Itens filtrados por data: quinta, 13 fevereiro 2020
Amanhã, dia 14 de fevereiro, às 9h, na Escola Profissional de Montemor-o-Velho (EPM), inicia-se o projeto-piloto “No Violentine’s day”, dinamizado pelo Município de Montemor-o-Velho, com a colaboração de diversos parceiros da Rede Social, no âmbito do Protocolo de Cooperação formalizado com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
Até ao final do ano letivo e em sessões mensais de 90 minutos, “No Violentine’s day” vai abordar, a título de exemplo, o ciclo da violência doméstica, os tipos de violência e a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação.
De forma simbólica, no dia em que o amor anda no ar, tem início o “No Violentine’s day” de modo criar um ambiente que promova a confiança e a segurança dos mais jovens, capacitando-os e alertando-os para as questões relacionadas com a violência, mais concretamente com a violência no namoro.
Com o intuito de reforçar a mensagem de que “A única seta que pode atingir o teu coração é a do cupido. Diz não à violência no namoro”, o projeto-piloto “No Violentine’s day” foi apresentado, esta quinta-feira, dia 13, na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho, aos representes das filarmónicas do concelho, com vista a alargar o seu âmbito, chegando, deste modo, a um público mais vasto.
Na ocasião, a vereadora Diana Andrade, sublinhou: “O nosso objetivo passa por assinalarmos o Dia dos Namorados numa lógica pedagógica, indo ao encontro dos jovens e de uma situação que procuramos combater que é o da problemática da violência do namoro”.
Ao desvendar parte da atividade que se vai realizar amanhã, por parte da AFMP – Associação Fernão Mendes Pinto, um dos parceiros da Rede Social envolvido no projeto-piloto, a vereadora Diana Andrade, esclareceu: “A nossa missão não estaria completa só com esta atividade, por isso quisemos ir mais longe e chegar à comunidade”.
Neste sentido, de modo a envolver e a desafiar também os jovens músicos do concelho a refletirem sobre a temática do amor através da música, o encontro procurou ser uma abordagem inicial para a eventual criação de um espetáculo a ser apresentado no verão, no Castelo de Montemor-o-Velho.
Publicado em Notícias
14h30 | Centro de Atividades Ocupacionais de Arganil, Montemor-o-Velho, São Silvestre e Tocha da APPACDM de Coimbra.
 
Publicado em Agenda Cultural

15 e 16 de fevereiro

Publicado em Agenda Desporto

“E se a pessoa estiver inconsciente? E se a pessoa for surda?” Estas foram algumas das muitas questões que os alunos do 9ºA, da escola sede do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho (AEMOV), colocaram às técnicas do Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho (SMPC) e da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação da Carapinheira, no dia 12 de fevereiro, durante a sessão de Suporte Básico de Vida (SBV).
À semelhança dos anos anteriores, o Município de Montemor-o-Velho, através do SMPC, deu seguimento à solicitação do AEMOV e articulou com os agentes de proteção civil do concelho, mais concretamente com a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação da Carapinheira, sessões dirigidas aos alunos das turmas do 9ª ano das escolas de Arazede, Carapinheira, Montemor-o-Velho e Pereira.
Assim, no âmbito do programa curricular da disciplina de Ciências Naturais - “Aplicar medidas de suporte básico de vida" – os alunos tiveram noções práticas e teóricas de SBV, tendo tido a oportunidade de executar algumas manobras e procedimentos que em situação de socorro podem fazer toda a diferença.
A iniciativa, com passagem pelas nove turmas do 9º ano do AEMOV, iniciou-se, a 29 de janeiro, em Pereira, e termina, no dia 21 de fevereiro, em Montemor-o-Velho.

Publicado em Notícias

Saber...