FIRA celebra 136º aniversário com juventude e vitalidade

A atuação coral, da pequena Ana Duarte, com 4 anos, e dos seus cinco amigos cantores – Diogo Rodrigues, Gonçalo Reis, Guilherme Concho, Martim Maurício e Miguel Lobato –, acompanhada pelos elementos da Escola da Música da FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira, no dia 27 de maio, na sessão solene do 136º aniversário da FIRA são um bom augúrio para o futuro da instituição.
A par a apresentação da classe “Novíssimos Talentos”, a cerimónia contou também com as atuações dos jovens músicos das classes de trompetes, flautas, trombones e clarinetes da Escola de Música da FIRA, foram entregues diplomas, placas e estrelas aos músicos que estão há 5, 10 e 20 na FIRA, bem como foi feita também a entrega de diplomas, placas e lembranças aos monitores e alunos da Escola de Música da FIRA.
Na ocasião, Décio Matias, chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal, reforçou as palavras de Carlos Alves, presidente da UFAVVNB - União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, e reiterou: “A FIRA é um centro cultural de excelência e espelha a capacidade cultural de excelência da UFAVVNB ao nível do concelho, da região e até do país”.
Com palavras de estímulo e entusiasmo, Décio Matias, deixou o desafio para que a FIRA “continue a fazer um belo e grandioso trabalho” e reforçou: “Continuamos, com empenho, a melhorar a oferta municipal para o associativismo”.
Ao lembrar, com orgulho, todo o trabalho desenvolvido e ao deixar palavras de agradecimento a todos os envolvidos no sucesso da instituição abrunheirense e de todas as suas áreas de atuação, João Maurício, presidente da direção da FIRA, reforçou que “a FIRA é uma das maiores bandeiras da região” e reiterou a sua disponibilidade para continuar a colaborar com a instituição.
Quase no final do seu segundo mandato, o dirigente reforçou que “as pessoas não se devem eternizar nos cargos” e, por disso, deixou um apelo para que “os associados de possam mobilizar em torno da FIRA e encontrar um grupo que dê continuidade ao trabalho desenvolvido”.
Antes da sessão solene de aniversário, decorreu o tradicional almoço de convívio, ao qual não faltou “os parabéns a você” e o bolo de aniversário.
 As comemorações do 136º aniversário da FIRA decorrem entre 21 de maio e 26 de julho.
No próximo domingo, dia 4 de junho, a partir das 15h30, realiza-se o XX Festival Nacional de Bandas, com a participação da Sociedade Artística e Musical Carvalhense (Figueira da Foz), da Filarmónica Artística Piedense ( Cova da Piedade – Almada) e da FIRA.

Distinções:

5 anos – estrela prateada