Itens filtrados por data: quinta, 07 dezembro 2023

O Município de Montemor-o-Velho voltou a ser distinguido com a bandeira verde “Autarquia Familiarmente Responsável”, numa cerimónia que decorreu ontem, dia 6 de dezembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

Recebido pelo segundo ano consecutivo, este título, atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, premeia as Autarquias que se destacam pela adoção de políticas eficazes ao nível do apoio e ajuda às famílias, em vários domínios da intervenção municipal.

A atribuição de incentivos à natalidade, o apoio a famílias em situação de vulnerabilidade económica, a disponibilização de transporte escolar gratuito, a atribuição de bolsas de estudo em função do mérito, a promoção do envelhecimento ativo ou a implementação do Programa 1ºdireito ao abrigo da Estratégia Local de Habitação, a fixação de uma taxa de IMI familiar, são apenas alguns dos exemplos de políticas municipais familiarmente responsáveis, implementadas pelo Município de Montemor-o-Velho, que justificaram esta distinção.

Recorde-se que o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis avalia a forma como cada um dos municípios trata um total de 12 áreas como o apoio à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, a educação, a habitação, os transportes, a saúde ou a cultura e o desporto.

Publicado em Notícias

O mais recente projeto de biorresíduos promovido pelo Município de Montemor-o-Velho, “Da Terra à Terra – Fazer Composto é de Bom Gosto”, arrancou para o terreno em novembro e já conta com 1.146 famílias e cerca de 40 estabelecimentos do setor não-doméstico inscritos. A elevada taxa de adesão a este projeto de recolha seletiva reflete o compromisso dos Munícipes para com o ambiente e o território, sendo um exemplo de responsabilidade ambiental e social.

A iniciativa de valorização ambiental teve início a 2 de novembro nas Freguesias de Ereira, Santo Varão e na União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca (UFAVVNB) e prossegue por todas as freguesias do Concelho, estando a ser feita uma forte campanha porta-a-porta.

Para além de sensibilizar a população para um futuro mais verde, promovendo a mudança de comportamentos no que diz respeito ao tratamento de biorresíduos, os técnicos de sensibilização devidamente identificados encontram-se a incentivar à adesão ao projeto “Da Terra à Terra” e a demonstrar que “Fazer Composto é de Bom Gosto”.

Reforçando o compromisso para com o Ambiente e para a construção de um território mais sustentável, o projeto promovido pelo Município de Montemor-o-Velho contempla a recolha de Resíduos Verdes. Para o efeito será disponibilizado um saco reutilizável para a separação e colocação dos resíduos que, em dias e horas previamente definidas, vão ser recolhidos pelo Município de Montemor-o-Velho.

A campanha de sensibilização ambiental porta-a-porta continua a decorrer por todo o concelho. As famílias que não tenham sido contactadas para receber um balde de 10 litros podem realizar o agendamento através do contacto telefónico 939 016 097.

“Da Terra à Terra – Fazer Composto é de Bom Gosto” é um projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020 e pelo Fundo de Coesão da União Europeia.

Publicado em Notícias

No dia 7 de dezembro, o projeto “A comer é que a gente se entende!” esteve em Montemor-o-Velho, no Castelo Mágico, a promover a dieta mediterrânica, a alimentação sustentável e o combate ao desperdício alimentar junto das crianças.

A vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, destacou que “é importante promover, desde as idades mais jovens, hábitos e práticas alimentares saudáveis”, e reiterou: “Esta é uma mensagem que vem também ao encontro dos desígnios e dos esforços que o Município tem vindo a fazer junto da comunidade escolar”.

De forma lúdica, a iniciativa liderada pela CoimbraMaisFuturo, em articulação com as associações ADELO, ADIBER, ADICES, DUECEIRA, Pinhais do Zêzere, Terras de Sicó e com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), deu início às ações desenvolvidas na época natalícia procurando alertar e despertar nos mais pequenos a atenção para as questões relacionadas com a alimentação.

“A comer é que a gente se entende!” regressa ao Castelo Mágico nos dias 14 e 15 de dezembro.

Recorda-se que o projeto é apoiado através da Rede Rural Nacional, financiado pelo Programa Nacional de Desenvolvimento Rural PEPAC no Continente, do Portugal 2020, através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).

 

Publicado em Notícias
quinta, 07 dezembro 2023 15:22

Castelo Mágico 2023

 

Saiba mais em www.castelomagico.pt

 

Publicado em Agenda Cultural
quinta, 07 dezembro 2023 10:00

Comunicado Castelo Mágico

Publicado em Notícias

Saber...