A origem de Montemor-o-Velho, a doçaria, o desporto, a arquitetura, as artes, a obra do Padre Estêvão Cabral (que iniciou a mudança do curso do rio Mondego), o foral manuelino, as aventuras de Fernão Mendes Pinto e a cultura do arroz Carolino do Baixo Mondego são alguns dos temas retratados na exposição “História de Montemor-o-Velho em Banda Desenhada”, patente no Fórum Cultural de Montemor-o-Velho.
Com ilustrações de Jorge Antunes, os 21 episódios que compõem a mostra foram concebidos para tornar a história do concelho mais acessível e apelativa a públicos de todas as idades, promovendo uma abordagem lúdica e educativa ao património e à identidade montemorense.
A exposição, apresentada em português e inglês, pode ser visitada pelo público em geral nos dias em que decorra programação no Fórum Cultural ou mediante marcação prévia para grupos de 15 ou mais pessoas, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Os pedidos de agendamento devem ser enviados para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
O serviço educativo disponibiliza ainda um guião de atividades para apoio à dinamização das visitas escolares e de grupos.
O Município de Montemor-o-Velho promoveu, esta segunda-feira, dia 6 de outubro, uma ação de sensibilização sobre a importância de proteger e respeitar os animais, junto das crianças do ensino pré-escolar do Centro Educativo de Montemor-o-Velho.
A iniciativa, que contou com a presença do “Sal”, um cãozinho com cerca de dois meses disponível para adoção responsável no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Montemor-o-Velho (CROACMV), assinalou o Dia Mundial do Animal.
Entre risos, mimos e muitas perguntas curiosas, as crianças acolheram com entusiasmo o pequeno visitante de quatro patas, num momento que promoveu a empatia, o bem-estar animal e o respeito pela natureza.
A ação serviu também para valorizar a importância dos animais na vida das pessoas e consciencializar para a adoção responsável, reforçando o papel educativo do Município na formação de atitudes cívicas e sustentáveis desde a infância.
No CROACMV, o Sal e outros canídeos encontram-se disponíveis para adoção responsável, contribuindo para a promoção do bem-estar animal e para a redução do abandono.
No âmbito do Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação
8 de outubro de 2025, quarta-feira, 9h30, Centro Náutico de Montemor-o-Velho
Inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.