeos e tirar fotografias.
No final, os primeiros participantes receberam um diploma de participação e estavam bastante satisfeitos com a experiência.
Georgina Silva, de Arazede, estava particularmente feliz e referiu: “Gostei de tudo e sinto-me com mais agilidade. Não voltei a cair em casa e melhorei o equilíbrio. Mesmo nas aulas de ginástica [do programa Seniores em Movimento] já me aguento mais tempo só em cima de um pé. Já não estou a cambalear como dantes”.
Recorda-se que o projeto VirtuALL é coordenado pela AD ELO e conta com a parceria dos municípios (Investidores Sociais) da sua área de influência (Cantanhede, Montemor-o-Velho, Mealhada, Penacova, Figueira da Foz e Mira), sendo cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu, no âmbito de uma candidatura efetuada ao Portugal Inovação Social.
Em Montemor-o-Velho, o VirtuALL realiza-se, nas Piscinas Municipais, numa sala preparada para o desenvolvimento das atividades promotoras da saúde e de um envelhecimento mais saudável, recorrendo ao uso de tecnologia e de boas práticas geriátricas.
As sessões para o próximo grupo participante começam em janeiro e as inscrições podem ser feitas nas Junta e Uniões de Freguesia da área de residência dos interessados ou no Balcão Único da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

Publicado em Notícias
segunda, 09 dezembro 2019 16:16

Viu um ninho de vespa velutina? Registe-o!

Se suspeitar da presença da vespa asiática, não destrua o ninho!
 
 
A informação aí submetida será encaminhada diretamente para o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Montemor-o-Velho. Ao utilizar este link está a poupar o seu tempo, mas também a rentabilizar o tempo do SMPC, que recebe diretamente a informação que necessita para atuar com maior rapidez.
Este registo permitirá, através da articulação com a GNR SEPNA do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, realizar a confirmação de que se trata efetivamente de um ninho de vespa velutina para posteriormente ser intervencionado e removido pelo SMPC.
Se, no local, encontrar uma fita do Serviço Municipal de Proteção Civil, é sinal de que o ninho já está a ser intervencionado e se encontra em monitorização, sendo removido entre 42 a 72 horas.
 
Pode ainda contactar o SEPNA - Guarda Nacional Republicana (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.). Caso não tenha acesso à internet, entre, por favor, em contacto com a sua Junta de Freguesia ou com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho (239 687 300, extensão 6).
 
 
Recordamos que a destruição de ninhos por técnicos habilitados é o melhor método para limitar a sua dispersão. Não deve, em qualquer circunstância, usar armas de fogo ou destruir parcialmente o ninho, pois existe o risco de disseminar as vespas que constroem novos ninhos.
 
Estas vespas, originárias da Ásia, são extremamente agressivas, principalmente quando perturbadas, e podem representar um risco para as pessoas devido à sua picada. 
 
 
 
 
segunda, 09 dezembro 2019 14:18

Reunião Ordinária de Câmara

15h | Salão Nobre | Paços do Concelho | Montemor-o-Velho

Publicado em Reuniões de Câmara

Saber...