Itens filtrados por data: segunda, 30 março 2026

A celebração do Senhor dos Passos voltou a afirmar-se como um dos momentos mais relevantes das vivências religiosas em Montemor-o-Velho, no passado fim-de-semana, 28 e 29 de março.

A tradicional procissão diurna do Senhor dos Passos contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, e do presidente da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, Bruno Rodrigues, percorrendo as ruas da vila, reunindo numerosos fiéis, população e entidades civis e religiosas, numa expressão de fé profundamente enraizada na comunidade.

A procissão, com início na igreja de Santa Maria de Alcáçova, no Castelo, manteve um percurso simbólico que integra alguns dos momentos mais marcantes desta celebração.

As celebrações religiosas, organizadas pela Paróquia de Santa Maria de Alcáçova e São Martinho e pela Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho, prosseguem até ao dia 3 de abril, culminando com a Procissão do Enterro do Senhor.

Mais do que uma manifestação religiosa, o Senhor dos Passos continua a representar um importante momento de encontro, identidade e tradição para a comunidade montemorense.

Fotografias gentilmente cedidas por Amor de Foto - Estúdio e Loja Tradicional de Fotografia.

Publicado em Notícias

A Academia Musical Arazedense (AMA) assinalou, no passado dia 29 de março, o seu 132º aniversário com a realização da tradicional sessão solene, seguida de um concerto comemorativo. A iniciativa reuniu associados, familiares e amigos numa celebração marcada pela música e pelo reconhecimento.

Na ocasião, a vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Ana Maria Ribeiro, acompanhada pela representante da Junta de Freguesia de Arazede, Daniela Monteiro, destacou a instituição como um espaço de encontro e partilha, enaltecendo o seu papel na promoção de valores de convivência e no fortalecimento do espírito comunitário.

Num ambiente de celebração, a cerimónia incluiu a entrega de distinções e diversos momentos de reconhecimento a músicos da banda, destacando-se a atribuição do título de sócio benemérito a Daniel Monteiro, pela sua dedicação à instituição, onde foi, entre outras funções, executante ao longo de mais de seis décadas.

As comemorações incluíram ainda o almoço do sócio, realizado no dia 22, e o hastear da bandeira, no dia 25, data do aniversário. O programa festivo deste domingo teve início com a arruada e a participação na missa em honra dos antigos sócios e executantes da AMA, reunindo, ao longo do dia, associados, familiares e amigos e assinalando mais um marco na vida desta emblemática associação do concelho.

Com mais de um século de história, a AMA continua a afirmar-se como um pilar da vida cultural do concelho, mantendo viva a tradição filarmónica e projetando o seu legado para as gerações futuras.

Publicado em Notícias

As Férias Desportivas da Páscoa 2026 já estão a decorrer em Montemor-o-Velho, reunindo 40 crianças e jovens, entre os 7 e os 14 anos, numa semana dedicada à atividade física, à aprendizagem e ao convívio, que se prolonga até ao dia 2 de abril.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância destas iniciativas na promoção de estilos de vida saudáveis, no desenvolvimento de competências pessoais e no reforço do espírito de grupo entre os mais jovens.

A iniciativa apresenta um programa diversificado que combina diferentes modalidades desportivas com atividades educativas e lúdicas, proporcionando aos participantes experiências enriquecedoras num ambiente seguro e motivador.

Durante a semana, os jovens têm a oportunidade de experimentar atletismo, karaté, natação, futebol e ioga, complementando a vertente desportiva com atividades na Sala de Aula do Futuro, sessões de cinema e visitas a espaços de referência como o Museu do Caramulo, o Caramulo Experience Center e a Mata do Bussaco.

Com esta iniciativa, o Município de Montemor-o-Velho reforça o seu compromisso com a juventude, criando oportunidades de ocupação saudável dos tempos livres e promovendo experiências que aliam desporto, conhecimento e convivência.

As Férias Desportivas Páscoa 2026 são promovidas pelo Município de Montemor-o-Velho, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho. Numa parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Velho, a iniciativa assegurou ainda a participação gratuita de crianças, que, de acordo com a sua situação e faixa etária, puderam usufruir de um ambiente saudável, seguro e enriquecedor.

Publicado em Notícias
Exposição Encantamentos pelas Cores das Palavras | Biblioteca Municipal Afonso Duarte
 
Montemor-o-Velho
 
? Até 31 de março
? De segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00
 
Entrada livre
Publicado em Agenda Cultural

O Mercado Municipal de Montemor-o-Velho, no dia 28 de março, encheu-se de animação, com a realização do Mercadinho da Páscoa. A iniciativa, dinamizada pelos comerciantes locais, foi pensada para proporcionar momentos especiais às famílias, reunindo diversas atividades, animação infantil e convívio para todas as idades num ambiente festivo e acolhedor.

Entre artesanato, doçarias e propostas lúdicas, o evento contribuiu para a dinamização do comércio local, valorizando os produtores e comerciantes do concelho. O evento contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Ana Maria Ribeiro, acompanhada pelo presidente da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, Bruno Rodrigues, que destacou a vitalidade da iniciativa, referindo o espírito de comunidade presente, numa celebração festiva da Páscoa, que reforça a proximidade entre comerciantes e comunidade local.

A realização do Mercadinho da Páscoa contou com o apoio logístico do Município de Montemor-o-Velho, reforçando o compromisso da autarquia com a dinamização do território e o incentivo à economia local.

Publicado em Notícias

O Café Conversa & Workshop de Nutrição, promovido pela Associação Cultural da Torre, trouxe uma nova dinâmica à Escola Primária, que acolheu uma iniciativa participada e com forte adesão da comunidade, no dia 28 de março.

Na ocasião, a vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Ana Maria Ribeiro, acompanhada pelo presidente da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, Bruno Rodrigues, sublinhou a relevância de ações que promovem a literacia em saúde e que reforçam a capacitação da população para escolhas mais informadas.

Combinando uma vertente formativa e prática, a sessão abordou a importância da alimentação na promoção da saúde e na prevenção do cancro, com demonstração de receitas orientadas para adaptar a alimentação do doente oncológico perante os vários sintomas apresentados no decorrer dos tratamentos médicos, culminando na preparação de propostas alimentares que traduziram o conhecimento em aplicação concreta no dia a dia, dinamizado pela nutricionista Vanessa Fernandes (CP: 3582N).

A ação teve ainda a colaboração da Comunidade Compassiva da Cruz Vermelha Portuguesa, contribuindo com o fornecimento dos ingredientes para a elaboração das receitas.

Esta iniciativa enquadra-se na estratégia da Associação Cultural da Torre de reativar a Escola Primária enquanto espaço de proximidade, aprendizagem e dinamização comunitária, devolvendo-lhe um papel ativo na vida local.

Publicado em Notícias

Saber...