Itens filtrados por data: domingo, 08 março 2020
O Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio abriu portas na sexta-feira, dia 6 de março. Durante todo o fim de semana recebeu muito público, mostrando que a inovação e a tradição são a receita de sucesso do certame gastronómico que decorre até 16 de março, em Montemor-o-Velho. No domingo, dia 8 de março, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, referiu: “Para grande surpresa minha, a afluência é enorme e com um elevado espírito cívico dos visitantes, em função da situação que vivemos no país e no mundo”.
“As pessoas têm respeitado o meu apelo [para a adoção das medidas preventivas]. Há um espírito de confiança no festival o que faz com que ontem tivéssemos batido todos os recordes de afluência verificados nas várias edições anteriores do Festival do Arroz e da Lampreia”, reforçou.
Ao lembrar as “ações que foram inovação e que são um sucesso evidente”, nomeadamente o MiniChef e o Arroz Doce Non Stop, o edil montemorense reiterou: ““Este é um festival de promoção dos produtos endógenos e, no primeiro fim de semana, atingimos os objetivos a que nos propusemos”.
Na área da cozinha ao vivo, o destaque foi para o showcooking protagonizado pelo chef Luís Lavrador, no âmbito da Região de Coimbra - Região Europeia de Gastronomia 2021 – “A Million Food Stories”.
A partir do arroz doce, foram preparadas duas deliciosas propostas: Arroz doce com chocolate quente, canela, morango e aromatizado com hortelã; e crepe de arroz doce com compota de framboesa.
“A nossa missão é divulgar o que é tradicional e os produtos endógenos. Temos um forte património gastronómico, sendo possível partir das receitas originais e atualizá-las sem perder a sua autenticidade”, referiu Luís Lavrador, embaixador da Região de Coimbra - Região Europeia de Gastronomia 2021 – “A Million Food Stories”.
Durante a tarde, a programação cultural ficou a cargo das Dancequi – Grupo de Dança da Associação Cultural Desportiva Recreativa e Social (ACDRS) de Quinhendros, dos Puxófole, da Afriklave Escola de Dança, tendo encerrado com a renovada atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Meãs do Campo.
O Festival do Arroz e da Lampreia está aberto durante a semana e, amanhã, dia 9 de março, segunda-feira, o serviço de almoço e jantar é assegurado pela Tasquinha da Carne Marinhoa.
A animação fica a cargo do Rancho Folclórico Flores da Casa do Povo de Tentúgal, a partir das 20h.
O Festival do Arroz e da Lampreia – Sabores do Campo e do Rio é uma organização do Município de Montemor-o-Velho, com a parceria estratégica da Turismo Centro de Portugal, integra também a Região de Coimbra - Região Europeia de Gastronomia 2021 – “A Million Food Stories”, e vai continuar a promover a qualidade e da autenticidade dos produtos do concelho e região, criando momentos inesquecíveis, no Largo da Feira, entre 6 e 15 de março.
 
Informações complementares:
Mesmo durante a semana, o Festival do Arroz e da Lampreia serve almoços
e jantares. Saiba qual a tasquinha que assegura cada dia. Às sextas,
sábados e domingos todas as tasquinhas estão abertas.
9 março | Tasquinha da Carne Marinhoa
10 março | Casa do Povo de Arazede
11 março | Associação Filarmónica União Verridense
12 março | Grupo Folclórico da Ereira
 
Horário tenda Festival:
6ª (dia 13) e sábados | 12h/02h
Domingo | 12h/00h
2ª a 5ª | 12h/ 00h
 
Publicado em Notícias

Na Abrunheira, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado com muita música, folclore, juventude e poesia. No dia 8 de março, a cultura ganhou mais dimensão com o concerto da FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira.
Ao agradecer “a colaboração de todos”, Bruno Rodrigues, presidente da FIRA, sublinhou: “Este é um dia de festa e que marca também o início da atividade musical da FIRA neste ano, com este concerto extraordinário”.
Ao pedir uma salva de palmas para os jovens da escola de música que se apresentaram, pela primeira vez, em palco, a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, aproveitou para deixar palavras de elogio à instituição abrunheirense e ao maestro Luís Mota pelo trabalho desenvolvido e que permite “assegurar a continuidade da FIRA”.
Na ocasião, Diana Andrade fez referência a alguns dados que continuam a perpetuar a desigualdade entre homens e mulheres, mas também destacou muitas das conquistas já alcançadas.
“Por isso é que este evento em que celebramos o Dia Internacional da Mulher é tão importante e está a ser celebrado com homens e com mulheres. Peço-vos, a vocês mulheres, que se afirmem todos os dias. Peço-vos, a vocês homens, que se afirmem pelas vossas mulheres, pelas vossas mães e pelas vossas filhas. Porque, com toda a certeza, um futuro mais igual será, garantidamente, um futuro melhor para todos”.
Ao longo da tarde, a música tomou conta da sala de espetáculos da FIRA, mas também houve espaço para muitas surpresas e emoção, destacando-se a oferta de uma flor às mulheres presentes, a declamação do poema “A mulher mais bonita do mundo”, de José Luís Peixoto, uma breve homenagem póstuma a José Pais, elemento da FIRA, e a atuação surpresa do Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira.
No dia 28 de março, a FIRA volta a ficar me festa com a realização da IV Noite de Fados.

Publicado em Notícias

Mais de 150 convivas juntaram-se no CACTO – Centro de Assistência e Cultura do Tojeiro para participar no Festival de Sopas – Jardim de Infância (JI) do Tojeiro, no dia 8 de março.
A sopa gandaresa, de grão, de peixe, da pedra, canja e caldo verde foram as propostas da organização e que fizeram as delícias dos participantes de todas as idades.
Mónica Paixão, presidente da comissão de pais das crianças do JI do Tojeiro, agradeceu “as ajudas de todos na preparação da iniciativa que pretende adquirir um equipamento lúdico a instalar num espaço que, no ano passado, foi arranjado e melhorado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho”.
“Gostávamos de colocar naquele espaço uma piscina de bolas”, revelou.
A vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, esteve presente na iniciativa, testemunhou “a grande adesão da comunidade” e, no decorrer da conversa com a representante da comissão, deixou palavras de elogio e referiu: “Estes momentos comprovam que a comunidade está unida e é dinâmica, sendo mais um incentivo para que a nossa atuação em prol do ambiente educativo das crianças do concelho continue a ser feito de um modo sério e responsável”.

Publicado em Notícias

No dia 8 de março, a comissão de festas em Honra de S. Tomé 2020 levou a efeito a Caminhada do Kiwi, reunindo mais de 100 participantes.
Ana Buco, da comissão de festas em Honra de S. Tomé 2020, constituída também por Ivo Silva, Nelson Marques e José Elias, referiu: “Ficamos muito felizes esta adesão. Apesar de ser importante termos o apoio de todos para angariarmos verbas para a festa, é ainda mais importante fomentarmos o convívio e trazermos animação à sede da associação Alegria do Zambujeiro”.
A vereadora Diana Andrade, antes do almoço de confraternização, aproveitou o momento para estar à conversa com a comissão de festas. “É muito gratificante constatar a enorme adesão que as vossas iniciativas conseguem ter e, sobretudo, é de destacar também a capacidade que têm em atrair a juventude a participar e a criar laços com a comunidade”.
Depois dos participantes terem percorrido 10 km de trilhos pelo Zambujeiro, a Caminhada do Kiwi contou com muita festa e confraternização.
A animação está de regresso a 26 de abril com o passeio TT Tasca.

Fotografias da caminhada gentilmente cedidas pela comissão de festas em Honra de S. Tomé 2020.

Publicado em Notícias

Animação, Etnografia & Música ao vivo

8 março | domingo
14h00 Showcooking pelo Chef Luís Lavrador | Embaixador da Região de Coimbra: Região Europeia de Gastronomia 2021
15h00 Dancequi Grupo de Dança da ACRSQ
16h00 Grupo de Cantares Arroz aos Molhos
17h00 Puxófole
18h00 Afriklave Escola de Dança
19h00 Grupo Folclórico e Etnográfico de Meãs do Campo

9 março | segunda-feira
20h00 Rancho Folclórico Flores da Casa do Povo de Tentúgal

10 março | terça-feira
20h00 Coro Polifónico da Associação Filarmónica União Verridense
21h00 Grupo de Concertinas dos Netos Ferreira-a-Nova

11 março | quarta-feira
20h00 Grupos Mind Dance e Md Kids

12 março | quinta-feira
20h00 ADN de Palco | Centro Beira Mondego Santo Varão

13 março | sexta-feira
20h30 Grupo de Ginástica Artística do Atlético Clube Montemorense
22h00 Fado com a Guitarra de Sílvio Girão
00h00 DJ Diogo Estobia

14 março | sábado
12h-00h ARROZ DOCE NON STOP | Maratona de Confeição de Arroz Doce
12h00 Espetáculo pelo Grupo de Artes e Espetáculo da Unidade Funcional de MMV da APPACDM de Coimbra
14h00 Desfile Chapéu Carolino| Seniores em Movimento
17h00 Grupo de Música e Cantares Alegria do Zambujeiro
18h00 Grupo de Dança Fénix Groove de Arazede
19h00 Rancho Folclórico de Escalos de Cima Castelo Branco
19h30 Cancioneiro da Liga dos Amigos dos Campos do Mondego
20h30 Rancho Folclórico da Carapinheira
22h30 Tributo aos Xutos & Pontapés

15 março | domingo
14h00 Orquestra Ligeira da Carapinheira
15h00 Smile & Dance Grupo de Dança
16h00 Orquestra da Escola de Música da Academia Musical Arazedense
17h00 Grupo Folclórico da Vila de Pereira
17h00 Jogos Tradicionais
18h00 Rancho Folclórico Cantarinhas da FIRA
19h00 Raposas Dançantes - Grupo de dança da ACR Casal do Raposo
20h00 Rancho Folclórico Camélias da Gândara

Horário tenda Festival:
6ª (dia 6) | 19h/02h
6ª (dia 13) e sábados | 12h/02h
Domingos | 12h/00h
2ª a 5ª | 12h/ 00h

Saiba mais em Programação | Festival do Arroz e da Lampreia 2020

 

Publicado em Agenda Cultural
 
 
O MDM - Movimento Democrático de Mulheres vai comemorar o Dia Internacional da Mulher de 2020 com iniciativas em todo o país, reafirmando o significado histórico deste dia para a luta das mulheres.
 
As Comemorações do Dia Internacional da Mulher de 2020 terão, uma vez mais, como ponto alto, a realização de uma Manifestação Nacional de Mulheres, que terá lugar em Lisboa, no dia 08 de março (domingo) de 2020.
 
Participe!
 
Saiba mais em:
https://www.mdm.org.pt
https://www.facebook.com/mdm.movimentodemocraticodemulheres/
Publicado em Agenda Cultural
domingo, 08 março 2020 15:11

Festival de Sopas - JI do Tojeiro

12h30 | CACTO | Tojeiro
 
Publicado em Agenda Cultural
domingo, 08 março 2020 15:08

Caminhada do Kiwi | Zambujeiro

9h30 | Comissão de Festas em honra de S. Tomé 2020
 
Publicado em Agenda Cultural
domingo, 08 março 2020 15:07

Concerto FIRA | Dia Internacional da Mulher

17h | concerto Dia Internacional da Mulher, pela FIRA - Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira | auditório da FIRA | Abrunheira

Entrada Livre

Publicado em Agenda Cultural

(pela primeira vez com a vertente de interpretação em Língua Gestual Portuguesa)

 

Centro Beira Mondego

8/domingo | 17h

Reservas e informações Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 910 031 365 / 967 236 518

Publicado em Agenda Cultural
Pág. 1 de 2

Saber...