Cumprindo a tradição, o Grupo de Teatro O Celeiro, da Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Pereira (ADCRP), voltou a surpreender no dia de Natal com a Gala do Chupa Chupa.
Com casa cheia, o “Celeiro Tuga”, uma Gala inteiramente dedicada a Portugal, juntou 56 artistas em palco, com idades entre os 4 e os 60 anos, da Escola de Teatro e do Grupo Jovem, que com muita música, momentos de humor e dança evocaram as tradições portuguesas, dando também destaque ao fado e o folclore.
Depois da sessão dedicada aos familiares e amigos dos talentosos/as artistas, o “Celeiro Tuga” promete continuar a surpreender o público nos dias 6 e 7 janeiro, com as sessões da Escola de Teatro, às 15h30, e do Grupo Jovem, às 18h, no Celeiro dos Duques de Aveiro, em Pereira.
Os bilhetes vão ser vendidos no dia 3 de janeiro, a partir das 20h30, n’O Celeiro ou pelo telefone 917 528 601.
Fotografias gentilmente cedidas pelo Grupo de Teatro O Celeiro
A pausa letiva do Natal foi ainda mais divertida para as três dezenas de crianças e jovens que participaram no Workshop de Programação e Robótica, que decorreu na Sala de Aula do Futuro, em Montemor-o-Velho, nos dias 18, 19 e 20 de dezembro.
Nas sessões gratuitas promovidas pelo Município de Montemor-o-Velho, os/as participantes, com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, foram desafiados a desenvolver as suas capacidades nas áreas da programação e da robótica.
De forma lúdica, os participantes desenvolveram o pensamento computacional, programando sequências de movimentos em divertidos jogos e construindo robôs que, com recurso aos sensores de movimento, seguiu um percurso, evitando os obstáculos.
Recorda-se que o Workshop de Programação e Robótica vem no seguimento das sessões realizadas, ao longo do ano letivo, na Sala de Aula do Futuro junto dos/das 386 alunos/as do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das AEC´s (Atividade de Enriquecimento Curricular), que têm despertado muita curiosidade e atenção.
No dia 27 de dezembro, a Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho aprovou o Orçamento para 2024 e as Grandes Opções do Plano para 2024-2028, com um valor fixado em 34,041 milhões de euros. O documento proposto pelo Executivo Municipal foi aprovado por maioria, com 8 votos contra.
Para além de “todos os investimentos estruturantes planeados e que visam a melhoria contínua da qualidade de vida de todos os Munícipes”, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, garante que “a estratégia orçamental continuará a pautar-se pelo equilíbrio entre a sustentabilidade das contas públicas e o aligeirar da carga fiscal para empresas e pessoas”. Para o efeito, ao nível da fiscalidade municipal, está aprovada a manutenção das taxas de IMI nos 0,34%, com o IMI familiar, da Derrama em 1,4% e do IRS em 4,5%, devolvendo aos residentes fiscais do concelho 0,5%.
No capítulo das obras, é clara a intenção de aceder às diferentes janelas de financiamento, por via de projetos consistentes, necessários e oportunos. Nesse sentido, o orçamento para 2024 prevê a requalificação da Escola EB 2,3 Dr. José dos Santos Bessa, na Carapinheira, uma obra que deverá rondar os 2,9 milhões de euros e que contará com financiamento comunitário através do Portugal 2030, a requalificação do Parque Logístico e Industrial de Arazede (investimento superior a 8 milhões de euros), assim como intervenções de conservação e restauro de edifícios afetos à saúde (dotação de cerca de 1,44 milhões de euros com financiamento do PRR).
Dotada em orçamento está também a reabilitação do Edifício Letra e a 2ª Fase do Parque Urbano Ribeirinho, orçadas em cerca de 1 milhão e meio de euros, assim como a requalificação do Edifício dos Paços do Concelho com vista a conferir melhores condições tecnológicas, de mobilidade ou eficiência energética a uma casa com 130 anos de história.
O Orçamento e as Grandes Opções do Plano dão ainda destaque a áreas como a sustentabilidade, regeneração urbana, proteção civil, mobilidade e transportes, desporto, ação social e cultura, enquanto pilares de uma estratégia de estabilidade orçamental, desenvolvimento progressivo e equidade social e intergeracional.
Em discussão estiveram ainda, entre outros pontos, o Mapa de Pessoal do Município de Montemor-o-Velho para o ano de 2024, o Plano de Ação para a Estratégia de Resíduos Urbanos (PAPERSU) do Município de Montemor-o-Velho e o Contrato de Delegação de Competências da Câmara Municipal no Diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho para 2024.