Itens filtrados por data: domingo, 23 fevereiro 2020
O convívio intergeracional voltou a tomar conta das ruas da freguesia de Meãs do Campo, no dia 23 de fevereiro. Sob o mote “Os Guardiães da Terra”, o desfile de Carnaval do Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo (CSPMC) a brincar falou de coisas sérias e lembrou a importância para a preservação do meio ambiente.
O momento festivo mostrou a criatividade das diversas valências do CSPMC - utentes do Centro de Dia, creche, AAAF (Atividades de Animação e Apoio à Família) e ATL -, mas também recebeu de braços abertos todos aqueles que se mascararam e deram um cunho ainda mais tradicional ao cortejo carnavalesco.
Susana Lavrador, assistente social do CSPMC, à conversa com a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, e com presidente da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, Paulo Rama, aproveitou a ocasião para deixar um agradecimento “as todos os que tornaram possível a iniciativa e a todos que ajudaram a fazer a festa”.
Célia Craveiro e Paulo Rama, saudaram o trabalho de excelência que o CSPMC tem desenvolvido junto da comunidade e congratularam-se pela realização da divertida manifestação cultural.
À semelhança dos anos anteriores, o desfile de Carnaval ficou concluído com um animado lanche de confraternização.
Publicado em Notícias

No dia 22 de fevereiro, a emoção desportiva voltou a tomar conta do Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho. A 2ª jornada da iniciativa promovida pelo Município de Montemor-o-Velho voltou a proporcionar um serão de emoções fortes, sempre servido com um grande espírito de convívio e de desportivismo ao mais alto nível.
No grupo A, o resultado do jogo entre a JF (Junta de Freguesia) da Carapinheira e a JF Meãs do Campo foi de 2-5. No segundo jogo do grupo, o resultado entre as Juntas de Freguesia de Liceia e de Tentúgal ficou fechado em 3-4.
No grupo B, 4-7 foi o desfecho do encontro entre a JF de Arazede e a JF de Ereira. 2-6 foi o resultado do encontro entre a União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões e a JF de Pereira.
Contas feitas, na classificação provisória do grupo A, a JF de Meãs do Campo vai à frente, com 6 pontos, seguindo-se as Juntas de Freguesia da Carapinheira e de Tentúgal, com 3 pontos, e a JF de Liceia com 0 pontos.
No grupo B, a JF de Pereira vai na dianteira com 6 pontos, a União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões e a JF de da Ereira têm 3 pontos e JF Arazede tem 0 pontos.
A 3ª jornada do VI Torneio de Futsal Interfreguesias realiza-se no próximo sábado, dia 29 de fevereiro, a partir das 19h.
Recorda-se que a iniciativa com a participação das equipas das Juntas de Freguesia da Carapinheira, de Tentúgal, de Meãs do Campo, de Liceia, de Arazede, de Pereira, da Ereira e da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões.

Calendário – Grupo A
Jornada 3 – 29 de fevereiro
JF Carapinheira - JF Liceia – 19h
JF Tentúgal - JF Meãs do Campo – 21h

Calendário - Grupo B
Jornada 3 – 29 de fevereiro
JF Arazede - UF Montemor-o-Velho e Gatões – 20h
JF Pereira - JF Ereira – 22h

Finais - 14 de março – 15h

Publicado em Notícias

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho (AHBVMV) continua com motivos para sorrir e, no dia 23 de fevereiro, a comemoração solene do 88º aniversário da corporação montemorense fez-se com esperança, mas também com muitos alertas referentes às alterações climáticas.
A inauguração das obras de ampliação e remodelação do Quartel da AHBVMV pela secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, foi um dos momentos altos da celebração que reuniu muito público, entidades, familiares e amigos dos bombeiros montemorenses.
No decorrer da sessão solene, Patrícia Gaspar, com uma palavra de reconhecimento especial aos bombeiros e às bombeiras, reiterou que “as mudanças climáticas não são um mito”, pelo que “todos seremos poucos para enfrentar os desafios” que se colocam à escala global.
A Secretária de Estado da Administração Interna, ao aludir ao trabalho que se encontra a desenvolver nas diversas áreas que abrangem a proteção e socorro – e na resposta a algumas questões apresentadas pelo Presidente Liga dos Bombeiros Portugueses –, reiterou um “firme compromisso pessoal” para responder ao desafios e às prioridades, sendo disso exemplos a implementação do novo regime territorial de proteção civil ou a revisão do financiamento dos bombeiros.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, iniciou a sua intervenção na sessão solene comemorativa com palavras de agradecimento “à pronta intervenção e apoio” da Secretária de Estado da Administração Interna durante a recente visita ao concelho, por ocasião das últimas cheias, e um agradecimento público ao Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, por todos os pedidos que foram efetuados terem sido satisfeitos.
Ao sublinhar que “os bombeiros voluntários fazem parte da nossa história”, o edil montemorense reforçou que “o voluntariado é algo que deve ser continuado e apoiado” e, para o efeito, referiu: “Numa abordagem inicial, seria importante rever o estatuto dos bombeiros voluntários”.
Com palavras de elogio à corporação montemorense, Emílio Torrão reforçou: “Temos uma corporação ímpar na região e estou muito orgulhoso do vosso trabalho”.
No que diz respeito às alterações climáticas, ao trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal e ao trabalho de parceria com os bombeiros, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho referiu: “Nós consideramos os bombeiros os nossos parceiros privilegiados no combate às catástrofes e, por isso, na resposta ao que nos solicitaram, foi implementada [no quartel] a mesma tecnologia que temos no Serviço de Municipal de Proteção Civil, de modo a favorecer a partilha de informação”.
“Os bombeiros vão ser cada vez mais importantes no futuro” e, no âmbito do combate aos fenómenos provocados pelas alterações climáticas, “precisamos cada vez mais da ciência e da tecnologia” ao serviço dos bombeiros.
O presidente da direção da AHBVMV, Nuno Rasteiro, e o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, Joaquim Carraco, no decorrer da sessão contou também com as intervenções do Presidente Liga dos Bombeiros Portugueses e do presidente da Assembleia Geral da AHBVMV, congratularam-se com a realização das obras, lembraram os feitos alcançados nos últimos anos que permitiram restaurar a identidade da corporação e a confiança da população, assim como ter um quartel moderno e adaptado às exigências atuais.
A formatura e hastear da bandeira, a receção às entidades, a revista à formatura e guarda de honra, as promoções e condecorações a bombeiros (medalhas de altruísmo e assiduidade), o desfile apeado e motorizado, a visita às obras de remodelação e ampliação, a oferta de um equipamento de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) à corporação por Paulo Queda e a entrega de medalhas de dedicação e altruísmo - 30 anos da Liga dos Bombeiros Portugueses foram alguns dos momentos que marcaram também a comemoração do 88º aniversário da AHBVMV.
Com o objetivo principal de promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos, recorda-se que as obras de ampliação e remodelação contemplaram a sala de gestão operacional, a camarata masculina nº 1 - piquete de fogo, a criação de zona de apoio logístico e ampliação do parque de veículos, a substituição da cobertura, a sala do bombeiro, refeição e copa, a camarata feminina e a camarata de incêndio nº 2, e as instalações sanitárias de apoio à zona operacional do piso 1.
O programa comemorativo do 88º aniversário da AHBVMV decorreu entre 8 e 23 de fevereiro.

Publicado em Notícias

 

9h | Formatura e hastear da bandeira

9h30 | Receção às Entidades Oficiais

10h | Condecorações de Bombeiros Inauguração e Bênção de viaturas

Desfile apeado e motorizado

11h | Sessão Solene

13h | Almoço

Publicado em Agenda Cultural

Saber...