Montemor-o-Velho com “encontro histórico de Empresári@s e Dirigentes do concelho”

No dia 14 de junho, o Município de Montemor-o-Velho e as Entidades Promotoras dos Projetos iMontemor 3G (Programa CLDS 3G – POISE Tipologia 3.10) e ReAtivar (CIG – POISE Tipologia 3.16), nomeadamente a AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, a Associação Fernão Mendes Pinto e a Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho, promoveram um Encontro de Empresári@s e Dirigentes do concelho de Montemor-o-Velho, na Quinta do Taipal, em Montemor-o-Velho.
A iniciativa, que reuniu mais de 200 empresários e entidades sem fins lucrativos do concelho, “superou as expetativas” e, ainda de acordo com Mónica Sousa, coordenadora técnica do iMontemor 3G, “procurou ir ao encontro das temáticas mais solicitadas pelas entidades e que se prendem, sobretudo, com a questão dos apoios (linhas de financiamento) e com a questão da inovação social”.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, deixou elogios à organização do iMontemor 3G, à sua equipa e à coordenadora Mónica Sousa, bem como à vereadora Alexandra Ferreira e à sua equipa, e sublinhou: “Este é um encontro histórico de Empresári@s e Dirigentes do concelho de Montemor-o-Velho. Desejo que dê frutos no futuro e que seja o começo de um forte espírito de grupo. Montemor tem futuro e podemos fazer coisas incríveis se estivermos todos juntos!”
Ao lembrar que “boas práticas fazem as boas empresas”, o autarca montemorense agradeceu a colaboração de todos e, ao aludir para a inexistência de uma associação comercial a funcionar no concelho e para a falta de momentos de encontro entre os empresários, frisou: “Numa sociedade moderna e num mundo global, é preciso ter estratégia e saber definir as prioridades que o território tem para desfrutarmos de sucesso nas nossas empresas do concelho”.
No decorrer do encontro, foi também abordada a temática “Boa Prática Concelhia – Assinatura de Acordos de Cooperação no Âmbito do Cartão Montemor Sénior do Concelho de Montemor-o-Velho”, na qual foram formalizados os acordos com cerca de 40 empresas, de um total de 120 que já aderiram.
Emílio Torrão mantém o desejo de conseguir duplicar o número de empresas aderentes e sublinhou: “Tem sido feito um trabalho ciclópico e muito intenso. Começámos do zero e, por isso, quero referir que estou absolutamente surpreendido com o trabalho feito pelos trabalhadores da Câmara Municipal, mas também com a adesão dos empresários ao nosso programa do Cartão Montemor Sénior. Demonstraram que são pessoas que estão disponíveis para ser solidárias e, sobretudo para colaborar numa iniciativa que me parece que é benéfica para ambas as partes”.
Recorda-se que o Cartão Montemor Sénior – que tem atualmente 310 inscritos -  dá acesso a programas ou atividades desenvolvidas pela Autarquia e permite aceder, com condições vantajosas, à aquisição em bens e serviços de vários agentes comerciais do concelho.
O Encontro de Empresári@s e Dirigentes do concelho de Montemor-o-Velho abordou também “O papel do atual Quadro Comunitário – Portugal 2020”, por Jorge Brandão, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, “Inovação Social no Portugal 2020”, por Filipe Almeida, do Portugal Inovação Social, e “Responsabilidade Social – Desafios e Potencialidades”, por Pedro Maranha, do Instituto de Contabilidade e Administração de Coimbra.
A iniciativa encerrou com um momento de debate moderado por Pedro Maranha.

Nome; Ramo de Atividade
Amadeu da Silva Gomes; Restaurante "Califa"
Ana Luísa da Silva Alves Carvalho; Compasso Lírico
Ana Maria Aleixo Coelho; Imprensa