Itens filtrados por data: domingo, 05 janeiro 2020

No dia 5 de janeiro, a Igreja Matriz de Santo Varão recebeu o tradicional concerto da quadra natalícia promovido pela LASV – Liga dos Amigos de Santo Varão e que ficou sob a responsabilidade da Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense.
A edição deste ano, prevista para dia 22 de dezembro e adiada por força das cheias que assolaram o concelho, teve, neste domingo, um momento ainda mais especial: a apresentação das obras de restauro da talha dourada do altar-mor da Igreja Matriz de Santo Varão.
A presidente da LASV, Fátima Tarrafa, visivelmente satisfeita com o resultado final, agradeceu “a presença de todos no concerto e a colaboração de toda a comunidade no projeto que possibilitou a recuperação do património que é de todos”.
Na ocasião, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, na companhia do presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, ao agradecerem o convite para estarem presentes, aproveitaram o momento para desejar um bom ano e para saudar o trabalho de recuperação do altar-mor da igreja.
No momento, o padre António Domingues frisou: “Agradeço a toda a comunidade paroquial que tem mobilizado as pessoas, às instituições e associações que se envolveram nesta recuperação que custou cerca de 34 mil euros. Esta é uma peça muito bonita e que nos orgulha a todos”.
Ao lembrar que “o altar-mor foi recuperado e que as imagens que o compõem foram apenas limpas, ficando o seu restauro para uma fase posterior”, o pároco referiu: “É com muita gratidão que vos apresentamos o resultado final. Muito obrigado pelo vosso empenho e pelo vosso trabalho”.
Sob a batuta do maestro Sérgio Ventura, a Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense encantou o público com o programa apresentado.

Publicado em Notícias
A AFUV - Associação Filarmónica União Verridense assinalou, no dia 5 de janeiro, o início da sua atividade de 2020 com um almoço convívio que reuniu os diversos componentes da instituição verridense, entidades, convidados e muitos amigos, não faltando também a tradicional arruada de boas festas nas localidades de Ereira, Vila Nova da Barca e Verride e um Encontro de Grupos Corais, no auditório da AFUV, com o Grupo Coral Cantilhastro, de Brasfemes, e o Coro Polifónico da AFUV.
No decorrer do almoço de confraternização, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, e o presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, Carlos Alves, aproveitaram o momento para desejar os maiores sucessos à instituição, assim como para destacar “o excelente trabalho que tem desenvolvido” e por ser “um exemplo de convívio intergeracional”.
Com palavras de incentivo, o presidente da AFUV, Francisco Batista, reiterou: “Muito obrigados a todos os que nos têm ajudado e que em 2020 possamos continuar unidos na promoção da música e da cultura”.
 
Fotografias da arruada e do Encontro de Grupos Corais gentilmente cedidas pela AFUV
Publicado em Notícias
domingo, 05 janeiro 2020 15:53

Castelo Mágico 2019 | Programa / Atividades

Castelo Mágico 2019 Programa / Atividades
 
 
Parada do Pai Natal | 4ª a domingo | 10h | Praça do Município > Castelo
Espetáculo Nico e a Magia de Natal | 4ª a 6ª às 11h e às 15h // sábados e domingos às 17h | Palco Principal
 
Espetáculos encantados do imaginário infantil | sábados e domingos (a partir de dia 7 de dez) | 12h e às 15h | Palco Secundário
Vaiana | 5 jan
 
Carrossel dos Encantos
Pista de gelo (coberta)
Casa do Pai Natal
 
Hemispherium Viajante (Planetário)
de 4ª a 6ª > 8 sessões diárias
10h30 – Animais Nossos Amigos / 11h15 – A Menina que Caminhava ao Contrário / 12h00 – A Noite do Vampiro / 14h00 – O Corpo Humano – a máquina mais complexa / 14h45 – Animais Nossos Amigos / 15h30 – A Menina que Caminhava ao Contrário / 16h15 – Da Terra ao Universo / 17h00 – O Universo de Escher
sábados e domingos > 10 sessões diárias
10h30 – Animais Nossos Amigos / 11h15 – A Menina que Caminhava ao Contrário / 12h00 – O Corpo Humano – a máquina mais complexa / 12h45 – Da Terra ao Universo / 14h45 – A Noite do Vampiro / 15h30 – O Corpo Humano – a máquina mais complexa / 16h15 – Animais Nossos Amigos / 17h00 – O
Universo de Escher / 17h45 – A Menina que Caminhava ao Contrário / 18h30 – Da Terra ao Universo
 
Castelo Mágico 2019 Programa / Atividades
Praças de Neve
Slide das Muralhas
Insufláveis
Mercadinho de Natal
Museu Xmas Selfies
Globo de Neve
Baloiço Panorâmico
Praça da Restauração
Animação de rua permanente
 
 
Informações gerais
 
Castelo Mágico
30 de novembro a 5 de janeiro
De quarta a domingo
Castelo de Montemor-o-Velho
Fins-de-semana: 10h às 19h30
Semana: 10h às 18h
Dias 25 de dezembro e 1 de janeiro o Castelo Mágico estará encerrado
 
Mais informações em www.castelomagico.pt
Publicado em Agenda Cultural
domingo, 05 janeiro 2020 14:58

Cortejo dos Reis | Seixo de Gatões

15h
 
Início da representação – Cruzeiro da Lavegada
Leilão das Oferendas - Largo de S. João
 
Org.> Paróquia de S. João Baptista
Publicado em Agenda Cultural

Cumprindo a tradição, o Centro de Recreio Popular (CRP) de Formoselha – Associação Cultural Desportiva e de Solidariedade, voltou proporcionar mais uma grande noite cultural.
O concerto de Ano Novo, levado a efeito pela Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense, no dia 4 de janeiro, na sede da instituição formoselhense, encantou o muito público presente.
No momento, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, na companhia do presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, com palavras de reconhecimento ao CRP, aos músicos e ao maestro, referiu: “Depois dos momentos difíceis e emocionalmente fortes que passámos recentemente com a cheias, esta é uma ocasião para refletir e para agradecer, para apreciar o espetáculo musical e para reiterar a esperança de que será um ano melhor para todos”.
De igual modo, Luís Freitas, presidente do CRP, aproveitou o momento para “desejar um bom ano” e para agradecer a presença da Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense.
O momento festivo contou ainda com o sorteio do cabaz de Natal, tendo sido premiado o número 210.

Publicado em Notícias
domingo, 05 janeiro 2020 10:25

Fogueira de Santo Cristo animou Carapinheira

A tradição da Fogueira de Santo Cristo foi recuperada em 2015 na Carapinheira e, desde então, a festividade tem vindo a ganhar cada vez mais participantes. No dia 4 de janeiro, o momento de confraternização voltou a realizar-se nas imediações da capela de Santo Cristo.
Sempre acompanhada pelo calor da fogueira, a edição de 2020, a cargo de Manuel Flórido, António Sousa, José Serrano, José Queda, Vítor Azedo, Vítor Rama, Paulo Guerreiro, António Mendes, Fernando Brites, Pedro Caldeira, António Ferrão e Luís Cavaleiro, proporcionou, par do convívio, uma viagem pelos sabores tradicionais, não faltando, por exemplo, a sardinha assada, o café da “chicolateira”, o vinho de várias adegas ou os sempre saborosos “beiloses”.
Presente na iniciativa, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, na companhia do presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, congratulou-se “pela realização de uma iniciativa que continua a promover a tradição local e que diz muito à comunidade”, assim como desejou que “a Fogueira de Santo Cristo possa conhecer um novo impulso com a participação dos mais novos, fazendo com que seja um evento que se afirme cada vez mais como um convívio intergeracional”.

Publicado em Notícias

Saber...