Alunos da Carapinheira libertaram passarinhos

Na quinta-feira, dia 25 de maio, celebrou-se o Dia da Ascensão ou o Dia da Espiga. Na Carapinheira e pelo 16º ano consecutivo a LACAM – Liga dos Amigos dos Campos do Mondego voltou a dinamizar a libertação dos passarinhos em frente à Igreja Matriz.
A atividade, que teve a colaboração da Sociedade Columbófila da Carapinheira e padarias locais, contou com a presença da adjunta do Presidente da Câmara Municipal, Diana Andrade e do presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, foi dirigida aos meninos e meninas do pré-escolar, aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, à população em geral e aos utentes do Centro Social e Paroquial da Carapinheira e da Quinta Verde.
Antes das palavras de agradecimento e estímulo à LACAM, por parte do Presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Francisco Neves, da associação carapinheirense, lembrou: “Esta era uma tradição que estava muito enraizada e que se foi perdendo ao longo dos tempos. A LACAM, com o intuito de a reavivar e lembrar aos mais novos, começou a organizar a largada dos passarinhos e a distribuir o Pão da Ascensão”.
Mandam os costumes que se guarde o pão de um ano para o outro e que seja comido por todos os elementos da família.
A data, que assinala a subida de Jesus aos Céus, já foi considerada um dos dias mais santos do ano.
Pelos tempos foram passando de geração em geração os dizeres: “Chuva na Ascensão até as pedrinhas dão pão” ou “Se os passarinhos soubessem que era a Ascensão não comiam nem bebiam nem punham os pés no chão”.